Logo Mapa Na Mão
Michela
Michela

Baleia franca – o passeio de observação em Santa Catarina

publicado em: 24/09/2019 atualizado em: 27/10/2019

O litoral de Santa Catarina é privilegiado. Para mim, algumas das melhores praias que já fui estão aqui. E há muitos anos escuto que as baleias francas também adoram nosso litoral como maternidade. Mas como assim ainda não tínhamos feito o passeio de observação da baleia franca? Eu tinha muita vontade, mas nem sei responder porque demoramos a ir. E olha que a capital da baleia franca, Imbituba, fica aqui, pertinho da minha cidade. Eu lembro que todo ano escutava na tv notícias do início da temporada da visita dessas lindonas ao nosso estado e pensava: ah, esse ano vamos. E não é que fomos domingo agora? É um passeio que vale a pena e quero te contar todos os detalhes. Olha só!

Mas antes de mostrar tudo sobre o passeio da baleia franca do sul, quero te convidar a assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades e promoções do Mapa na Mão. Até porque ainda quero escrever muitas dicas sobre a China, e, assim, não vais perder nenhuma. Faça parte desta lista de amigos viajantes:

Que tipo de baleia franca aparece por aqui?

As baleias que escolhem o litoral catarinense para passarem alguns meses são baleias francas australis, porque são originárias do hemisfério sul. Elas passam a maioria do tempo no sul da Argentina e da África, mas partem para uma temporada um pouco mais acima, onde é mais quente.

No mundo há três tipos de baleias francas: a austral, que é a nossa, carinhosamente falando, hehehe, a do atlântico norte e a do pacífico, ou japônica.

E sabe por que elas são chamadas de franca? Achei fofo demais, olha só. É porque elas são mansas, dóceis, podendo até mesmo chegar perto de humanos por curiosidade. Ai, passei a amá-las ainda mais.

Por que a baleia-franca passa uma temporada em Santa Catarina?

Elas vivem no sul do nosso hemisfério e lá se acasalam. Também passam um período se alimentando para estocarem gordura. Perto do nascimento do bebê, elas viajam por dois meses até chegarem em Santa Catarina. Elas gostam daqui porque as praias são lindas e o povo acolhedor, heheheheh. Bem, isso também, mas na verdade é porque este é o primeiro ponto mais ao norte, com clima mais quentinho e enseadas, onde o mar é mais tranquilo. Assim, os filhotes ficam protegidos. E elas gostam mesmo é de Imbituba e Garopaba, onde fica a maior concentração. Por isso, Imbituba foi batizada de capital da baleia franca.

Então, os filhotes nascem aqui e aqui mamãe e bebê passam uma temporada de 3 meses, quando lá no extremo sul é inverno e muito frio. Esta é a maneira de proteger o filhote que dificilmente sobreviveria ao clima inóspito e também de predadores que vivem por lá.

Como é o passeio de observação das baleias francas

Em Santa Catarina há dois tipos de passeios – o terrestre e o embarcado. Nós fizemos o terrestre, mas estou louca para fazer o embarcado. Isto porque pegamos uma condição desfavorável do mar e não conseguimos avistar por perto, nem com muita clareza.

O nosso passeio terrestre iniciou no posto de informações turísticas de Imbituba. Dali, nós partimos de van até o Instituto Australis, o Projeto Baleia Franca, que fica em Itapirubá. No caminho, o nosso guia Júlio foi contando uma breve história da cidade de Imbituba e muitas características e curiosidades sobre a baleia. Chegamos no instituto onde aprendemos ainda mais sobre as baleias e o projeto, que é fantástico. Vale muito visitar este local que funciona todos os dias, exceto segundas na temporada das baleias e segundas e domingos durante o restante do ano.

Ali no instituto o guia descobriu onde estavam as baleias em tempo real e entramos novamente na van para ir em busca do melhor local ou dos melhores locais para observação.

Paramos em uns três pontos na ida, descemos da van e ficamos à espera das gigantes. O nosso último ponto na ida foi a Praia da Gamboa, onde há restaurantes, sorveteria e outros comércios, e onde almoçamos. Por sugestão do Júlio, comemos no Cantinho da Dezinha, que fica bem na beira do mar. Sentados, almoçando, vimos uma baleia da nossa janela, oin. O prato feito com arroz, feijão, salada, batata frita, carne ou omelete, custou 15 reais.

Nesta praia há uma pequena trilha com mirante. Fomos até lá na esperança do melhor ângulo. Mas o mar não estava cooperando. Havia muitas ondas e as baleias ficaram mais longe da costa. Na volta, o Júlio parou ainda em mais dois pontos onde havia a notícia da presença de baleias.

Bem, apesar do mar não ajudar e das baleias estarem calmas neste dia, ainda conseguimos avistar, de longe, umas 10.

Mas já estou aqui sonhando com o passeio embarcado, onde o barco chega mais perto destas belezuras. Assim que fizermos, venho aqui contar tudinho como foi. Prometo.

baleia franca
Foto cedida por nosso guia Júlio Vicente

Tipos de passeios de observação da baleia franca do sul

Como contei mais acima, há o passeio de observação terrestre, também chamado como roteiro safari rota das baleias, com van e paradas para apreciação. Quando as informações de localização são para o sul, o passeio terrestre pode chegar até Laguna, onde é possível avistar golfinhos. Para o norte, o safari vai até a Praia da Gamboa, onde estivemos e almoçamos.

E há também o embarcado, onde a embarcação chega mais próxima às baleias, onde o motor é desligado.

Temporada de aparecimento da baleia franca

A temporada abre no dia 15 de julho e vai até 05 de novembro.

Dias e horários dos passeios

Os passeios terrestres ocorrem diariamente mediante agendamento, das 10h às 16h.

O embarcado, como ainda está em fase de adaptação, por enquanto possui saídas 4 vezes por semana, de quarta a domingo. O primeiro horário, possivelmente às 9h. É importante entrar em contato com o guia para maiores informações de horários e dias e também para combinar os detalhes do passeio.Inclusive, é bom também entrar em contato um dia antes para combinar o local de encontro. Isto porque tudo depende das condições e localização das baleias.

Preços dos passeios

O terrestre custa 100 reais e o embarcado, 180. Porém, grupos e famílias têm desconto. É bom entrar em contato como guia Júlio para maiores informações. Vou deixar o contato a seguir.

Contatos para reserva

Qualquer dúvida, é só entrar em contato com o Júlio que ele prontamente responde. É importante salientar, novamente, que os passeios somente ocorrem mediante prévio agendamento. Então, é necessário entrar em contato para o agendamento do passeio.

Curiosidades sobre a baleia franca do sul

  • Como te contei mais acima, o nome franca se dá pela docilidade deste gigante e lindo mamífero.
  • As baleias francas austrais se alimentam de krills, uma espécie de camarão pequeno.
  • Quando elas partem para o Brasil, param de comer até o retorno ao sul do mundo. Por isso elas estocam bastante gordura antes do início da viagem.
  • O bebê bebe em torno de 200 litros de leite por dia!
  • O filhote não mama diretamente na mamãe. O leite jorra para fora, devido ao estímulo que o bebê faz e, na água, como ele é extremamente gorduroso e mais denso, boia para que ele possa abocanhar.
  • A caça da baleia franca do sul é proibida no Brasil e em várias partes do mundo. Antigamente, a parte mais apreciada era o óleo, utilizado na iluminação pública, de empresas e residências e também para lubrificar maquinários. O óleo era também exportado.
  • A baleia não possui dentes, mas cerdas chamadas barbatanas. As barbatanas, antigamente, eram utilizadas para fazer espartilhos, botões e outros objetos.
  • A baleia franca não possui aleta dorsal, em cima, como os golfinhos, e ela consegue se manter na horizontal, sem rodopiar, devido às nadadeiras peitorais, nas laterais, em forma de pás ou mãos, mais precisamente, em forma de trapézio.
  • Elas borrifam vapor de água em forma de V e o borrifo pode chegar a 8 metros de altura.
  • Um adulto pode chegar a mais de 17 metros de comprimento e pesar mais de 60 toneladas.
  • Elas possuem calosidades brancas na pele e olha só que incrível! Nenhuma possui um conjunto de calosidades igual. É como se fossem impressões digitais. Coisa linda, né?
  • A fêmea vive toda a sua vida adulta praticamente em função dos filhotes. A gestação dura um ano e o bebê, após o nascimento, fica vinculado a ela também por mais um ano.
  • Elas ficam em apneia por até aproximadamente 20 minutos, vindo à superfície para respirar, já que são mamíferas.
  • As baleias francas podem viver aproximadamente 80 anos.

