ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Costa da Lagoa, em Floripa – aonde só se chega por barco ou trilha

publicado em: 05/06/2018 atualizado em: 05/06/2018

Ok, eu já tinha ouvido falar da Costa da Lagoa. Ok, eu imaginava que era um passeio legal. Mas eu fui postergando a minha ida até lá – tanto que eu já tinha mais de 6 anos morando em Floripa na data em que finalmente fui até lá! Mas finalmente fui, e hoje considero a Costa da Lagoa um dos passeios mais incríveis de Floripa, um verdadeiro “tem que ir” quando se está na cidade. Mais abaixo eu te conto o por quê!

Trapiche da Lagoa

Um dos trapiches da Lagoa, onde ficam ancorados alguns barcos

Onde se hospedar em Floripa

Floripa tem centenas de opções de hospedagem, dos mais variados gostos e preços. Aqui nesse link podes conferir mais de 600 opções delas! Fiz uma seleção de algumas delas, com ótimo custo benefício: na região da UFSC, destaco o hotel Slaviero. Já na região do centro, todos os que selecionei têm ótima localização. Entre opções com serviço básico e bom preço, destaco o Cecomtur, o Ibis e o Valerim. Já entre opções mais luxuosas e clássicas na cidade, destaco o Novotel e o Majestic, ambos na Avenida Beira Mar.

Roteiro personalizado e assessoria de viagem:

Se queres um roteiro completamente personalizado de Floripa (ou de qualquer outra cidade no mundo!) de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas gerais e especiais, nós podemos criar um para ti. Se precisa também que te ajude a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso, nós também te ajudamos. Ou ainda se precisa encontrar passagens aéreas e está sem tempo para isso, nós pesquisamos com o maior prazer. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: mapanamaoviagens@gmail.com. Vais perceber que viajar é mais fácil do que se pensa.

Costa da Lagoa

A Costa da Lagoa é um bairro de Floripa que fica na Lagoa da Conceição, a mais famosa de Floripa, mais exatamente no canto “Noroeste” dela. Grande parte do encanto do local reside no fato de que só se chega até ela de barco ou por trilha – não há estrada para carros ou ônibus. As principais atrações do local são as boas opções de restaurantes, o passeio de barco até lá, a comunidade simpática e, principalmente, as vistas absurdamente incríveis do local.

 

Barco Costa da Lagoa

Vista do barco no caminho para a Costa da Lagoa

Como chegar à Costa da Lagoa de barco

Para se chegar de barco até a Costa da Lagoa, basta pegar um barco da cooperativa local, cujo píer está localizado logo ao lado esquerdo (sentido Rendeiras) da ponte que une o centrinho da Lagoa à Avenida das Rendeiras.

Pier Costa da Lagoa

Pier ao lado da ponte

pier da Lagoa

O que fazer na Costa da Lagoa

Barco Costa da Lagoa

Horários de saída da Lagoa e da Costa da Lagoa

Dali, barcos simples, mas confortáveis, saem em horários pré estabelecidos. Compra-se o ingresso na bilheteria local, a um preço de 22 reais ida e volta. O barco sai desse ponto na Lagoa e vai parando nos pontos da Costa da Lagoa (mas é necessário pedir ao barqueiro que pare no ponto desejado, senão o barco segue sem parar). Sim, há mais de um ponto, na verdade dezenas deles. Ainda no pier, há um cartaz sinalizando os pontos turísticos e restaurantes de cada estação (coloquei esse cartaz logo acima!), então rola planejar antes para onde se vai.

Costa da Lagoa Floripa

Mas, se errar o ponto ou estiver em dúvida de onde descer, não se preocupe: é possível ir de um ponto a outro com uma caminhada. O trajeto de barco é longo: leva quase uma hora do ponto da Lagoa até o último ponto na Costa. Até o ponto 16, levou cerca de 40 minutos. Os barcos variam de tamanho, mas geralmente são médios, então não balançam muito. Achei bem tranquilo. Ah! Quando estávamos voltando, havia uma fila enorme para pegar o barco na nossa estação, e ficamos com receio de ficarmos espremidos no barco ou até termos que esperar uma hora pelo próximo. Poucos instantes depois apareceu outro barco, então parece que eles colocam mais barcos para rodar se necessário, de acordo com a demanda.

Barco Costa da Lagoa

Pensa numa mocinha feliz em um domingão ensolarado!

Como fomos para lá sem ter escolhido antes o restaurante onde almoçaríamos, optamos por descer no ponto 16, por ser o que possui uma variedade maior de restaurantes. No fim, nos agradamos de um restaurante naquele ponto e decidimos ficar por ali mesmo.

 

Restaurantes da Costa da Lagoa

Restaurantes do ponto 16

 

Como chegar à Costa da Lagoa por trilha

Para se chegar de trilha até a Costa da Lagoa, há duas opções: partir do Canto do Moreira, que fica na Estrada Bento Manoel Ferreira, no bairro de Ratones, no Norte da Ilha (acessível pela SC-401, que vai para o Norte da Ilha), e caminhar por 3 km, ou pelo Canto dos Araçás.

O Canto dos Araçás é um bairro logo abaixo da Costa da Lagoa, também em contato com a Lagoa da Conceição. A trilha tem 8 km de dificuldade média e sai de um ponto próximo ao ponto 3 de parada do barco. Lá os carros ainda chegam, então dá para ir até lá de carro pela Rua João Henrique Gonçalves e estacionar o carro perto desse ponto para então começar a trilha. E dá para ir até esse ponto de barco, claro. Ah! Há uma linha de ônibus que chega no Canto dos Araçás. Ela sai do TILAG, o Terminal de Integração da Lagoa da Conceição, e se chama Canto dos Araçás.

Restaurantes na Costa da Lagoa – Restaurante Cachoeira

Almoçamos no Restaurante Cachoeira. O carro chefe dos restaurantes na Costa da Lagoa, como não poderia deixar de ser, são os frutos do mar. Por isso mesmo, imaginamos que o cardápio não iria variar tanto de um restaurante para o outro, então combinamos que pararíamos na primeira opção que nos agradasse. Recomendo o Restaurante Cachoeira! O atendimento foi cordial a todo o tempo, a vista dispensa comentários – na verdade, há até um ambiente interno para quem não deseja ficar ao ar livre, além das mesas com guarda sol no píer que avança sobre a Lagoa -, a comida estava saborosa e bem preparada e achamos o preço super ok.

Pedimos uma tainha grelhada para duas pessoas (para quem não sabe, a tainha é um dos peixes mais abundantes na costa catarinense, e, por isso mesmo, considerada quase um patrimônio do nosso lindo litoral). O prato veio com uma quantidade de comida suficiente realmente para duas pessoas que comem bem – nem mais, nem menos.

restaurante-costa-da-lagoa

Tainha grelhada com pirão, farofa, arroz e batata frita

 

Costa da lagoa Floripa

Gente, essa vista!! Sei lidar não

 

Quanto tempo ficar na Costa da Lagoa

Além das vistas lindas (sério, que lugar de paz… Poderia ficar o dia inteiro ali, só admirando) e dos restaurantes, há algumas atrações na Costa. Nossa ideia era ir a pé pela calçadinha que cruza o bairro todo até essas atrações, mas surgiu um compromisso naquele dia e não deu tempo. Terei que voltar! Aliás, essa é uma questão que é importante ter em mente: por envolver uma trilha ou barco demorados, o rolê da Costa da Lagoa, dependendo de quanto tempo tu gastar na refeição e nas atrações, pode facilmente levar o dia inteiro.

Então, caso deseje conjugar esse passeio com outros no mesmo dia (como um passeio na Lagoa), recomendo que se pegue o barco bem cedinho, por volta das 8 da manhã, para ter tempo de passear pela Costa, almoçar cedo (não pegamos fila nem restaurantes lotados, e fomos em um domingo de sol – mas acredito que na alta temporada as filas possam acontecer) e voltar em um barco no começo da tarde para curtir o centrinho da Lagoa. Ou inverter e pegar um barco ao meio dia  e voltar no final da tarde.

O que fazer na Costa da Lagoa

Atrações na Costa da Lagoa

A calçadinha que liga os pontos da Costa não é logo à beira da Lagoa: é preciso se afastar alguns metros dela, subindo alguns degraus, no caso da parada 16. Ali perto do ponto 16, ao redor dessa estradinha, havia mais alguns restaurantes simples e uma lojinha super legal de souvenirs. Não fomos adiante, mas sei que por ali fica uma cachoeira. Também fica ali a igrejinha dessa foto. Ou seja, é mesmo um dos pontos principais de parada. Outro atrativo da Costa da Lagoa é o engenho de farinha do século XIX, no ponto 8 (Floripa é cheia deles!).

o que fazer em Floripa

Ruazinha que liga as partes da Costa da Lagoa

Costa da Lagoa

 

Preços Restaurante Cachoeira

Preços do Restaurante Cachoeira. Motivo das unhas cor Avatar: usei esmalte azul durante uma semana e tirei naquela manhã hahahah

Menu Restaurante Cachoeira

Preços restaurantes Costa da Lagoa

Restaurantes na Costa da Lagoa

Cardápio Restaurante Costa da Lagoa

Cardápio Restaurante Cachoeira Costa da Lagoa

Monte as tuas viagens aqui:

Agora que já sabes tudo sobre a Costa da Lagoa, em Floripa, queres ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para a tua próxima viagem! TU NÃO VAIS PAGAR NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

Hotel ou apartamento: reserve a tua hospedagem por este link aqui no Booking.

Aluguel de carro: reserve aqui. O site irá buscar os melhores preços dentre diversas locadoras.

Seguro Viagem: faça o teu pela Real Seguros aqui ou pela Seguros Promo aqui – neste, utilize o cupom de desconto MAPANAMAO5, exclusivo para nossos leitores, e ganhe 5% de desconto. Saiba tudo sobre seguro neste link aquiPreços ótimos de acordo com nossas pesquisas. Agora, viajas mais de uma vez por ano para o exterior? Então este plano é mais convidativo.

Chip para celular: adquira o teu chip neste link e chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando por este link aqui do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Maravilha né? E leia aqui tudo sobre o Chip Easysim4U, inclusive sobre os motivos pelos quais ele vale a pena.

Passeios e atrações pelo mundo afora: pesquise, compre e evite filas clicando aqui ou aqui se preferir pesquisar pela Tiqets.

Câmbio (compra de moeda): neste link aqui, podes encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira e ainda fazer uma proposta para a agência de câmbio. Confira!

Passagens aéreas: confira no Passagens Promo e fique de olho nas promoções:

Acompanhe o Mapa na Mão:

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Espero que tenham curtido conhecer mais um cantinho lindo de Floripa! Me conta: já conhecia a Costa? Ficou com vontade de conhecer?

 

 

 

 

 

 

Podes salvar este texto no teu Pinterest para futuras consultas sobre a Costa da Lagoa em Floripa, pinando a foto abaixo:

lagoa da conceição Florianópolis

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.