ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Viajando de avião pela primeira vez

publicado em: 23/06/2016 atualizado em: 17/01/2019

Eu me lembro que ficamos tão perdidos, mas tão perdidos na nossa primeira viagem de avião – e olha que embarcamos em Porto Alegre, ou seja, em um aeroporto pequeno – que resolvi deixar aqui um passo-a-passo de o que fazer no aeroporto para que tu crie coragem e comece a planejar agora a tua primeira viagem.

Nossa primeira viagem, ou melhor, as passagens aéreas e o hotel, foram comprados em uma agência porque não sabíamos nada a respeito. Eu me lembro que eu não sabia nem o que era voucher (o que essa palavra grega francesa significa afinal?? rsssss). Partiríamos de Porto Alegre para Buenos Aires e lá estaria uma pessoa nos aguardando com aquelas plaquinhas na mão, para nos levar ao hotel. Aliás, acho que foi a primeira e última vez que isso ocorreu, porque a partir de então, fomos criando independência aos poucos e hoje planejamos tudo sozinhos.

Então, vamos ao passo-a-passo da compra da passagem à saída do aeroporto?

Antes das dicas, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Compra da passagem aérea

Caso tu faças como nós, ou seja, compre a tua passagem direto no site da cia aérea (e aqui mostramos como iniciar uma viagem e aqui, como encontrar passagens promocionais), tu receberás por e-mail o temido famoso voucher. Então, voucher nada mais é que o comprovante da compra das passagens, ou da reserva de hotel, ou do carro alugado, por exemplo, que se recebe por e-mail, ou impresso da agência de viagens, caso tu faças a viagem contratando os serviços de uma.

Sempre levamos esses comprovantes (das passagens aéreas, das reservas de hotéis, reservas de carro) impressos nas nossas viagens, por garantia. Assim, em uma pastinha para ficar organizado.

Ah, aqui no blog temos também um link de uma empresa que busca passagens aéreas, muitas vezes em promoção. Dá uma olhada clicando aqui e compre se tiver com um preço legal.

Check-in

Preste muita atenção ao regulamento da empresa aérea, pois algumas pedem para que se faça o check-in on-line antes do embarque. Nós nunca tivemos este problema, até porque é necessário o check-in no balcão da empresa quando se viaja com crianças. Mas conheço um caso em que o passageiro não fez o pré check-in antes do embarque, e por ter chegado apenas 45 minutos antes do embarque no balcão da cia aérea, perdeu o voo (isso no Perú, em um voo interno). Certa vez também nos pediram para fazer o check-in no totem (aquelas máquinas existentes nos aeroportos no setor de check-in) da cia antes de despacharmos as malas, isso em Madri.

Bom, mas como a maioria das empresas não exige este procedimento antecipado, chegue ao menos 3 horas no aeroporto antes do voo internacional e 2 horas antes do voo nacional. Falei ao menos, porque se o aeroporto for grande, é recomendável chegar um pouco antes, pois poderá haver filas no balcão de check-in e/ou no raio-X e tu não queres correr o risco de perder o voo, não é mesmo?

Então, chegando no aeroporto, procure os balcões de atendimento da tua empresa aérea e, munido do voucher e dos teus documentos pessoais como RG ou passaporte (este imprescindível para voos internacionais), faça o check-in. O atendente te entregará os cartões de embarque. Confira os nomes dos passageiros, o voo e os assentos. Cuide para que também sejam entregues os comprovantes das bagagens despachadas (canhoto da etiqueta colada nas malas), pois caso haja extravio, este é o teu comprovante. Não esqueça de pegar de volta os teus documentos pessoais.

Despacho da bagagem

Feito o check-in no balcão ou no totem, no mesmo balcão da cia aérea, despache a tua bagagem. Serão despachadas todas as bagagens que irão no bagageiro do avião.

Já sabes que as regras de franquia de bagagem mudaram no Brasil, certo? Então, confira aqui como ficaram as novas regras de franquia de bagagem para verificar se podes pagar ou não pela mala despachada e qual bagagem pode ser levada sem custo adicional.

Caso ainda restem dúvidas, dá uma conferida no site da cia aérea para saber que tipo de bagagem pode ser levada contigo ou que tipo deve ser despachada.

Neste post escrevemos o que pode e o que não pode ser levado em bagagens de mão ou despachadas. Confira e tire suas dúvidas.

E neste aqui, damos dicas de como arrumar suas malas para uma viagem no inverno, com check-list!

Entrada no setor de embarque

Check-in feito e bagagens despachadas, procure o portão de embarque mencionado no cartão, ou indicado pela atendente. No Brasil, constantemente há trocas de portão. Fique atento e confira antes do embarque nas TVs que indicam os pousos e decolagens, o portão de embarque (gate em inglês) equivalente ao teu voo. Certo do teu portão, procure-o no aeroporto e inicie os procedimentos de embarque, com as passagens e documentos em mãos. Não deixe para entrar na última hora, pois pode ter fila no raio-X ou o portão em si ficar longe, principalmente em aeroportos internacionais grandes.

Tu irás passar por um raio-X logo após entrar no setor indicado como portão de embarque. Neste local tu deves tirar tudo que tenha metal, bem como casacos, cachecóis, celulares, eletrônicos e às vezes até o calçado, colocando tudo isso na esteira do raio-X. Se estiveres levando notebook ou tablet dentro de alguma bolsa, ou mala de mão, tire-os para fora e coloque-os nas bandejas existentes nas esteiras.

Não leve recipientes com mais de 100 ml de líquido, como uma garrafa de água cheia, por exemplo, pois não são permitidos líquidos nas bagagens de mão. Neste post explicamos melhor.

Colocados os objetos na esteira, passe pelo detector de metais – uma espécie de porta, ou melhor, somente o marco da porta, rssss.

Do outro lado, caso não apite, pegue os teus pertences e continue andando. Dá uma conferida antes se veio tudo. Caso apite, o atendente provavelmente irá te mandar voltar para passar novamente no detector ou irá te revistar.

No setor de embarque

Se o aeroporto for grande e o teu voo já estiver próximo, não te percas pelas luzes e brilhos das lojas que sim, são tentadores, hahahaha. Vá já procurar o teu portão que pode estar bem longe ainda. Encontrado-o e com tempo disponível antes do teu embarque, aí sim podes te deliciar nos restaurantes ou lanchonetes e nas lojas maravilhosas deste setor. Mas não esqueça de voltar a tempo para o portão um pouco antes do início do embarque, pois acho que tu não vais querer ouvir o teu nome nos auto-falantes, rsssssss.

Embarque

Em voos internacionais, geralmente a empresa aérea divide o embarque em filas de acordo com os números dos assentos, sempre dando prioridade para idosos, gestantes, deficientes e pessoas com crianças pequenas, bem como para passageiros da primeira classe e classe executiva. Faça o embarque com as passagens e documentos em mãos. Dentro do avião, que tal ler antes estas regrinhas básicas de convivência?

Desembarque – imigração

Avião em solo no teu destino, hora do desembarque. Siga o fluxo dos passageiros até chegar na imigração, no caso de voo internacional. Pegue a fila e aguarde a tua vez. Chegando perto dos guichês, já aguarde com o passaporte em mãos. No guichê, responda às questões do agente objetivamente, com seriedade e honestidade. As perguntas mais frequentes são: qual o motivo da viagem, quantos dias tu ficarás no país, se é a tua primeira vez por lá, se tens algum parente ou amigo morando no país, qual a tua profissão, entre outras. Fique tranquilo e após o carimbo no passaporte e a tua liberação, procure o local para retirar as bagagens (baggage claim em inglês).

No caso de voo doméstico, ao desembarcar do avião, vá direto para o setor de retirada de bagagem ou para a saída se tu não despachou nenhuma mala.

