Logo Mapa Na Mão

O que fazer em Pisa, Itália – as 15 melhores atrações

publicado em: 13/03/2020 atualizado em: 21/05/2020

Pisa é famosa por sua torre inclinada. E há quem diga que há somente este monumento a se conhecer na cidade. No entanto, ela desempenha uma forte importância econômica e cultural na Itália e possui outros atrativos interessantes a incluir no roteiro de o que fazer em Pisa. E vou te mostrar aqui o que há de melhor na cidade de Galileu e da arte.

* Publipost

Querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão.

Antes de o que fazer em Pisa, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Sei que vais amar ler também este roteiro que fiz de 10 dias pela Itália de carro. Fica como sugestão. Abre em outra aba para ler depois. Acho que vai te ajudar na tarefa de escolher o que conhecer neste país em forma de bota.

O que fazer em Pisa – as melhores atrações

Te convido agora a descobrir o que esta cidade vibrante tem além da Torre Inclinada. Vamos nos apaixonar juntos?

E caso queiras conferir passeios guiados, tickets e entradas, excursões e mais atrações, confira no site da Musement.

Praça Duomo

A parte mais importante, o centro mais movimentado de Pisa, embora não faça parte do centro histórico, é a Praça Duomo. É nela que estão os quatro monumentos reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Esta praça é também conhecida como a Praça dos Milagres ou Piazza dei Miracoli. Ela foi construída entre os séculos XI e XIII.

Vou te contar um pouquinho de cada um destes monumentos que não podem faltar no teu roteiro de o que fazer em Pisa.

A Torre Inclinada

Esta torre é icônica, um dos monumentos mais famosos do mundo. Ela atrai muitos visitantes a Pisa. Suas obras iniciaram em 1174 e duraram quase 200 anos. Ela foi construída para abrigar o sino da catedral. Não repare apenas em sua inclinação, mas na delicadeza e no charme de sua arquitetura. E claro, aproveite para tirar aquelas fotos divertidas. Tens fotos assim? Me envia. Vou amar!

Ela começou a inclinar nas primeiras fases da construção, pois o solo não é adequado para suportar grandes pesos. Esta menina pesa 14.453 toneladas, tem 58m de altura, seis andares e 273 degraus. Para evitar a sua queda, obras de recuperação ocorreram na década de 90.

Para conferir tickets e visitas guiadas à Torre de Pisa, clique e confira.

torre de pisa

Catedral di Santa Maria Assunta

Uma obra arquitetônica muito bela. A fachada é de mármore cinza e branco. Também possui decorações de mármore colorido. A porta é de bronze com desenhos em relevo esculpidos. O interior da catedral, de mármore branco e preto.

Dentro, destaque para o púlpito de oito lados de Giovanni Pisano, apoiado por estátuas que simbolizam as virtudes.

Uma curiosidade. No lado que fica virado para o cemitério, há um bloco de mármore com pequenos buracos. A lenda diz que seriam sinais deixados pela garra do diabo. São chamados, justamente, de garras do diabo. E a lenda ainda diz que o número de riscos varia a cada contada, isto pela variação de tons.

Já que estamos falando de Itália, outro lugar que me surpreendeu foi Milão. Veja aqui o que fazer em Milão e, de repente, inclua esta cidade também no roteiro.

Batistério de San Giovanni

Batistério é um local destino a realização de batismos. Este é o maior da Europa. Possui o mesmo estilo arquitetônico da catedral. Seu projeto foi inspirado no Panteão de Roma e na Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém.

O exterior é muito bonito, combinando com as demais construções do local com seus tons claros. Arcos e colunas cobertas por uma cúpula de azulejos vermelhos.

A cada 30 minutos durante o horário de visitas, funcionários do local fazem sons vocais para que todos apreciem a acústica incrível do batistério.

atrações pisa

Cemitério Monumental – Camposanto

O cemitério foi construído para abrigar os túmulos que se encontravam espalhados ao redor da catedral. Foi o último monumento construído na praça, em 1277. É uma das mais antigas obras medievais cristãs relativas à morte.

