o que fazer em Olinda em 1 dia

O que fazer em Olinda em 1 dia a pé: mais de 16 atrações

publicado em: 22/12/2021 atualizado em: 27/01/2022

Esta graça de cidade possui um centro histórico que vale a pena. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e de grande valor histórico e cultural. Saber o que fazer em Olinda em 1 dia vai ter ajudar a preparar um roteiro bem bacana e aproveitar o melhor deste lugar fofo.

Nós fizemos um bate-e-volta de Porto de Galinhas e aproveitamos um dia a pé em Olinda. Conhecemos o melhor do centro histórico e claro que vou te contar aqui. E além disso, vou te deixar outras dicas também como onde ficar, o que levar, como chegar e outras mais. É que eu quero que a tua viagem seja perfeita! Gruda aqui comigo!

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Porto de Galinhas

🌎 SEGURO VIAGEM: querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão 🌎

Onde ficar em Olinda

Antes de falar o que fazer em Olinda em 1 dia, eu quero te sugerir que olhes a hospedagem ao iniciar o planejamento, porque ela é uma cidade turística, em uma região turística. Assim, com antecedência, vais encontrar mais opções e valores melhores.

Nós ficamos em Porto de Galinhas. Mas vou fazer assim. Vou te deixar sugestões em Olinda e sugestões em Porto de Galinhas, caso tu queiras fazer como nós, beleza?

Aproveita e confere o vídeo a seguir que fiz com as dicas de Olinda. Veja as imagens:

Onde se hospedar em Olinda

Outras hospedagens em Olinda

Onde se hospedar em Porto de Galinhas

Perto do centrinho

  • Pousada Bella Maré: com nota 9,1, ela fica no centrinho e a 100 metros da praia. Clique aqui para verificar.
  • Pousada Jangada: nota 9,1, a 500 metros do centro e 200 da praia. Clica aqui e dá uma olhada.
  • Pousada Residencial Porto de Galinhas: nota 8,5, a 400 metros do centro e 350 da praia. Dá uma espiada aqui.
  • Pousada Quatro Estações: nota 9,2, no centro e a 300 metros da praia. Clique e confira.
  • Pousada Tabajuba: esta está um pouco mais longe do centrinho, a 2,4 km, mas fica na beira do mar e tem nota 8,8. Olhe aqui.
  • Agora, caso queiras olhar mais opções, clique aqui. Use os filtros que desejar e não esqueça de olhar a localização, as avaliações dos hóspedes e as fotos.

Praia de Maracaípe

Como te contarei mais abaixo, a Praia de Maracaípe é mais tranquila que a de Porto de Galinhas e também possui uma vila com estrutura. Caso estejas de carro, fica fácil ir para o centrinho. E também é possível utilizar o Uber. Então, é mais uma opção de onde ficar:

Resort em Muro Alto ou Praia do Cupe

Bom, caso queiras ficar em um lindo resort, muitos all inclusive e com atrações e estrutura bem legais, claro que vais pagar mais por isso. Mas é uma opção bem legal para as férias:

Outras hospedagens em Porto de Galinhas

🚗 CARRO: Uma forma interessante de curtir esta região é de carro. Caso tu não vás de carro próprio, pense em alugar um carro aqui e aproveite a viagem! 🚗

O que fazer em Olinda em 1 dia

Bom, como já te contei, nós estávamos em Porto de Galinhas e resolvemos passar um dia em Olinda porque eu queria muito conhecer o centro histórico.

Fomos com nosso carro alugado até lá, estacionamos no ponto de partida que já te conto a seguir, e partimos para conhecer tudo caminhando. E agora, claro que vou te deixar o meu roteiro aqui para que tu curta bem este centro que parece ter parado no tempo.

Antes de te contar o que fazer em Olinda, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão? É só colocar o teu e-mail a seguir:

Igreja de Santa Cruz dos Milagres

Nós estávamos de carro alugado e depois vou te deixar um link que faz buscas em várias locadoras e com preços bem legais. Então, estacionamos o carro na rua de traz da igreja, porque ali havia bastante vagas e gratuitas. A Igreja de Santa Cruz dos Milagres é pequena e singela, construída no Século XIX. Ela estava fechada, não deu para ver por dentro. Mas pelo que percebi em alguns vídeos, ela também é simples por dentro, parece uma capelinha.

  • Endereço: Travessa Cruz dos Milagres, s/n. A rua da praia se chama Rua Manuel Borba
  • Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, mediante solicitação à zeladora que mora ao lado da igreja

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Maragogi de dia e de noite

igreja de Santa Cruz dos milagres

Praia dos Milagres

E bem ao lado da Igreja de Santa Cruz dos Milagres está a Praia dos Milagres. É gostoso caminhar pela orla e sentir a brisa do local, porque olha, como estava calor naquele dia. Também é ali que moradores se reunem para um banho de mar. Eu não achei o mar tão atrativo para banho, e também achei muito agitado, com som alto e tal, mas é bonito para ver.

LEIA TAMBÉM: como evitar furto de mala em aeroportos

praia dos milagres

Mercado Eufrásio Barbosa

Este mercado também entrou, em 1968, na lista de obras protegidas pelo patrimônio histórico da humanidade. Ele foi alfândega real nos séculos XVII e XVIII. Hoje ele abriga galeria de arte, loja de artesanato, livraria, café. No galpão principal havia exposição dos bonecos do carnaval de Olinda. Eles saem para fora na época do carnaval.

  • Entrada gratuita
  • Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h
  • Endereço: Largo do Varadouro
  • Museu do Mamulengo: funciona dentro do mercado e possui taxa de visitação de R$ 4. Abre de segunda a sexta das 9h às 17h

LEIA TAMBÉM: mala para viagem: a bagagem feminina perfeita

Mercado Eufrásio Barbosa
Mercado Eufrásio Barbosa

Aí acima, bonecos de Olinda expostos no mercado.

Rua XV de Novembro

Caminhando do Mercado Eufrásio Barbosa chegarás em 2 minutos na Rua XV de Novembro, uma ladeira com casarões históricos e que não pode ficar de fora do teu roteiro de o que fazer em Olinda em 1 dia. Logo já no início dela, onde fica a Igreja São Sebastião, já vais avistar as casas coloridas tão típicas do lugar.

E como te falei, nesta rua encontramos a Igreja São Sebastião, construída em estilo rococó, no século XVII e a Câmara Municipal bem ao lado, azul e amarela. Inicie a caminhada ali e suba a ladeira até o Mosteiro de São Bento. Mas vá apreciando os detalhes das construções coloridas e charmosas, combinado? Repare na Pousada Encantos de Olinda, hehehe, uma fofura!

LEIA TAMBÉM: 14 dicas de economia em viagens

Igreja São Sebastião Olinda

Aí acima está a Igreja São Sebastião e ao lado, a Câmara Municipal.

Mosteiro de São Bento

Preste atenção no horário de funcionamento, porque passamos bem no horário do almoço, quando ele é fechado. Mas voltamos no final do dia porque eu queria muito conhecer o mosteiro por dentro. E ele possui um altar lindíssimo, folheado a ouro. É considerada a instituição religiosa mais rica da cidade. Então, não deixe de fora da lista de o que fazer em Olinda em 1 dia, beleza? Ah, aos domingos a missa é celebrada com canto gregoriano.

Grudadinho da igreja há uma construção que já foi escola de direito. Quem estudou lá, por exemplo? Rui Barbosa, Castro Alves e outras celebridades.

  • Endereço: Rua de São Bento
  • Entrada gratuita
  • Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 18h

LEIA TAMBÉM: como ter uma viagem de avião mais confortável

o que fazer em Olinda
mosteiro de São Bento

Olha aí acima como o altar é bonito.

Rua São Bento – o que fazer em Olinda em 1 dia

Mais uma rua cheia de charme e de bonitos casarões. Logo no início, bem próximo do Mosteiro de São Bento, vais encontrar a Prefeitura Municipal de Olinda. Esta construção já foi Palácio dos Governadores. Ela abre para visitação, mas quando fomos estava fechada.

Caminhe 1 minuto para encontrar um sobrado azul e branco que é a casa de Alceu Valença. Há uma plaquinha discreta indicativa em cima da porta.

rua de São Bento
prefeitura municipal de Olinda

Acima, a Prefeitura Municipal – o que fazer em Olinda

casa de Alceu Valença

Aí acima é a casa de Alceu Valença.

Praça João Alfredo

Desça um pouco mais a Rua São Bento e caminhe para a Rua 27 de Janeiro, mais uma rua do centro histórico com casinhas coloniais fofas. E ali, nesta rua, vá até a Praça João Alfredo. Ali na praça aproveitamos para sentar um pouco num banco embaixo da sombra de árvores. É uma pequena praça com casas coloridas bem bonitas ao redor.

E na praça fica a Igreja de São Pedro que estava em reforma e não pudemos visitar. Ela é a mais antiga da Arquidiocese de Olinda e Recife.

E em frente à praça encontramos o Sobrado Mourisco, um casarão de dois andares e de arquitetura mourisca. Este tipo de arquitetura é um estilo dentro da arquitetura islâmica que se desenvolveu no mundo islâmico ocidental. O termo “mouro” é usado para designar os muçulmanos habitantes das regiões islâmicas ocidentais. O sobrado possui varandas de madeira e é colorido. D. Pedro II e Tereza Cristina se hospedaram no local em 1859.

sobrado mourisco

Este aí acima é o Sobrado Mourisco.

igreja de São Pedro Olinda

Acima, Igreja de São Pedro.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Caminhe 4 minutos da atração anterior para chegar até a Igreja do Carmo, a primeira igreja da ordenação das Carmelitas nas Américas. Ela fica no alto de uma colina e possui uma escadaria bem em frente. Confesso que estava morta de preguiça de subir até lá e não a conhecemos por dentro. Ah, mas também, né, estava muito quente naquele dia. Caso tu vás, me conte aqui nos comentários se valeu a pena, heheh. É uma igreja com arquitetura barroca, duas torres e uma cruz bem em frente.

A sua construção iniciou por volta de 1580 e bem em frente fica a Praça do Carmo com alguns coqueiros. Pela sua importância histórica não pode ficar de fora do teu roteiro de o que fazer em Olinda em 1 dia.

  • Endereço: Praça do Carmo, s/n
  • É cobrada uma taxa (ouvi algo em torno de 4 reais) para visitá-la
  • Horário: de terça a sábado, das 9h às 17h
o que fazer em Olinda em 1 dia

Convento de São Francisco

Caminhe 7 minutos e chegue ao Convento de São Francisco. Nós não conseguimos entrar porque iria ocorrer um casamento bem naquele dia. O segurança deixou a gente espiar e, olha, ele é lindo! Ele possui murais de azulejos vindos de Portugal.

Este é o convento franciscano mais antigo do Brasil. Na construção vemos a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, a sacristia e o claustro. Em frente ao convento vais avistar o Cruzeiro de São Francisco.

  • Endereço: Rua de São Francisco, 280
  • Horário: de segunda a sábado, de 9h às 12h30 e das 14h às 17h30
  • Entrada: R$ 3,00
convento de São Francisco
convento de São Francisco em Olinda

Estes painéis de azulejo são lindos.

Catedral da Sé – o que fazer em Olinda em 1 dia

Caminhe 3 minutos e chegue até a Catedral da Sé ou Matriz de São Salvador do Mundo. Ela fica no Alto da Sé, o ponto mais alto de Olinda. Esta região não pode ficar de fora da tua lista de o que fazer em Olinda em 1 dia. A construção da igreja iniciou em 1548. Sua atual fachada é em estilo colonial maneirista.

Agora, não deixe de entrar na catedral e sair para o mirante que fica na lateral. A vista de lá é maravilhosa! Tu vais avistar o mar, coqueiros e algumas construções. Imperdível!

  • Endereço: Alto da Sé, s/n
  • Horário: todos os dias, das 9h às 17h
  • Entrada gratuita
mirante da sé

Na foto acima, o mirante ao lado da igreja.

Feira e Mercado de Artesanato

Bem em frente à Catedral da Sé há umas tendas onde ocorre uma feira com lembrancinhas, produtos de praia, roupas. Descendo uma pequena escadaria vais encontrar o Mercado de Artesanato Sílvia Pontual. Ali também vais encontrar roupas, chapéus, lembrancinhas, enfim, artesanato. Atrás do mercado há também uma vista do mar e de uma parte da cidade bem legal.

E mais adiante, bem ao lado do Mercado de Artesanato ainda encontrei umas barraquinhas com tendas amarelas com lanches. Tapiocas, frutas, sucos. Que tal uma paradinha para um lanchinho?

  • Endereço: Rua Bispo Coutinho
  • Horário: das 9h às 18h

Que tal assistir ao meu vídeo com dicas de Porto de Galinhas? Aproveite:

Uma forma interessante de curtir esta região é de carro. Caso tu não vás de carro próprio, pense em alugar um carro aqui e aproveite a viagem!

Ladeira da Sé

Bem em frente à Catedral da Sé fica a Ladeira da Sé. Acabamos não descendo por ela, porque optamos por descer a Ladeira da Misericórdia que te conto a seguir. A Ladeira da Sé é famosa por encher de foliões no carnaval. É uma ladeira calçada de pedra, mas confesso que pelo que pesquisei, a da Misericórdia possui casarões mais bonitos.

