Skip to main content

Roteiro de 10 dias pela Itália

Já tínhamos ido a Europa algumas vezes, mas a Itália ia ficando para depois. Até que para janeiro/fevereiro de 2014 surgiu uma promoção na TAP, que nos possibilitou fazer uma viagem para Portugal, com direito a stopover (e neste post explicamos o que é o stopover que te possibilita ir a mais de um lugar sem pagar nada a mais por isso) em Roma. Passagens compradas, até porque com promoção não se brinca, não é mesmo, hehehehe, surgiram as dúvidas:  e agora, ir para onde na Itália com tanto lugar bonito? Montamos nosso passeio que deixo neste post como uma sugestão de roteiro de 10 dias pela Itália.

Paradinha básica em Lisboa:

Bem, como a TAP é uma empresa aérea portuguesa, seus voos partindo do Brasil pousam em Portugal para conexão para outros países. Eis aí a oportunidade de conhecer mais de um lugar sem pagar nada a mais por isso (dê uma olhadinha no post que indiquei ali acima sobre o stopover para começar a usar esta ferramenta também e economizar nas suas viagens). Ao invés de uma simples conexão, resolvemos ficar 4 noites em Lisboa para conhecer também um pouco desta cidade que ainda não conhecíamos. Foi o suficiente para nos apaixonarmos e voltarmos lá novamente neste ano de 2016. Nesta viagem a Portugal, ficamos por Lisboa e tiramos um dia para ir até Sintra (neste post contamos um pouco deste dia).

E para economizar ainda mais, alugamos apartamento, o que sai muito mais em conta em Lisboa. Mas se quiseres escolher um hotel, clique aqui, escolha e reserve.

Quatro noites bem aproveitadas em Portugal, hora de pegar o voo rumo a Roma.

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: 10 motivos para ir à Europa

Roteiro de 10 dias pela Itália

Roma:

Na Itália ficamos um total de 9 noites nesta viagem. Em Roma, nossa primeira parada, ficamos 3 noites neste hotel que indico, porque a hospedagem em Roma costuma ser bem salgadinha, e neste encontramos preços aceitáveis.

Tivemos o azar de pegar muita chuva em Roma, mas depois de conhecermos as atrações tradicionais de lá, como o Coliseu, o Fórum Romano, a Fontana di Trevi, o Vaticano e seu Museu, o Arco de Constantino e tomar bastante gelato, alugamos um carro no nosso último dia, até porque Roma é bem servida de transporte público e não precisa de carro para andar por ela, e no quarto dia na Itália, bem cedo, partimos rumo a Veneza.

Sobre Roma, indico este post da Diana do blog Contramapa com 10 lugares a visitar em Roma que vai te ajudar na montagem do teu roteiro por lá.

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: Roteiro de 1 dia em Mônaco

Veneza:

De Roma a Veneza andamos 526 km de carro em aproximadamente 4 horas de viagem. A estrada é muito boa e os pedágios uma fortuna (exageros à parte, gastamos quase o valor do combustível de pedágio, mas a estrada é de primeiríssima qualidade, nem vamos reclamar tanto). Veneza era um sonho de infância e não podia ficar de fora da nossa primeira vez neste país em forma de botinha. Isto contribuiu para a definição do roteiro pela Itália. Em Veneza ficamos 2 noites, ou melhor, dormimos neste hotel em Mestre, que é vizinha de Veneza e com preços bem melhores, por ser na parte continental.

De Mestre pegamos ônibus urbano em uma parada próxima ao hotel para irmos até a estação do vaporetto (próximo à Piazzale Roma). O vaporetto nos levou até Veneza. E em Veneza caminhamos pelas ruas e calçadas, encantados com tanta beleza, tanta construção antiga e linda e pelos canais que são para mim de uma beleza indescritível. Sem dúvida, um dos lugares mais lindos por onde andei.

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: Roteiro de 1 dia em Montserrat

Verona:

No nosso sexto dia na Itália, partimos cedo para Verona, que fica a 115 km de Veneza. Em Verona, dormimos 1 noite neste hotel. Como chegamos cedo por lá, fizemos o check-in e aproveitamos este mesmo dia para conhecermos o centro histórico de Verona, não deixando de fora a Casa de Julieta, a Arena de Verona e a Ponte de Castelvecchio.

Clique e veja mais opções de hospedagem. É só escolher e reservar, caso não queiras dormir onde ficamos.

Firenze (Florença):

Sétimo dia, hora de partir cedo rumo a Florença, que fica a 234 km de Verona. Em Florença dormimos 2 noites neste hotel. Conhecemos o centro histórico e para mim, quatro atrações imperdíveis são o Duomo de Florença, que é a Catedral de Santa Maria del Fiore, a Ponte Vecchio (juro, esta ponte não existe de tão linda!) e o seu rio, os museus ao ar livre e caminhar pelas ruas charmosas com seus bistrôs, lojinhas e construções lindíssimas.

Aqui deixo mais opções de hospedagem em Firenze. Clique, escolha e reserve.

Luca e Pisa:

Como Luca e Pisa ficam a aproximadamente 1 hora de Florença, fizemos um bate-e-volta somente para conhecer. Em Pisa, fomos apenas na torre – aquela que foi o erro de engenharia que mais deu certo na história, eu acho, eheheh, senão, o que seria daquela cidade? E Luca é uma cidadezinha medieval que é um escândalo de tão graciosa (não deixe de ir). Caso opte por dormir em Pisa, clique aqui e veja opções de hotéis.

o-que-fazer-em-italia-pisa

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: 5 lugares imperdíveis em Paris

San Gimignano:

No nono dia na Itália, saímos de Firenze para Siena, mas no caminho, uma paradinha estratégica em San Gimignano. Já contei que tenho uma certa queda por cidades históricas e medievais? Bom, talvez seja por isso que San Gimignano teve de entrar na roda também nesta viagem, apesar do tempo exíguo. E não é que acertamos na escolha? San Gimignano é linda demais! Não me arrependo de ter ido, embora ela estivesse um pouco vazia pelo frio que fazia.