Camposanto, pois, segundo a tradição, navios trouxeram terra do Monte Calvário, em Jerusalém, e colocaram ali para que os mortos descansassem em terra santa.

Lungarni – o que fazer em Pisa

Se tem uma coisa que gosto de fazer em várias cidades da Europa é caminhar pelas ruas próximas aos rios. Muitas são um encanto. E os Lungarni , em Pisa, são as ruas que costeiam o Rio Arno. Há construções belíssimas de antigos casarões e palácios dos senhores da época. O rio possui muita importância para a cidade, pois parte da fortuna da região se deu com a antiga República Marítima, que dominou as rotas comerciais do Mediterrâneo. Caminhe, sem pressa…

rio Arno pisa

Palácio Medici

Este palácio é a sede da prefeitura e fica na parte mais conhecida destas ruas que margeiam o Rio Arno. O nome deste local é Lungarno Mediceo.

Igreja Santa Maria Della Spina

Também às margens do Rio Arno está a Igreja Santa Maria Della Spina. É pequena, em estilo gótico, uma graça. Foi construída no século 11. É a construção da foto acima, clara, bem à direita.

Palazzo D’Arte e Cultura Blu

As mostras e exposições do Palazzo Blu encantam e trazem milhares de visitantes ao ano a Pisa. É uma construção muito bonita, azul clara, em frente ao Rio Arno. A entrada é gratuita e podes obter mais informações no site.

Muralhas da cidade

Como isto é algo diferente para nós, brasileiros, também adoro visitar as muralhas de cidades antigas, bem comuns na Europa. As muralhas de Pisa ainda estão bem preservadas e valem uma bela visita. Não esqueça de apreciar também os grande portões monumentais dela.

Piazza Dei Cavalieri

Os edifícios desta, que era o centro do poder da cidade, foram construídos a partir do século 12 e são bonitos. Em português, Praça dos Cavaleiros.

Pallazzo di Cavalieri em Pisa

O Pallazzo di Cavalieri foi construído ainda no século XVI. Atualmente abriga a Universidade de Pisa, uma das mais importantes do país. Antigamente, a construção era a sede da Ordem dos Cavaleiros de Santo Estevão. A arquitetura é deslumbrante.

Corso Italia – o que fazer em Pisa

Sabe aquelas ruas fechadas para carros com muitas lojas e gente caminhando para lá e para cá? É a Corso Italia. Adoro!

Jardim Botânico

O Orto Botanico dell’Università di Pisa foi fundado em 1544 por Cosimo I de Medici. Foi a primeira universidade botânica funcionando em um jardim no continente. Paga-se uma pequena taxa para entrar. Para quem ama natureza, um lugar bem legal.

Espero que tenhas gostado destas dicas. Espero também te ajudar no preparo do roteiro de o que fazer em Pisa. Mas lembre de reservar a hospedagem com antecedência para não restar somente o caro e o não tão bom. Vou deixar sugestões a seguir.

Onde se hospedar em Pisa e região

Podes te hospedar em Pisa e conhecer a cidade com calma. Há várias opções. Clique no quadrinho laranja a seguir. Há filtros para ajudar na procura, como por exemplo, o Preço mais baixo primeiro. Não esqueça de olhar as avaliações dos hóspedes.

Hospedagem em Pisa

Outra opção é se hospedar em Livorno, que fica a uns 30 minutos de Pisa de carro. Livorno é uma cidade litorânea.

Hospedagem em Livorno

E ainda, outra sugestão seria ficar em Florença. Florença é grande, linda e com muitas atrações. Fica a aproximadamente 1h20 de carro de Pisa. Possui uma infinidade de opções de hospedagem. Dá para conciliar os passeios nas duas cidades italianas.

Hospedagem em Florença

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Michela
Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.