ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Como chegar ao aeroporto de Florianópolis – de ônibus, carro ou transporte particular

publicado em: 05/04/2018 atualizado em: 05/04/2018

Vou te falar que se há um problema que Floripa tem, é o de mobilidade. É um estresse diário para quem se aventura em morar na Ilha da Magia. Isso é desculpa para não vir para Floripa? De forma alguma! A gente sempre dá um jeito, e sempre dá para fugir do trânsito bizarro. Para ir até o aeroporto de Florianópolis não seria diferente. Chegar ao aeroporto parece um desafio quase impossível de realizar com transporte público. Eu mesma, até algumas semanas atrás, achava que teria que apelar para o Uber para o resto da vida para ir até o aeroporto. 

Aí que eu recentemente tive que estagiar no bairro onde fica o aeroporto e, sem querer, descobri que vários ônibus fazem o percurso até o aeroporto. Como assim “descobri”? Bom, eu tive coragem de ir até o aeroporto de ônibus só umas duas ou três vezes na vida, principalmente enquanto não tinha Uber por aqui. Isso porque, quando tu entras no site da empresa de ônibus daqui e coloca que quer ir para o aeroporto, ela só te diz que há duas linhas possíveis. Então sempre achei trampo demais. Mas, quando tive que ir até esse bairro, vi vários outros ônibus circulando por lá, e resolvi fuçar. Foi aí que descobri que há mais algumas linhas que só não estão descritas no site como linhas que chegam ao aeroporto.

Agora sei que há muito mais horários do que eu pensava, então se torna muito mais factível ir até o aeroporto de Florianópolis de ônibus. Até porque aqui no blog a gente não brinca em serviço na hora de economizar, né? Até dica de restaurante baratinho no aeroporto de Floripa já demos aqui. Bom, vamos às opções de como chegar ao aeroporto de Florianópolis?

OBS: Os horários de ônibus colocados abaixo foram consultados em março de 2018. Sugiro consultar o site do Consórcio Fênix para horários atualizados e, se optar por pegar os ônibus em algum horário com menor frequência de ônibus, usar uma margem maior de tempo por segurança, porque infelizmente já vi algumas linhas com horários desatualizados no site da Fênix.

Como chegar ao aeroporto de Florianópolis

1) Carro

O aeroporto de Florianópolis fica no Sul da Ilha, no bairro de Carianos, na Avenida Deputado Diomício Freitas. A partir da ponte que une a ilha ao continente, são cerca de 11 km até o aeroporto. Apesar de a ilha ter um trânsito complicado, esse trecho em especial não costuma formar muita fila (o mais complicado para quem vem de fora da ilha está antes da ponte, nesse caso). Mas tome muito cuidado com dias de jogo do Avaí. Isso porque o estádio do time fica bem próximo do aeroporto, e aí sim, acontecem filas capazes de te fazer perder teu voo. Vale dar uma conferida para ver se não é dia de jogo.

Para chegar até lá, é preciso pegar a Avenida Beira Mar Sul (Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva), aonde se chega atravessando o túnel (é só seguir reto toda vida a partir da ponte, como diriam os florianopolitanos, hehehe). Cerca de 8 a 9 km depois, vais chegar a um viaduto. Deves permanecer na pista da direita, porque, se ficar nas da esquerda, vais passar por cima do viaduto e ir parar lá no Campeche, haha. Depois de permanecer à direita, é só virar à direita no cruzamento à frente (no qual tens preferência) e seguir toda vida novamente por mais 3 km.

O aeroporto possui um estacionamento oficial (valores aqui) e vários particulares adjacentes. Costumo colocar nesses particulares. O valor varia em torno de 12 reais a diária. Já deixei no Aerolink Park algumas vezes e recomendo.

2) Ônibus

183- Corredor Sudoeste / 186- Corredor Sudoeste Semidireto

Esses são os ônibus que “oficialmente” vão para o aeroporto. Para pegá-los, basta sair pela porta de desembarque do aeroporto (há uma porta à sua direita assim que desembarca), virar à direita e andar alguns metros. Ali estará o ponto. Sem segredo. Esse ônibus vai até o terminal de integração do Centro (TICEN), que é o principal terminal de ônibus da cidade, de onde saem linhas para todas as regiões da ilha e continente. O TICEN e fica a 10 minutos a pé da rodoviária de Floripa.