De Florença a San Gimignano são aproximadamente 60 km. Caso queira dormir em San Gimignano, clique aqui e reserve.

Siena:

De San Gimignano viajamos para Siena que é pertinho, 52 km. Siena foi nosso último ponto de parada, onde dormimos 1 noite. Aproveitamos para conhecer Siena no restante daquele dia, pois no dia seguinte acordamos bem cedo para viajarmos até Roma, que está a aproximadamente 220 km de Siena, para pegarmos nosso voo de volta ao Brasil no final do dia, com conexão em Lisboa.

Clique aqui para escolher e reservar seu hotel em Siena.

VAIS CURTIR LER TAMBÉM: O que fazer em Carcassonne

E esse foi nosso roteiro de 10 dias pela Itália que eu recomendo (apesar de que foi corrido e até sugiro mais tempo por lá) pois Roma é linda demais e com muitas atrações para conhecer, Veneza é um sonho em forma de cidade e a Toscana é uma poesia, não uma região. A Itália, de fato, nos surpreendeu e temos muita vontade de voltar.

Se tens pretensão de ir para lá, mas ficas em dúvida na hora de montar seu roteiro, este aqui fica como uma sugestão, pois imagino que deva ter muito lugar maravilhoso neste país.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Agora que você já tem uma sugestão de roteiro de 10 dias pela Itália, quer ir e não gastar muito? Nós podemos ajudar disponibilizando os links abaixo que vão ser úteis nesta tarefa:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking (neste post mostramos como escolher hospedagem).

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste post.

Fez algum roteiro inesquecível pela Itália? Conte nos comentários para eu babar e sonhar…

Olha só que legal este guia com roteiros por Roma e muitas outras dicas!

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

roteiro de 10 dias pela Itália

SalvarSalvar

23 thoughts to “Roteiro de 10 dias pela Itália”

    1. Sim, esta foi uma das mais cansativas viagens que fizemos, mas na época era o tempo que tínhamos de férias. Com certeza quero voltar e colocarei menos cidades ou mais dias, ehehehehe. Abraço.

    1. Pagamos aproximadamente 2000 com taxas. Fizemos stopover, que permite parar em outra cidade ou país com uma única passagem. Como funciona: no site da TAP, pois esta viagem fizemos pela TAP, selecionar vários destinos, ou múltiplos destinos, por exemplo, e ir preenchendo, ex: dia 01 de Guarulhos a Lisboa, dia 06 de Lisboa para Roma, a volta, dia 16 de Roma para Lisboa e dia 16 de Lisboa para Guarulhos (aí, como já é volta, seria conexão).

  1. Nossaaaa! Fiquei impressionada com o custo desse pedágio, genteeee!!!

    Se bem que a gente sabe: a Itália não é um destino muito baratex. Mas essas imagens já justificam tudo!!! 🙂

  2. Adorei seu roteiro pretendo ir em agosto de 2017 para comemorar 25 anos de casamento,pretendemos ficar 10 dias, será que é possivel conhecer vários lugares? estive,ano passado em Paris e Lisboa, amei em Lisboa alugamos um carro e fomos a Sintra, Cascais, Coimbra, Santuário de Fátima e praia de Mira, foi inesquecível, dessa vez vamos ao Porto.

    1. Oi Andrea, tudo bem? Vocês vão para Portugal ou Itália? Este meu roteiro é justamente de 10 dias pela Itália. Foi bem legal, mas, bem corrido também, pois conhecemos vários lugares. Eu sugeriria tirar alguma cidade para não ficar tão corrido. Agora, se és do tipo que adora conhecer o máximo possível, dá para seguir este roteiro e conhecer tudo também em 10 dias. Mas se vais para Porto, aí não vou poder ajudar muito, pois ainda não fui para lá. Fui para Lisboa duas vezes e quero muito ir um dia a Porto. Qualquer coisa, estou aqui para ajudar. Beijos.

  3. Que delicia de viagem e roteiro. Quanto custa uma viagem desta no total, considerando todos os gastos. Eu fiz um roteiro de 23 dias entre Portugal e Italia, mas os meus cálculos está ficando em torno de 24.000 para 2 pessoas. É isso mesmo? 🙂

    1. Olá Mônica, tudo bem? Então, é muito relativo mensurar os custos de uma viagem, pois depende de vários fatores. Esta viagem para a Itália já fizemos há algum tempo, então, não recordo com exatidão o valor por pessoa. No entanto, neste post: https://mapanamao.com.br/2016/07/10/quanto-custa-viajar-para-a-europa-parte-i/ detalhamos os custos de nossa viagem para a Europa em 2016, que ficou em torno de 7 mil reais por pessoa, mas, claro, em um viagem bem econômica. Penso que dá para gastar este valor que estás pensando, claro, se fizeres boas pesquisas de hotéis, utilizares transportes públicos e economizares bem com alimentação. Sugiro também a leitura deste post sobre dicas de economia: https://mapanamao.com.br/2016/03/25/14-dicas-de-economia-em-viagens/. Grande abraço e boa sorte!

  4. Nossa familia…. como vocês conseguiram ver tudo isso em 10 dias???? Pouco tempo para muita coisa
    rs
    Mas vcs passaram pelos pontos tradicionais do norte/centro Itàlia. O paìs é muito lindo, não?
    hehehehe

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: