ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Alexandria, Virgínia: um encanto nos Estados Unidos

publicado em: 22/03/2018 atualizado em: 22/03/2018

Fomos para Washington DC em fevereiro e aproveitamos para incluir no nosso roteiro um bate-e-volta até Alexandria, na Virgínia, para conhecer a Old Town Alexandria. E o lugar ganhou meu coração. Tanto que merece um post só para ele para que tu também incluas esta graça de cidade histórica quando fores para lá. É um day-trip imperdível para quem está na região. Olha só!

E não deixe de ler também o que fazer em Washington DC e divirta-se!

Onde fica Alexandria:

Alexandria é uma cidade independente do estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Fica a aproximadamente 13 km de distância de Washington DC. O ponto de interesse que visitamos é o bairro antigo chamado Old Town Alexandria, que seria a parte velha da cidade. Olha no mapa onde fica Old Town Alexandria:

alexandria virginia

A parte rosa é Old Town Alexandria, a região antiga da cidade de Alexandria, Virgínia

Como chegar em Old Town Alexandria:

De metrô, de qualquer estação em Washington DC, pegue a linha amarela e embarque rumo à King Street Station (King St-Old Town), estação de metrô em Old Town Alexandria. Esta é a maneira mais econômica, pois o ticket custa por volta de 2 dólares o trajeto. Também há a possibilidade de fazer a viagem de barco, utilizando um water taxi. Por exemplo, saindo de Georgetown, um bairro de Washington DC, ida e volta até Alexandria sai por 18 dólares. Veja maiores informações neste site. Nós fomos de metrô, é bem rápido, fácil e tranquilo, mas a viagem de barco deve ser uma delícia né? Quem sabe na próxima…

Como se locomover:

Logo na saída da King St-Old Town, siga rumo à King St, a principal rua da cidade antiga, e procure a parada do Trolley. O Trolley é um ônibus simpático, com interior de madeira, que percorre toda a King St. E agora o melhor: gratuito! Gostou né? Ele aparece a cada 10 ou 15 minutos nas estações (olhe na foto abaixo a placa que há nas estações do Trolley). Entre e use à vontade, quantas vezes quiser. Pare no local de interesse e o resto, aproveite muito bem andando à pé. Ou se preferir, alugue uma bike em um dos pontos no mapa abaixo.

trolley ônibus gratuito em Alexandria Virgínia

Este é o trolley

parada do trolley alexandria

E esta é uma das paradas do trolley

mapa turístico de alexandria virgínia estados unidos

A King St é a rua em destaque, pontilhada. Ali aparecem os pontos de parada do Trolley, os pontos de aluguel de bike e as atrações. Pegue um no centro de informações turísticas.

O que fazer em Old Town Alexandria:

Primeiro, sugiro que pares na sétima parada do Trolley, que é a penúltima, e pegue um mapa no Centro de Informações Turísticas que fica na King Street, esquina com a Fairfax Street. Com o mapa nas mãos, verifique as atrações e comece a caminhar.

visitor center alexandria virginia

Esta é a casa onde fica o Centro de Informações Turísticas de Alexandria – Virgínia

Mas antes, saibas que Old Town Alexandria é a cidade natal de George Washington. Vários de seus prédios foram construídos nos séculos XVIII e XIX. Seu porto é ponto importante para a economia local, pois sempre foi movimentado, desde o período colonial. Olhe só as principais atrações e te apaixones também:

City Marina e Waterfront Park:

Vamos começar nosso passeio do começo? Ou melhor, do final da King Street para cima? Então vamos dar uma olhada na marina da cidade e também no Waterfront Park, ambos bem ali no Rio Potomac. O Waterfront Park é um pequeno parque gramado com bancos bem em frente ao rio. Sente em um deles e aprecie a vista sem medo de ser feliz.

Do Waterfront, caminhe alguns minutos até a marina e o restaurante de frutos do mar Chart House. É um caminho gostoso de se andar com a vista do Rio Potomac de cenário e testemunha.

waterfront park alexandria virgínia

marina do rio potomac em alexandria vírginia chart house

Aqui está a marina e ao fundo, o restaurante de frutos do mar Chart House.

