Skip to main content

10 maneiras diferentes de curtir a Vila Germânica, em Blumenau

Não tenho dúvida de que tu já ouviu falar da Vila Germânica! Mas aposto que tu sempre achou que a Vila serve apenas para a Oktober, sendo um espaço não usado no resto do ano. Pelo menos era o que eu pensava antes de conhecer Blumenau! Pois tenho uma ótima novidade pra ti: a Vila Germânica oferece lazer e muita gastronomia alemã o ano inteiro! É sem dúvida um dos meus lugares preferidos em Blumenau e, para provar tudo isso que tô te falando, confere essas 10 dicas de coisas para fazer na Vila Germânica de Blumenau:
Ah, eu estive em Blumenau para participar do Blogando no Vale Europeu, e acho que super vale a pena dar uma olhada nos outros posts que fiz sobre a região:

História da Vila Germânica de Blumenau

Na verdade, ao contrário do que eu pensava, a Vila existe antes mesmo da Oktober, só que não como Vila Germânica. Há algumas décadas, o local era ocupado por apenas um pavilhão, que foi sendo ampliado e adicionado de outros pavilhões devido às necessidades da Oktober, até que, em 2006, o Parque Vila Germânica foi construído da forma que conhecemos hoje.

1. Oktoberfest

Óbvio que eu começaria esse post com o uso mais famoso da Vila, né? A segunda maior Oktoberfest do mundo (só perdendo para a original, em Munique, Alemanha) ocorre todos os anos durante 19 dias de outubro desde 1984. E sabia que a festa foi criada para alegrar o povo blumenauense após uma enchente terrível? Legal, né? Acabou virando uma festa da tradição, do respeito à cultura alemã, de união de toda a cidade. Eu adoro a Oktober por ela ser uma festa muito cultural: só toca música em estilo alemão, só é servida comida alemã (tirando um outro prato, haha), muita gente vai vestido de alemão. Várias histórias envolvem a Oktober, como por exemplo o fato de o número de bandinhas alemãs, que vinha caindo, ter se multiplicado freneticamente desde a criação da Oktober!

2. Fazer compras deliciosas no Armazém São Jorge

Gente, é sério. Eu ainda sou uma mera estudante chupinzando o dinheiro dos pais, mas vivo dizendo: meu primeiro salário vai ser muito bem gasto no Armazém São Jorge. Que lugar maravilhosoooooooo! Lá é um armazém pequeno, mas muito bem recheado de produtos regionais e típicos. Lá, é possível encontrar produtos da Alimentos Pomerode (amo!! Já falei deles aqui. Se trata de uma empresa muito típica de Pomerode cujo carro chefe são os queijos fundidos, mas lá no armazém é possível encontrar também geleias mega artesanais!), da Nugali (chocolateria finíssima de Pomerode), além de conservas, biscoitos… Tem até os famosos biscoitos decorados da nossa amada Fluss Haus (que, se tu não sabe do que se trata, tá perdendo tempo pra caramba). Enfim, é visita obrigatória. E não, eu não recebi nem um centavo pra estar puxando o saco deles nesse grau, eu realmente adoro aquele lugar haha

3. Encher a sacola de molhos e conservas no Empório Hemmer

Outro lugar com tendência a aparecer frequentemente na fatura do meu cartão. Só que lá até se torna difícil gastar muito, já que é tudo muito barato! A Hemmer é uma marca blumenauense de conservas e molhos, que, na minha humilde opinião, produz as melhores mostardas da vida e ketchup de qualidade comparável ao da Heinz. Só que, se nos supermercados (pelo menos os aqui do Sul, os amigos paulistas do namorado disseram que em SP é mais caro) os molhos da Hemmer já têm um preço ok, no Empório Hemmer eles são muito baratos! É 1 kg de maionese por 8 reais, gente! Sério, sensacional. Impossível não querer levar algo, até porque a variedade de produtos é enorme. Há todo tipo de molho e conserva.

3. Tomar um café colonial no Café São Jorge:

Caso tu não saibas, tenho uma revelação para te fazer: alemão manda muito bem nas tortas. O que significa que café colonial é algo bem típico em Blumenau! E lá na Vila Germânica há um super legal, com várias opções de doces e alguns salgados por quilo! Adoro buffet de café a quilo, porque dá para pegar só o que está de acordo com a tua fome ou gula, haha. Há também alguns cafés e bebidas quentes à venda. Vale bastante a pena.

4. Comprar roupas para se transformar em Fritz ou Frida

Já Deves saber que muita gente vai à Oktober vestido como um típico alemão colonial, né? Eu tenho a minha roupa de Frida, é claro! Ir à Oktober (e às outras dezenas de festas alemãs que acontecem em SC durante o ano todo) vestido à caráter torna a festa em uma experiência muito mais autêntica! Se tens vontade de ir a várias festas alemãs, vale o investimento! E nas lojinhas da Vila, há roupas de ótima qualidade e lindíssimas!

5. Festitália

Dá para acreditar que, nos meses de julho desde 1994, rola, na terra alemã, uma ótima festa tipicamente italiana? Tenho muita curiosidade sobre essa festa, mas já ouvi falar super bem dessa festa. Até porque desconheço mesmo festa que fique ruim tendo a culinária italiana hahaha! Acho que vale dar uma chance aos italianos na terra dos alemães, hein? Mais infos aqui.

 

6. Comer comida alemã de ótima qualidade o ano inteiro

Marreco, spatzle, chucrute, linguiças, purê de maçã, hackepeter… A comida alemã é cheia de personalidade, né? Muita gente torce o nariz, mas vale a pena experimentar, porque há opções para todos os gostos. Eu, por exemplo, não como carne de porco, e nem por isso deixo de amar comida alemã! E na Vila há vários restaurantes abertos o ano inteiro servindo as delícias germânicas.

 

7. Comprar souvenirs

Fiquei surpresa com a quantidade e qualidade dos souvenirs vendidos nas várias lojinhas da Vila Germânica! Costumava passar reto, mas entrei nas lojinhas e adorei o que vi. Trouxe ímã para a coleção da mãe (e foi muito difícil de escolher!), chaveiro para a coleção da irmã (mais difícil ainda) e um copo para o pai (nem se fala). Muita coisa linda, impossível resistir! Os preços não são maravilhosos, mas achei ok, pagável.

 

 

8. Curtir a festa de Natal do Magia de Natal

Bem recentemente, Blumenau começou a investir em uma festa de Natal no final de ano. Acho super bem vinda a ideia, porque tudo em que Blumenau coloca a mão vira ouro e porque a Alemanha tem tradições muito fortes na época natalina, como os famosos mercados de natal, né? (Que inclusive são uns dos meus maiores sonhos!). Bom, boa parte da programação rola na Vila Germânica, incluindo a casa do Papai Noel, o Espaço da Neve e o Mercado de Natal. Simmmmmmm, Blumenau tem um Mercado de Natal! Eu tô LOUCA para conhecer! Me adota, Blumenau! Além de tudo, a vila é toda decorada de natal! Nesse ano, a programação vai de 11 de novembro a 30 de dezembro. Nesse site aqui dá para conferir toda a programação.

9. Provar comidas de várias regiões do estado no Festival Sabores de SC

Durante o Blogando no Vale Europeu, tivemos a oportunidade de conhecer o primeiro Festival Sabores de SC, cuja proposta era apresentar pratos de várias regiões do estado de SC (um estado extremamente plural, não é mesmo?) através da venda de pequenas porções para que se pudesse experimentar mais de uma opção. Achei a ideia genial, os preços ótimos e as comidinhas deliciosas! Vale ficar de olho nas redes sociais da Vila para não perder as próximas edições! Eu contei sobre os pratos que comi aqui e o André, do Meu Destino, contou mais sobre o Festival aqui. 

Coxa de marreco com molho de mel e pickles de legumes

 

 

 

10. Tirar muitas fotos nas casinhas em estilo germânico

A Vila Germânica, além de todas as atrações, ainda é fofa demais. Fora dos pavilhões, todas as lojinhas e restaurantes ficam em casinhas enxaimel, garantindo fotos maravilhosas! Dica: as fotos mais legais ficam na “pracinha central”, ão em frente à entrada do Pavilhão 1.

 

 

Não deixe de curtir a fanpage da Vila para ficar sabendo tudo que está rolando por lá!

 

Onde se hospedar em Blumenau

Recomendo fortemente a hospedagem no Hotel Himmelblau. A localização é ótima, o café da manhã muito bom e os quartos são confortáveis. Fiz aqui um review bem completo sobre o hotel, vale a pena conferir. Mas, se estás procurando por outro local, aqui há uma seleção de hotéis na cidade de Blumenau.

 

Agora que já tens boas ideias de o que fazer na Vila Germânica, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar sua viagem! Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 🙂

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste postPreços ótimos – experiência própria.

Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através deste link, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Espero que tenham curtido saber mais sobre o que fazer na Vila Germânica de Blumenau!

 

 

 

 

 

 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

vila germânica blumenau

 

4 thoughts to “10 maneiras diferentes de curtir a Vila Germânica, em Blumenau”

    1. Que delícia ler issooo!! Fico feliz de ter ajudado no convencimento, haha. Sou mesmo super fã de Blumenau e da Vila Germânica, além de rata de Oktober, haha. Vais adorar! Depois vem me contar como foi! Bjs!

Oi! Tem alguma dúvida, sugestão, dica ou comentário, deixe aqui para nós e viajemos juntos!

%d blogueiros gostam disto: