ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Aluguéis de bicicleta em Aarhus (DK) e dicas de segurança

publicado em: 28/08/2018 atualizado em: 30/11/2018

Bike é um negócio levado muito a sério em Aarhus! Logo que me mudei para a Dinamarca me dei conta disso. Vinte e cinco por cento dos deslocamentos feitos na cidade são feitos via magrela, e muita gente vai tentar te convencer de que bicicleta é a melhor forma de se locomover em Aarhus. E eles não estão mentindo!

A junção de uma ótima estrutura para bikes a um transporte público caro e nem sempre tão bom fazem com que andar de bicicleta em Aarhus seja uma forma segura, barata e divertida de se deslocar.

Resolvi trazer nesses posts algumas dicas para andar de bicicleta em Aarhus, inclusive com dicas de segurança e regras específicas. E o principal: trouxe algumas dicas de onde e como conseguir alugar uma bicicleta em Aarhus, inclusive de forma gratuita! Vamos comigo?

Chip com internet ilimitada para usar algumas bikes:

Bom, é necessário ter internet para conseguir usar algumas das bicicletas em Aarhus, porque o acesso ao aplicativo é necessário. Para isso, recomendamos fortemente o chip da Easy Sim 4 You, que funciona bem na Europa. Ele ainda tem internet ilimitada e chega no conforto da tua casa com frete grátis usando o código de desconto RBBVGRATIS. Nesse link aqui dá para comprar o chip e, se quiser entender melhor como funciona, nesse post aqui explicamos tudo sobre chip internacional. 

Hotéis em Aarhus:

Antes de começarmos, nesse link aqui podes conferir uma lista com dezenas de opções de hotéis, hostels e apartamentos em Aarhus. Há inclusive links canceláveis (podes reservar agora e cancelar depois se achar opção melhor). Dá para ordenar os resultados por preço, distância do centro, custo benefício ou avaliações.

Aluguel bike Aarhus

Aluguéis de bicicleta em Aarhus:

Bike gratuita da Prefeitura de Aarhus

Todo ano, durante o verão, são oferecidas bicicletas de compartilhamento em Aarhus de forma gratuita. Há pouco mais de 50 estações espalhadas por toda a cidade. É bem fácil de encontrar uma estação, e elas estão concentradas principalmente próximas de pontos famosos. Nesse link aqui podes conferir todas as localizações. Elas são super discretas, não há nenhuma placa indicando. Só se identifica pelos lugares para travar as bicicletas. Abaixo coloquei uma foto de uma das estações.

Bikes em Aarhus

A bicicleta azul e branca é a da prefeitura 🙂

Para usá-las, basta desbloquear uma bike com uma moeda de 20 coroas ou 2 euros. Precisa ser uma dessas, porque são as únicas que encaixam na trava. Não precisa fazer cadastro nem nada do tipo. Basta colocar a moeda no local de trava e ela ficará encaixada lá e a trava será liberada. Pronto, a bike está pronta para uso! Assim que terminar de usar, coloque de volta em uma das estações para que outras pessoas possam utilizar. Travando a bike, a moeda sairá.

Parece perfeito, né? Bom, há alguns defeitos… É comum algumas estações não terem tantas bikes assim (apesar de que as estações mais centrais e próximas dos pontos turísticos costumam ter bastante bikes), então, quando se está em bastante gente, pode ser que precise procurar em mais de alguma estação por uma bike. Outro problema é que as bikes não têm lá a melhor manutenção do mundo, então vale dar uma testada nos freios e em tudo mais para conferir se está tudo em ordem. E a maioria das bikes não têm marcha, o que dificulta morro acima, haha. Mas gente, super usável! Recomendo sem dúvidas.

Nesse ano, a temporada das bikes gratuitas está sendo de 1 de abril a 30 de outubro. Nesse link aqui podes conferir as datas.

Donkey republic

Caso esteja disposto a pagar por uma bicicleta em Aarhus e queira uma em melhores condições, além de ter certeza de onde vai encontrar alguma, a dica é a Donkey Republic. As bikes da Donkey Republic são laranjas e podem ser pegas e largadas em (quase) qualquer lugar. Não há estações pré definidas.

Para usar, é preciso baixar o aplicativo da Donkey Republic. Depois que baixar o app, basta permitir que o app acesse tua localização, procurar por uma bike perto de ti e desbloquear com o aplicativo. A trava da bike fica na própria roda, de forma que não precisa parar em nenhuma estação. Na hora de entregar a bike, é necessário consultar o app para ver onde é possível entregar as bikes perto de ti, já que eles pedem por alguns lugares para que elas fiquem bem espalhadas pela cidade.

O valor varia de acordo com o tempo de uso. Para a primeira meia hora de uso, o valor é de 12,50 coroas (cerca de 8 reais). Para duas horas, o valor sobe para 50 coroas.

Swapfiets

O Swapfiets é uma alternativa interessante para quem vai ficar mais tempo na cidade e quer algo muito prático e sem erro. A Swapfiets oferece aluguel de bicicletas em Aarhus mensalmente, pelo preço de 175 coroas (cerca de 110 reais) por mês (o mínimo de aluguel é um mês). Com carteirinha de estudante, o valor cai para 150. O primeiro mês sai grátis (desde que se pague por no mínimo outro mês).

O sistema funciona da seguinte forma: tu pede uma bicicleta e eles vão combinar um lugar de entrega e horário contigo. Pronto, estás com a bike na mão!