Para pegar o ônibus no terminal para ir até o aeroporto, tu precisas ir até a plataforma B do TICEN (há 5 plataformas no terminal, e a parte ruim é que para ir de um terminal para outro – exemplo, chegar na plataforma B e pegar outro ônibus na C – é preciso pagar mais uma passagem). A diferença do semidireto para o normal é que o semidireto vai um pouco mais rápido porque para menos, mas pouca coisa.

Podes conferir aqui os horários do 183 e aqui os do 186.

 

aeroporto de Florianópolis

Mapa da linha 183

467- Tapera / Saco dos Limões; 461- Tapera via Túnel

Esses ônibus não param nesse ponto que fica praticamente dentro do aeroporto, mas param em pontos muito próximos dele, então não vejo porque não pegar (e não entendo por que a empresa de ônibus não os coloca no site como ônibus que passam no aeroporto). Saindo pela porta de desembarque que expliquei acima, é só atravessar a faixa de pedestre para chegar ao estacionamento do aeroporto. Depois, é só contornar o estacionamento pelo lado direito (vire à direita assim que chegar às grades do estacionamento). Vais chegar à avenida Diomício Freitas, e ali vais virar à direita. Logo vais chegar ao ponto de ônibus onde esses ônibus passam. Os ônibus acima têm todos origem e fim no TICEN (plataforma B), então é a mesma ideia que comentei acima.

Podes conferir aqui os horários do 467 e aqui os do 461.

 

Ponto do lado do aeroporto que comentei acima

 

470- Tapera/Titri

Os Tapera Titri são uma ótima alternativa aos outros Tapera porque não vão para o TICEN, mas sim para o TITRI, que é o terminal da Trindade. No caminho, esse ônibus passa pelos bairros de Carvoeira e Trindade, além de pela UFSC. Então é uma boa opção para quem vai para essa região. Os ônibus saem do mesmo ponto que mencionei acima. O TITRI oferece ônibus para várias partes da ilha.

Podes conferir os horários do 470 aqui.

Como chegar no aeroporto de Florianópolis

Rota do Tapera – TITRI

153- Costeira do Pirajubaé

O Costeira não passa exatamente ao lado do aeroporto, então ele não é das melhores opções. Mas achei que ele passa perto o suficiente para estar nessa lista, já que, se algum dia, por qualquer motivo, não rolar pegar os outros ônibus…

O Costeira sai e volta para o TICEN, mas ele não passa no ponto do lado do aeroporto. Ele entra algumas quadras antes (a 900 metros do aeroporto), na rua Vereador Osvaldo Bittencourt. Então deves saltar no primeiro ponto da rua e dali caminhar até o aeroporto, ou, caso esteja saindo do aeroporto, ir até essa rua e esperar nesse mesmo ponto (à direita da rua, para quem está entrando nela), já que o ônibus é circular, então ele passa por ali e volta para o centro.

Podes conferir aqui os horários do 153.

Hotéis Floripa Aeroporto

Rota do Costeira

4124- Executivo Caieira da Barra do Sul via Tapera

Os ônibus executivos, também chamados de amarelinhos (porque são amarelos), trazem um pouco mais de conforto.

Obrigatoriamente você vai sentado (e em poltronas acolchoadas) e sempre há ar condicionado. Claro que há um preço por isso: a passagem custa 9 reais por pessoa. Esse ônibus também sai do TICEN e vai até lááá no sul da ilha, passando por aquele ponto ao lado do aeroporto que já comentei acima. Na volta, faz o mesmo caminho. A outra parte boa desse ônibus é que eles possuem bagageiro, então rola levar mala sem preocupação.

Podes conferir aqui os horários do 4124.

 

ônibus aeroporto Floripa

Rota do Executivo

V500 – Madrugadão Sul via Tapera

O Madrugadão é uma boa saída para quem tem voos cedinho pela manhã ou tarde da noite, porque é o ônibus que circula, como o próprio nome diz, de madrugada. A parte ruim é que só há dois horários. Ele sai do e volta para o TICEN e é no mesmo esquema das linhas acima: para no ponto de ônibus logo ao lado do aeroporto.

Podes conferir aqui os horários do 500.

 

 

Rota do Madrugadão

Opções de partida além do TICEN

– Como ir da UFSC até o aeroporto de Florianópolis: Como mencionei, uma linha de ônibus vai até o TITRI, mas tem poucos horários. Se tu estiveres na região da UFSC, ir até o TICEN para então pegar um dos ônibus que saem de lá é um rolê que leva muito mais tempo.

O segredo é pegar um dos ônibus que vão até o pé do morro do Pantanal (é só pedir para descer no ponto do Armazém Vieira, o último ponto antes da sinaleira do pé do morro), como o 185/ UFSC Semidireto (Saída Norte), ou o Volta ao Morro Pantanal. Dali, é só andar cerca de 300 metros até o ponto da Avenida Prefeito Waldemar Vieira, onde passam as linhas que citei acima (coloquei abaixo mapa para ficar mais fácil de identificar os pontos).

O ponto à esquerda da imagem é onde vais descer, em frente ao Armazém Vieira. O ponto à direita é onde vais pegar o outro ônibus. Só cuidado com o lado do ponto: tens que estar no ponto mais próximo do mar (sentido sul da Ilha)

3) Transporte privado

– Uber
– 99 táxi/ 99 Pop
– Táxi – os táxis oficiais do aeroporto de Florianópolis ficam exatamente em frente à porta de desembarque do aeroporto. Sem erro.

4) Aluguel de carros

O aeroporto de Florianópolis tem algumas opções de aluguel de carros ainda dentro do saguão, como a Unidas/National/Alamo, a Localiza/Hertz, a Avis, a Budget e a Inova. Há ainda, pela região do aeroporto, a Europcar, a Lemans, a Prime, a Mistercar, a GMC, a Rencar e a Easy.

Onde se hospedar em Florianópolis

Os hotéis mais próximos do aeroporto de Florianópolis estão localizados no centro e próximos à UFSC. Na região da UFSC, destaco o hotel Slaviero. Já na região do centro, todos os que selecionei têm ótima localização. Entre opções com serviço básico e bom preço, destaco o Cecomtur, o Ibis e o Valerim. Já entre opções mais luxuosas e clássicas na cidade, destaco o Novotel e o Majestic, ambos na Avenida Beira Mar.

Monte as tuas viagens aqui:

Agora que você já sabe como chegar ao aeroporto de Florianópolis, está com viagem marcada ou planejada para qualquer lugar e quer ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para a sua viagem! Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

Hotel ou apartamento: reserve a tua hospedagem por este link aqui no Booking.

Aluguel de carro: reserve aqui. O site irá buscar os melhores preços dentre diversas locadoras.

Seguro Viagem: faça o teu aqui e saiba tudo sobre seguro neste link aquiPreço ótimo de acordo com nossas pesquisas.

Chip para celular: adquira o teu chip neste link e chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino, já no desembarque. E leia aqui todos os detalhes deste chip, inclusive porque ele vale a pena.

Câmbio (compra de moeda): neste link aqui, podes encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira e ainda fazer uma proposta para a agência de câmbio. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOGEspero que tenham curtido saber como chegar ao aeroporto de Florianópolis!

 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas sobre como chegar ao aeroporto de Florianópolis, pinando a foto abaixo:

 transporte até o aeroporto de Florianópolis

Buscando Curtidas...

2 respostas para “Como chegar ao aeroporto de Florianópolis – de ônibus, carro ou transporte particular”

  1. […] Outras duas opções de aeroportos próximos são os de Joinville (120 km) e o de Florianópolis (150 km). Vale a pena pesquisar passagem para esses dois aeroportos, porque as chances de encontrar um bom preço aumentam. A Viação Catarinense oferece dezenas de horários diários de Joinville e Florianópolis para Blumenau, mas, novamente, é necessário ir até as rodoviárias das cidades de taxi, uber ou ônibus. Aqui no blog tem um post sobre como ir do aeroporto para a rodoviária de Floripa. […]

  2. […] De avião: o aeroporto Hercílio Luz fica no Sul da Ilha. Lá chegam voos de várias regiões do Brasil e de alguns países do Mercosul, principalmente no verão (esse aeroporto é um dos campeões no país em voos fretados). Nesse post aqui, contei sobre como chegar ao aeroporto Hercílio Luz de ônibus, carro e transporte … […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.