Retirada de bagagem ou baggage claim em inglês

Este é aquele lugar cheio de esteiras onde as malas são colocadas. Geralmente no momento do pouso, os comissários avisam o número da esteira. Caso não tenham avisado ou tu não tenhas ouvido, procure nas TVs a indicação da esteira relativa ao teu voo. Aguarde as bagagens e retire-as com cuidado, sempre certificando-se de que são as tuas mesmo. Já aproveite para ver se a bagagem está inteira, com o zíper fechado e cadeado no lugar, pois este é o melhor lugar para reclamações, caso tenha havido algum furto ou avaria.

E por falar em furto, veja aqui nossas dicas para evitar furto de malas na área restrita dos aeroportos.

Dica MnM: caso a tua mala seja convencional, de cor comum como preta, azul marinho, coloque adesivos ou fitas coloridas para melhor identificá-la no momento da retirada.

Saída

Bagagens em mãos, procure as placas de saída (exit em inglês). Se tiveres contratado um serviço de traslado até o hotel, logo na saída do local de retirada das bagagens, verás muitas pessoas com placas nas mãos. Procure a placa com o teu nome ou sobrenome e siga o motorista. Caso tenhas alugado um carro, procure o setor onde ficam as empresas de locação para retirá-lo. E se vais para o hotel de transporte público, como ônibus, metrô ou trem, procure também a saída para estes locais. Geralmente há placas indicativas.

Conexão

Muitos voos possuem conexão, ou seja, tu terás de desembarcar em algum lugar ou em mais de um antes do destino final. Neste caso, lá no check-in no início da tua viagem, certifique-se que o atendente já tenha te entregue as passagens até o teu destino final e pergunte sobre as bagagens – se é necessário retirá-las durante a conexão ou somente no destino final. Por exemplo: em um voo de São Paulo para Nova Iorque, com conexão no México, veja se tu já retirou no início, lá no check-in, tanto a passagem de São Paulo para o México, quanto a do México para Nova Iorque e pergunte se a tua bagagem irá direto para Nova Iorque, sem necessidade de retirá-la no México.

Em solo, geralmente a empresa aérea disponibiliza funcionários no desembarque para auxiliar os passageiros de voo em conexão. Se tu já possui as passagens, procure o portão de embarque. Se não, o local para a impressão da nova passagem.

No retorno ao Brasil de voos internacionais, por causa da alfândega, as malas devem ser retiradas na primeira cidade onde o avião pousará. Assim, por exemplo, se o avião pousar primeiro em Guarulhos para depois tu pegares outro voo para Florianópolis, retire a tuas bagagens em Guarulhos e despache-as novamente no balcão da empresa aérea para Florianópolis, e boa viagem!

Espero que com essas dicas tu tomes coragem e comece já a planejar a tua próxima viagem de maneira independente e mais econômica. Podes começar pesquisando a passagem aérea clicando no quadro a seguir:

[ppromo_passagens limit=”3″ header_text=”Clique e confira a passagem para o teu destino” /]

 

E caso queiras alguém para dar uma mãozinha no planejamento, nós trabalhamos com assessoria de viagem, olha só:

Roteiro personalizado e assessoria de viagem

Queres facilidade e um roteiro personalizado para qualquer lugar do mundo? Sabia que o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado? 100% de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas especiais? Também podemos te ajudar a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso e sem custo algum, além de passagens aéreas. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: contato@mapanamao.com ou mapanamaoviagens@gmail.com. Saiba mais detalhes clicando no quadro abaixo, e viaje sem passar trabalho:

Assessoria de viagem

Monte as tuas viagens aqui

Agora que já sabes como proceder nos aeroportos, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar a tua viagem! NÃO PAGAS NADA A MAIS POR ISSO e ajudas a manter nosso trabalho de pé! E reservando com nossos parceiros, consegues ótimos preços e qualidade:

É só clicar nos quadros logo mais abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Está sem tempo ou com preguiça? Nós procuramos para ti sem custo. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas dos quadros abaixo (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

Passagem aérea: cote aqui com a Passagens Promo.

SalvarSalvar

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.