A parte ótima é que, caso tu tenha qualquer problema com a bike referente à manutenção, tu ligas ou manda um e-mail para eles que em até 12 horas eles vão substituir a tua bike por uma que esteja em perfeito funcionamento ou até vão fazer pequenos reparos na hora, tornando a bike usável de novo.

As bikes parecem ser boas (têm 7 marchas) e são super estilosas. Já vêm com cadeado e luzes inclusas.

 

Bicicletas da Swapfiets em Aarhus

As bikes da Swapfiets são como essa, com os pneus azuis. 

Roteiro personalizado e assessoria de viagem:

Sabia que agora o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado de qualquer lugar do mundo? 100%de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas especiais? Também podemos te ajudar a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso, além de passagens aéreas. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: mapanamaoviagens@gmail.com. Agora, vamos à regras de segurança para andar de bike em Aarhus.

Regras de segurança para andar de bicicleta em Aarhus

Boa parte da cidade está coberta de ciclovias, mas isso acontece principalmente nas ruas e avenidas maiores. Quando há ciclovia, é obrigatório andar nela, respeitando o sentido da estrada (sempre andar na ciclovia da direita). Quando não há ciclovia, o adequado é andar na própria rua, próximo do meio fio. Não se preocupe! É 100% seguro e os carros estão mega acostumados, então rola muito respeito.

Resolvi destacar as principais regras para andar de bicicleta em Aarhus, que parecem óbvias depois que se está andando bastante de bike na cidade, mas que à primeira vista surpreendem um pouco, principalmente a nós que infelizmente não estamos tão acostumados à cultura da bike:

  • Nunca, em hipótese alguma, ande em cima da calçada. Caso precise andar em cima da calçada ou ocupar outro lugar de pedestres, como faixa de pedestre, salte da bike e ande do lado dela.
  • As bikes respeitam as mesmas regras de trânsito do que os carros, de forma que vais parar em sinaleiras, vais sinalizar na hora de virar levantando o braço correspondente, vais respeitar faixas de pedestres e por aí vai.
  • Há muitos bicicletários pela cidade, de forma que é tranquilo estacionar sua bike em um deles. Mas o estacionamento fora dos bicicletários também é permitido em boa parte das calçadas. Quando não for permitido, vais notar que não tem nenhuma bike por ali e vais ver algumas placas nas paredes com o desenho de uma bike e alguma coisa escrita (hahah). O único porém é que fora de bicicletário não tem como travar a bike, mas vais notar que a grande maioria das pessoas não trava a bike em Aarhus, hahaha. É realmente muito seguro. Mas é melhor pecar pelo excesso e travar, até porque rolam sim furtos.
  • Uma das principais confusões é na hora de fazer conversões. Não cruze a diagonal de algum cruzamento, por exemplo, se queres virar à esquerda. Tem que atravessar corretamente onde é possível via ciclovias ou saltar da bike e atravessar na faixa de pedestre, sempre respeitando os semáforos, até conseguir entrar à esquerda. E não ande na contramão, nem da ciclovia, nem da estrada! Isso só é permitido quando é uma rua que só tem uma via, e geralmente isso está sinalizado.
  • Quando andar de noite, é necessário andar com luzes na bike, na frente e atrás. Se estiver com alguma bicicleta sem luzes, evite de andar de noite, principalmente por longas distâncias e lugares escuros. Teoricamente se está sujeito inclusive a levar multa se não seguir essa regra, apesar de eu ter visto pouquíssimos guardas e polícias.
  • Sempre se mantenha à direita. Caso tu ouça alguma bike buzinando para ti, é porque tá querendo ultrapassar e tu não tá colaborando, hahaha. Parecem regras demais, mas é extremamente tranquilo de pegar o jeito em poucos minutos. As coisas fazem sentido, e é graças ao respeito mútuo entre carros, bikes e pedestres que esse sistema funciona tão bem em Aarhus. Sem dúvida alguma recomendo fortemente que tu use as bicicletas em Aarhus, pois vais economizar e curtir a cidade de uma forma autêntica.

    Monte as tuas viagens aqui:

    Agora que já sabes como alugar bicicleta em Aarhus, quer ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para a tua viagem! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

    Hotel ou apartamento: reserve a tua hospedagem por este link aqui no Booking.

    Aluguel de carro: reserve aqui. O site irá buscar os melhores preços dentre diversas locadoras.

    Seguro Viagem: faça o teu pela Real Seguros aqui ou pela Seguros Promo aqui – neste, utilize o cupom de desconto MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Saiba tudo sobre seguro neste link aqui. Se viajas mais de uma vez por ano para o exterior? Então este plano é mais convidativo.

    Chip para celular: adquira o teu chip neste link e chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando por este link aqui do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! E leia aqui tudo sobre o Chip Easysim4U.

    Passeios e atrações pelo mundo afora: pesquise, compre e evite filas clicando aqui ou aqui se preferir pesquisar pela Tiqets. E para atrações no Brasil com ótimos preços, é só clicar aqui e aproveitar!

    Câmbio (compra de moeda): neste link aqui, podes encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira e ainda fazer uma proposta para a agência de câmbio.

    Acompanhe o Mapa na Mão:

    E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

    • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
    • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
    • Siga nosso Instagram: @mapanamao
    • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

    Adicione a imagem abaixo ao seu Pinterest para não perder esse post sobre aluguéis de bicicleta em Aarhus:

    bike Dinamarca

Buscando Curtidas...

2 respostas para “Aluguéis de bicicleta em Aarhus (DK) e dicas de segurança”

  1. Francisco disse:

    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.