Torpedo Factory Art Center:

Este foi um lugar que me surpreendeu. Olhando de fora e até mesmo na entrada, não se dá nada por ele. Mas aí a gente começa a perceber e ler sobre a sua história e ver no que ele se transformou e tem uma agradável surpresa. Ali era uma antiga fábrica de torpedos militares. Ao final da Primeira Guerra Mundial, o governo americano construiu uma fábrica de torpedos na Virgínia, em Alexandria.

Com um porto movimentado e lugar estratégico, a fábrica de torpedos, que fica bem ao lado do Rio Potomac, se despontou na Segunda Guerra Mundial e fornecia muito armamento naval sendo responsável pela destruição de muitas cidades e vidas. Com a paz declarada, o galpão virou um grande depósito de armas sem utilidade.

E no que o local se transformou em 1969? Na maior coleção de estúdios de arte dos Estados Unidos. Não é surpreendente? Um lugar responsável por produzir morte e destruição se transformou em um centro artístico com objetos de muita beleza. São 82 estúdios, seis galerias e duas escolas de artes plásticas.

Do que mais gostei além de analisar quadros, artesanatos, pinturas em madeira, tecidos, esculturas em vidro, foi observar alguns artistas ao vivo e a cores produzindo seus preciosos objetos em seus estúdios. Achei que não seria legal a atração e acabei gastando bastante tempo apreciando a habilidade dos artesãos locais.

torpedo factory art center em alexandria estados unidos

De uma fábrica de destruição a um local de criação…

Capitain’s Row:

Trata-se de uma quadra de casas geminadas em uma rua um pouco inclinada pavimentada de pedras. Uma graça de rua arborizada e com construções muito bonitinhas. A Capitain’s Row fica na Rua Prince St, entre a Union St e a Lee St. Assim se chama porque estas casas pertenciam a capitães do mar que atracavam seus navios no porto de Alexandria. O chão de paralelepípedos demonstra a maneira como soldados aprisionados na Guerra Revolucionária pavimentavam as ruas na época.

capitain's row em alexandria casas dos capitães

Me conta se esta rua não é uma graça?

Athenaum:

Athenaum é um museu de finas artes em uma casa de arquitetura grega. A casa rosada com suas colunas inconfundíveis fica na Prince St, esquina com a Lee St. Frequentemente há exposições e a entrada é gratuita. Funciona quintas, sextas e domingos das 12h às 16h e sábados das 13h às 16h.

Stabler Leadbeater Apothecary Museum:

Este é um museu de uma antiga farmácia, ou botica, como antes eram chamados estes estabelecimentos. O Stabler Leadbeater Apothecary Museum possui um acervo de plantas botânicas, vidros, substâncias e equipamentos médicos. Também conta com uma coleção de livros de receitas e fórmulas, revistas, cartas, diários, enfim, materiais de arquivo. Há visitas guiadas e a atração não é gratuita. Veja informações de horários e valores aqui.

Este museu fica na Fairfax St, próximo à King St.

Carlyle House:

Na quadra do Visitor Center, ou Centro de Informações, fica a Carlyle House, uma mansão histórica, cuja construção iniciou em 1751 e findou em 1753. Foi feita por mão de obra escrava. Tem esse nome pois seu proprietário foi John Carlyle, um comerciante escocês. Sendo uma das mais grandiosas mansões da época, se tornou um centro social e político. Hoje faz parte do acervo de casas históricas de Alexandria, Virgínia. Nós a conhecemos por fora, mas ela é um museu aberto aos visitantes.

carlyle house alexandria virginia

A mansão é imponente hoje, imagina na época da sua construção!

City Hall:

A partir da Carlyle House, caminhe 2 minutos até chegar ao parque Market Square onde fica a City Hall – prefeitura de Alexandria. É uma bonita e imponente construção de tijolos em frente a uma simpática pracinha.

old town alexandria virginia

Gadsby’s Tavern Museum:

Caminhe apenas 2 minutinhos a partir da prefeitura e chegue no Gadsby’s Tavern Museum. Duas belas edificações anexas de tijolo à vista com aberturas brancas. Em uma funcionava o hotel da cidade em 1792. Na outra, uma taverna onde eram feitas apresentações de dança, teatrais e musicais, além de reuniões. O estabelecimento era um centro da vida política, comercial e social no início de Alexandria. Tem este nome porque seu primeiro proprietário foi John Gadsby. Veja neste site os horários de visitação.

o que fazer em alexandria virginia

gadsby's tavern museum alexandria estados unidos

Mesmo sem entrar, a beleza do exterior já compensa.