Então, se for para escolher por onde descer, desça por aquela, mas se estiveres menos cansado que eu e quiser descer um pedaço e subir novamente, fica aqui para incrementar a lista de o que fazer em Olinda em 1 dia.

Igreja da Misericórdia

A Coroa Portuguesa ordenou a construção desta igreja que iniciou em 1540. O púlpito tem as insígnias da Casa D’Áustria e é feito em talha dourada. Infelizmente não conseguimos entrar porque ela estava em reforma.

  • Endereço: Rua Bispo Coutinho, s/n, Alto da Sé
o que fazer em Olinda

Ladeira da Misericórdia

O nome é sugestivo, hahahahah, é uma ladeira bem íngreme. Mas ela possui uma escadaria na calçada, então, dá para encarar. E tudo o que sobe tem que descer, né? Nosso carro estava lá no ponto de partida, lembra, não dava para escapar. Mas as ladeiras fazem parte do roteiro de o que fazer em Olinda em 1 dia, então, aproveite! Além do mais, ao descer a gente vai avistando os casarões coloridos e é bem legal.

E aqui vai a minha dica: como esta é a ladeira mais íngreme da cidade, faça como nós e deixe para descer por ela, ao invés de subir, porque para descer, todo santo ajuda né?

ladeira da misericórdia

Quatro Cantos

Lá no final da ladeira, na parte baixa, encontramos o encontro de quatro ruas e por isso o lugar é chamado de Quatro Cantos, porque são quatro cruzamentos. Ali é ponto de encontro de blocos de carnaval e nas proximidades há bares, cafés, restaurantes. Para não ter erro é o encontro da Ladeira da Misericórdia com a Rua Prudente de Morais.

Fizemos um lanchinho no Estação Café, bem perto do cruzamento.

Mercado da Ribeira – o que fazer em Olinda em 1 dia

O Mercado da Ribeira fica na continuação da Ladeira da Misericórdia, um pouco depois do cruzamento Quatro Cantos, e é mais um lugar com lojas de artesanato e outros produtos. Na primeira loja do lado direito de quem olha da rua comprei ímã de geladeira e uma canga de Olinda com um senhor muito querido, proprietário da loja. Conversamos por um tempo, hehehe.

mercado da ribeira

Onde fica Olinda

Olinda fica no estado do Pernambuco, a 10 km de Recife, a capital do estado. Nós fizemos um bate-e-volta de Porto de Galinhas, onde estávamos passando uns dias. Ela fica a 71 km de distância de Porto de Galinhas.

O que levar – o que fazer em Olinda em 1 dia

Para aproveitar da melhor forma este roteiro de o que fazer em Olinda à pé, vá com:

  • Roupa muito confortável;
  • Calçado igualmente muito confortável. Dê preferência para o tênis e evite sandálias que possam escorregar. Salto, nem cogite. Há ladeiras e ruas de pedra.
  • Se fores na primavera ou no verão, saibas que será muito calor. Então, leve um boné ou chapéu, água, protetor solar e roupa bem fresquinha.

Como chegar em Olinda

Hospedado ou não em Olinda, a cidade mais próxima com aeroporto é Recife. Então, vou te contar algumas formas de chegar até lá.

De carro

Nós optamos por ir de carro. Alugamos um carro aqui e ficamos com ele durante toda a nossa viagem por Porto de Galinhas, Maragogi e região. A partir de Porto de Galinhas percorremos pela PE-009 e depois pela BR-101. De Recife podes pegar a PE-001 para chegar no centro histórico de Olinda.

De ônibus

Podes ir de ônibus de Recife a Olinda pegando o circular 910 (Piedade/Rio Doce) e descendo próximo à Praça do Carmo. A viagem dura aproximadamente 45 minutos e a passagem custa R$ 4,10.

De excursão

Podes fazer uma excursão que inicia em Recife e termina em Olinda. É um tour guiado de 10 horas e sai de Boa Viagem ou Piedade. Confira mais detalhes e valor aqui.

E caso tu estejas em Porto de Galinhas, como nós, podes fazer esta excursão saindo de lá e visitando Recife e Olinda. É um tour guiado de 11 horas. Clique aqui e confira.

Uber – o que fazer em Olinda em 1 dia

Podes ainda ir de Uber de Recife a Olinda. A viagem dura aproximadamente 17 minutos, mas vais pagar por volta de R$ 35 reais só ida.

Então, gostou destas minhas dicas de o que fazer em Olinda em 1 dia? Esqueci algo muito interessante? Conta aí nos comentários para ajudar outros viajantes e a mim também.

Abraço!

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Curtidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts RelacionadosVoltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.