Logo Mapa Na Mão
Ester
Ester

9 coisas que eu odeio em Santa Catarina (ALERTA: post com ironia)

publicado em: 03/11/2016 atualizado em: 14/12/2018

1. Esse negócio de a nossa capital ser em uma ilha

Puxa vida, uma ilha, que chato. Sem graça nenhuma.

2. Essa coisa de Santa Catarina ter as 4 estações do ano

Ok, nos últimos anos o inverno esteve um pouco zoado (mas esse ano ele apareceu! Até eu que não gosto de frio estava sentindo falta), mas ainda assim: temos um friozinho durante alguns meses para curtir a serra e apreciar fondue, chocolate quente, sopas e tudo que o frio reserva, e às vezes, até neve; temos um outono típico, com temperaturas oscilando durante o dia, e temos uma primavera colorida e um verão de dar inveja a qualquer um. Não dá nem de enjoar, que ódio!

neve-serra-do-rio-do-rastro

3. Essa mania de ficar preservando as origens

Em Santa Catarina tem praia de pescador, com os barquinhos parados na areia? Tem, de monte. Tem comunidades onde a língua alemã ainda é ouvida na rua? Tem, tem sim. Tem turismo rural, respeitando a origem do nosso estado e a origem dos nossos alimentos? Tem também. E as famosas rendeiras de Florianópolis produzindo e vendendo renda de bilro? Sim!

bombinhas-porto-belo-santa-catarina-praia-de-zimbros

4. Essa coisa de ter algumas das melhores festas e festivais do país

Oktoberfest em Blumenau, Carnaval de Laguna, Festival de Dança de Joinville… Credo!

5. Isso de ter quase todas as paisagens no mesmo estado

São centenas de praias, cânions, montanhas, rios, lagoas, cavernas, termas, cachoeiras… Cansa, viu.

bombinhas-santa-catarina

6. Esse negócio de ser um paraíso para os amantes de aventura

É um tal de fazer rafting, de rotas de cicloturismo, de fazer cavalgadas, de trekking, de paraíso do surf, de mergulho de cilindro, de saltar de parapente

7. Essa mania de juntar todos os povos em um só

Então quer dizer que dá para ir ao Norte do estado e ver muitos descendentes de alemães, e já aproveitar para provar as cucas deliciosas de lá? E que em Floripa e região é cheio de descendentes de açorianos que preservam a arquitetura, os costumes e o sotaque (bem divertido, por sinal)? E tem até uma cidade que concentra imigrantes da região do Tirol, na Áustria? E é só ir para o sul do estado para comer a melhor polenta que o mundo já viu, feita pelos descendentes de italianos? E por lá tem até uma cidade que se chama Nova Veneza e que tem até uma autêntica gôndola vinda de Veneza? E a serra, então, com o seu povo serrano? E que em Criciúma tem até uma festa para celebrar as sete etnias que formaram a cidade? Irritante, né?

treze-tilias-santa-catarina

casas-acorianas-porto-belo

8. Isso de estar perto de (quase) tudo

Faz fronteira com a Argentina e não está tão longe assim do Uruguai. É um pulinho até Curitiba e rapidinho até a fofíssima Gramado. Ai, ai…

9. Essa cisma com café colonial

Catarinense entende de encher a mesa de café como ninguém. Eu, hein! Eu nem queria mesmo…

fluss-haus

Deixando a brincadeira de lado, eu amo o nosso estado, assim como amo todos os outros estados desse nosso Brasilzão lindo. Sim, é óbvio que SC tem defeitos, mas hoje eu quis exaltar as suas qualidades. Peço desculpas por não ter mencionado tanto a parte oeste de SC, mas não o fiz apenas por não ter tido ainda a oportunidade de explorar esses cantos! Aos catarinenses, que sorte a nossa de ter o prazer de viver nessa terra linda! E, a todos, fica o meu convite (e o de todos os outros catarinenses, tenho certeza) para vir aqui conhecer e curtir a nossa terra. Ela vai adorar te receber!

Eu quero aproveitar para te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Curtiu os “defeitos” de Santa Catarina? Se resolver vir para cá ou fazer qualquer viagem sem gastar muito, nós podemos ajudar disponibilizando os links abaixo que vão ser úteis nesta tarefa.

Monte as tuas viagens aqui

Quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar a tua viagem! NÃO PAGAS NADA A MAIS POR ISSO e ajudas a manter nosso trabalho de pé! E reservando com nossos parceiros, consegues ótimos preços e qualidade:

É só clicar nos quadros logo mais abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Está sem tempo ou com preguiça? Nós procuramos para ti sem custo. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas dos quadros abaixo (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.