Réplica da casa de cidade de George Washington:

Caminhe apenas 4 minutos desde a City Hall e chegue até a réplica da antiga casa onde George Washington viveu. É uma pequena e simples casa de madeira branca com janelas escuras. Estás na terra do homem, não custar dar uma olhadinha em como era a casa onde ele morava né?

mapa de old town alexandria virginia

réplica da casa de george washington em alexandria

Simpática a casa né? Olhe os detalhes da porta, da luminária, da varandinha.

Murray Dick Fawcett House:

A Murray Dick Fawcett House é uma das primeiras casas de Alexandria, do século XVIII, e a que menos sofreu alterações até hoje do norte da Virgínia. A propriedade, de madeira e tijolos e com um pequeno jardim, é tombada para ser utilizada perpetuamente como um local histórico. O turista pode visitar seu jardim, aberto diariamente das 8h às 18h e a casa somente abre para eventos especiais.

casa mais antiga de alexandria

A Murray Dick Fawcett House fica a apenas 4 minutos de caminhada da réplica da casa de George Washington

Lyceum Alexandria’s History Museum:

Fundado em 1838 por um grupo de homens locais interessados em melhorar a educação e cultura em toda a comunidade, hoje o edifício, que também se parece com uma construção grega, é conhecido como Liceu. O Lyceum Alexandria’s History Museum é um prédio histórico que já serviu de enfermaria de hospital da Guerra Civil, uma residência privada, a Câmara de Comércio e o primeiro Centro de Visitantes do Bicentenário da Nação. Hoje, como museu de história de Alexandria, o local oferece exposições e programações públicas.

lyceum alexandria's history museum virginia

Pertinho da Murray Dick Fawcett House

Christ Church:

Depois de visitar o Liceu, caminhe apenas 4 minutos até a Christ Church, uma bonita igreja de tijolos à vista aberta ao público. O jardim da igreja e as construções próximas também valem a pena e a caminhada.

christ church alexandria virginia estados unidos

christ church em alexandria virgínia

Olha a Christ Church lá no final da rua.

Bem, estas não são todas as atrações de Alexandria – Virgínia. São as mais próximas da King St. Mas no mapa turístico da cidade todas as atrações são representadas por uma estrela vermelha (lá no início do post, quinta foto). Confira se algo mais te interessa e vá em frente.

Lojas e restaurantes:

Alexandria é um dos pólos mais ricos e famosos de gastronomia nos Estados Unidos. Há restaurantes italianos, franceses, americanos, vietnamitas, irlandeses, mexicano, etíope, tailandês, japonês, português, libanês, grego, de frutos do mar, pizzarias, de doces, cafés. Como cabem tantos restaurantes em uma cidadezinha assim, né? Mas há também redes de restaurantes com comida mais barata. Nós queríamos economizar e comemos no Chipotle, rede de comida mexicana. Ele fica na 601 King St, Alexandria, VA 22314, EUA.

E a cidadezinha também é repleta de lojas. Há lojas de antiguidade, boutiques de roupas, de beleza, de objetos para casa, de sapatos, joias e acessórios, bolsas, lojas de roupas para crianças, de objetos para a cozinha e para o lar, portanto, uma cidade bem completo no quesito comércio. Aproveite!

Enfim…

No mais, além de aproveitar as atrações que Alexandria oferece, caminhe sem pressa pelas ruas desta cidade pacata de arquitetura colonial apaixonante. E não deixe também de aproveitar para comer em algum lugar sofisticado ou charmoso, ou se deliciar em alguma doceria, entrar nas lojas com produtos de marca ou naquelas com objetos locais e artesanais. Perca-se no tempo, porque na cidadezinha é difícil se perder, e aproveite muito bem este bate-e-volta de Washington DC até Alexandria, na Virgínia. Sei que não irás te arrepender. Depois me conta nos comentários, fechado?

ruas de alexandria virginia estados unidos

Onde nos hospedamos em WDC:

Washington DC é uma cidade cara, principalmente no quesito hotéis. Por isso fiz um artigo mostrando onde nos hospedamos, que foi um local com ótimo custo x benefício. Contei aqui onde se hospedar em Washington DC. Mas não falei somente do nosso hotel neste artigo. Também dei sugestão de um outro hotel também com bom preço. Queres reservar? Clique nos links abaixo e confira preços e reserve:

Red Lion Hotel Rosslyn Iwo Jima – sem café da manhã

Americana Hotel – onde nos hospedamos, com café da manhã

Outras opções de hotéis em Washington DC ou Alexandria:

Agora, se preferes ficar em outro hotel de WDC, fizemos uma seleção (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha o hotel clicando nele e finalize a reserva. E use esta mesma pesquisa para qualquer outra cidade da tua viagem. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo.

Queres, no entanto, ficar em Alexandria? Sem problema. Clique aqui e veja as opções existentes por lá. Boa estada!

Seguro viagem:

O seguro viagem é imprescindível para qualquer imprevisto, ainda mais em uma viagem internacional. Já pensou ficar doente ou sofrer um acidente em outro país sem sistema gratuito de saúde? E se perder o voo ou a bagagem? O seguro poderá resolver. Portanto, não esqueças de fazer o teu antes da viagem. Leia aqui como fazer um seguro viagem e faça a tua cotação aqui. Neste último link, a empresa faz cotações em várias seguradoras e podes escolher a cobertura que mais te agrada, além, claro, do preço que cabe no teu bolso. E por experiência própria, há opções com preços bem interessantes. Cote, escolha e faça o seguro para viajar com tranquilidade e viajar com a certeza de que caso ocorra qualquer zebra, não ficarás desamparado lá longe.

Segurança:

Alexandria é um local muito seguro. Em momento algum passamos por situação de medo. Claro que em todo lugar do mundo sugiro que cuides dos teus pertences pessoais como bolsas, mochilas, celulares, mas andamos por toda a cidade à pé, sem receio.

Moeda:

Dólar. Leve um tanto em espécie e cartão de crédito internacional, amplamente aceito por lá. Não esqueça de avisar a operadora que estarás utilizando o cartão no exterior pelo número de dias da viagem, para não ser ele bloqueado por segurança.

Tomada:

Pino duplo chato:

Clima em Alexandria no inverno:

Fomos no inverno e faz bastante frio. Pegamos algo em torno 4 graus. No dia que fomos em Alexandria chovia muito. Nada que tenha impedido os passeios, no entanto vá bem agasalhado caso a tua viagem também seja no inverno. Na dúvida do que levar, leia aqui o que vestir no frio intenso e fique tranquilo. Como buscamos sempre economizar, viajamos geralmente no inverno. Claro que há momentos em que alguns passeios ficam prejudicados e o dia é mais curto. Porém, há a vantagem de se caminhar sem o calor dos verões quentes. Também tem a vantagem de ser baixa temporada. Logo, não se pega pontos turísticos abarrotados, nem preços assustadores. Mas procure usar calçados que protejam os pés do frio e da umidade, pois é comum chover no inverno por lá. E não esqueça hidratante corporal, facial e para os lábios, pois a calefação resseca tudo.

Monte as tuas viagens aqui:

Agora que já sabes o que fazer em Alexandria, na Virgínia, estás com viagem marcada ou planejada para qualquer lugar e quer ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para a tua viagem! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

Hotel ou apartamento: reserve a tua hospedagem por este link aqui no Booking.

Aluguel de carro: reserve aqui. O site irá buscar os melhores preços dentre diversas locadoras.

Seguro Viagem: faça o teu aqui e saiba tudo sobre seguro neste link aquiPreço ótimo de acordo com nossas pesquisas.

Chip para celular: adquira o teu chip neste link e chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando por este link aqui do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Maravilha né? E leia aqui tudo sobre o Chip Easysim4U, inclusive porque ele vale a pena.

Câmbio (compra de moeda): neste link aqui, podes encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira e ainda fazer uma proposta para a agência de câmbio. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

blog de viagem mapa na mão

 

 

 

 

 

 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

 alexandria estados unidos

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.