ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Bagagens – o que pode ou não levar a bordo e despachado

publicado em: 30/06/2016 atualizado em: 30/06/2016

Com frequência amigos e familiares me perguntam o que pode ser levado nas bagagens a serem despachadas e nas de mão, que resolvi escrever este post, pois há algumas regras que devem ser obedecidas para que você não tenha dor de cabeça no embarque.

  • Este post foi escrito em 2016, antes das novas regras da ANAC. Agora, as empresas aéreas não mais são obrigadas a despachar um mala de até 23kg por pessoa em voos nacionais, ou 2 de 32kg nos voos internacionais. Cada empresa adota suas políticas. Fique atento e procure informações junto à cia aérea. E sabia mais neste post sobre as novas regras de franquia de bagagem. Mas as dicas que abaixo damos são sempre úteis na hora de arrumar as bagagens. Olha só:

BAGAGENS DESPACHADAS:

Bagagens despachadas, são as que vão no bagageiro do avião (veja como despachar suas malas aqui). Para voos internacionais, são permitidas duas malas com 32 kg cada para cada passageiro e para voos nacionais, até 23 kg por pessoa, podendo-se levar mais de uma bagagem, sendo o total do peso este antes mencionado (atenção para as novas regras de franquia de bagagem). Artigos esportivos em geral, como pranchas de surf, bicicleta, bem como instrumentos musicais e outras bagagens especiais, também devem ser incluídos nesta franquia, e caso o peso seja ultrapassado, o passageiro deverá pagar pelo excesso, caso a empresa aérea concorde com este procedimento (certifique-se antes com sua cia).

Nas bagagens despachadas você pode carregar recipientes com líquido, como shampoos, perfumes, água, bebidas em geral, independentemente do tamanho. Esteja certo que, provavelmente nos Estados Unidos, se você carregar muitos recipientes com líquido, sua mala será aberta para averiguação. Isto aconteceu comigo, pois eu trazia uns 3 recipientes de shampoo, condicionador de cabelo e perfume. Mas eles abrem, colocam um bilhete e não mexem nas suas coisas. Utilize sempre cadeados TSA, que podem ser abertos com chave de segurança que os agentes possuem e, assim, seu cadeado não será danificado por eles.

Para sua segurança, não leve na bagagem a ser despachada objetos de valor como dinheiro, joias, eletrônicos, nem seus documentos pessoais, pois você corre o risco de ser furtado. Leve-os na bagagem de mão.

BAGAGENS DE MÃO:

Nas bagagens de mão, você pode levar eletrônicos e seus objetos pessoais, mas nenhum objeto cortante ou perfurante, como tesourinha, alicate de unha, ou cortador de unha. Você o perderá no momento do embarque, caso o objeto seja descoberto pelo pessoal da segurança. Também não é permitido levar armas e substâncias explosivas ou inflamáveis, químicas ou tóxicas.

Em voos internacionais, além das proibições acima, você não pode levar embalagens com líquido acima de 100 ml, compreendido aqui também pasta de dente, batom, desodorante, creme de mão, gel, aerosol e medicamentos. Você pode levar estes itens, desde que cada um não ultrapasse os 100 ml e desde que acondicionados juntos e com folga, em um saco plástico com sistema de fechamento zip. Compre o saco antes no mercado, pois pode ter para vender no aeroporto, mas bem mais caro. Apresente este saco na inspeção de segurança, no momento do raio-X, sendo permitido um saco por pessoa.

Os líquidos adquiridos em freeshops ou a bordo de aeronaves podem exceder o limite acima mencionado, desde que estejam postos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra (cuja data deve ser a mesma do início do voo).

Medicação com prescrição médica e alimentos especiais poderão ser transportados, mesmo que a quantidade exceda ao limite, devendo ser apresentados no momento da inspeção de segurança (mas por precaução, informe-se antes).

Muitos países estrangeiros não permitem a entrada de alimentos perecíveis, portanto, na dúvida, não carregue frutas, queijos, legumes, flores, mudas de plantas ou qualquer outro alimento de origem vegetal ou animal perecível. Alimentos industrializados como chocolates, biscoitos, enlatados, podem ser levados ou trazidos sem problema.

No Brasil, a mala de mão pode ter até 10 kg e a soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não pode ultrapassar 115 cm.

Em outros países, consulte junto à empresa aérea a franquia da bagagem de mão, que pode ser por peso ou por peça, com metragens geralmente disponíveis no site da empresa.

CONEXÃO NO BRASIL:

Quando você compra uma passagem para um destino internacional com conexão dentro do Brasil, vale a regra para voos internacionais, ainda que você voe com empresas distintas. Por exemplo: se você compra sua passagem desde Florianópolis, com conexão em Guarulhos, para um destino fora do Brasil, você também poderá levar duas malas de 32 kg cada no voo interno.

Agora, se você comprou a passagem internacional embarcando em Guarulhos e separadamente a passagem de Florianópolis para Guarulhos, você poderá levar somente 23 kg, pois há um trajeto nacional na sua viagem.

VOOS INTERNOS EM OUTROS PAÍSES:

Tome muito cuidado com os voos internos que não são conexão em outros países, pois cada empresa aérea possui suas regras de franquia de bagagem. Assim, por exemplo, muitos voos low cost (de baixo custo, muito comuns na Europa, por ex.) não valem o baixo custo, pois você deverá pagar uma quantia talvez elevada para levar suas bagagens. Antes de comprar, portanto, qualquer passagem para viajar em outros países fora do Brasil, procure as informações de franquia de bagagem antes para não “dar um tiro no pé”.

ANIMAIS:

Fica a critério da empresa aérea as regras para transporte de animais domésticos na cabine juntos aos passageiros, portanto, consulte a empresa antes do embarque. Caso ela aceite o transporte na cabine, o animal deverá ser carregado em compartimento apropriado (casinhas fechadas), sem causar desconforto aos demais passageiros e ao próprio animal. Você precisa, além disso, apresentar atestado de sanidade fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal, ou por médico veterinário.

O bichinho também pode ser despachado para viajar no bagageiro, sendo cobrado um valor adicional já que o peso do animal não pode ser incluído na franquia de bagagem do passageiro.

No caso de viagem internacional, consulte antes a empresa aérea para evitar problemas.

Bem, no geral então, identifique sua bagagem com etiquetas, tags, fitas, principalmente se ela for de cor comum, como preta ou azul marinho, para facilitar a sua visualização no desembarque. Se você comprou algo de valor e que pode ser carregado na bagagem de mão, não coloque na bagagem a ser despachada para não ter risco de furto. Além disso, invista num cadeado TSA e também em fitas com segredo numérico para fechar bem sua mala, também para sua segurança. Seja econômico na hora de fazer as malas e evite carregar peso à toa. Saiba como aqui. E se você é novato na arte de viajar, este post será muito útil.

Se ficou alguma dúvida, escreva nos comentários. Terei o prazer de ajudá-lo.

Se gostou deste post, aposto que você também irá gostar de ler este post de como escolher hospedagemeste de como ter uma viagem de avião mais confortáveleste de como encontrar passagens promocionais. E que tal estas dicas de como comprar passagens de avião de casa do Viajando em 3, 2, 1? E estes pequenos cuidados nos aeroportos que o pessoal do Viaje Comigo nos apresenta?

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Olha que legal! Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos. E o melhor: reservando seu hotel, alugando seu carro, ou fazendo seu seguro pelo nosso blog, você não paga nada a mais por isso e contribui conosco para continuarmos a trazer novidades para você!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

bagagens o que pode e o que não pode

Abraço,

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.