Vamos conhecer e aprender para proteger

Este passeio, além de visitar praias e lugares lindos da região, e claro, avistar as baleias, é rico pelo aprendizado. Nós não sabíamos quase nada sobre da baleia franca. Eu adorei conhecer o projeto. Então, a riqueza do passeio está em aprender muito sobre este lindo mamífero gigante dócil e passar a amá-lo ainda mais e também protegê-lo.

Sobre Imbituba

Imbituba fica a 93 km ao sul de Florianópolis. Sua principal fonte econômica é o porto. Possui lindas praias e é a capital da baleia franca, como também já te contei. Mas conto de novo porque tenho orgulho, sabe? hehehe. Clique e confira tudo o que escrevi de Imbituba e descubra o que ela tem de melhor. Assim, podes aproveitar e ficar mais tempo para conhecer mais a cidade.

Sobre Garopaba

Garopaba está a 75 km ao sul de Florianópolis. É também um lugar encantador, com praias deliciosas! Vale a pena também ficar mais um tempo e conhecer um pouco mais deste paraíso catarinense. Confira aqui tudo o que escrevi sobre Garopaba e aproveite a viagem!

Onde se hospedar em Imbituba ou Garopaba

Em Imbituba

Hotéis e Pousadas na região central de Imbituba (SC):

Hotéis e Pousadas em Ibiraquera:

Outras opções em Imbituba

Caso queiras escolher outras opções, clique no botão abaixo, preencha os campos com data da viagem, número de hóspedes, de quartos, etc. Depois, escolha os filtros que te agradam, como melhores preços primeiro e na lateral, os tipos que procuras. Aí, é só dar uma olhada nas características das opções, na nota e nas avaliações do hóspedes e reservar para garantir o melhor preço.

Hospedagem em Imbituba

Em Garopaba

Nos links abaixo, consegues verificar hospedagem em duas praias conhecidas de Garopaba:

Opções de hospedagem na Praia da Ferrugem.

Opções na Praia da Silveira

Mas se queres conferir todas as opções de Garopaba, é só clicar no quadrinho laranja a seguir, escolher o que mais te agrada e reservar o quanto antes para garantir os melhores valores:

Hospedagem em Garopaba

Como chegar em Imbituba

DE CARRO: Imbituba fica ao sul de Florianópolis, a 90 km de distância. No km 283 da BR 101, sentido sul-norte, entre no viaduto à direita e siga pela Rua Cônego Itamar Luiz da Costa, que desembocará na Praia da Vila.

DE AVIÃO: o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, localizado no município de Jaguaruna-SC, fica a 80km de distância de Imbituba. Este aeroporto recebe voos do Aeroporto de Congonhas e de Campinas, ambos em São Paulo. E ainda há o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, que fica a 99 km de distância, com voos de Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Chapecó, Brasília, Buenos Aires.

De carro é ainda melhor

Caso tu venhas de avião, a melhor forma de conhecer a região é de carro. Que tal pegar o automóvel e passear por Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Laguna, esticar mais um pouco até a Serra do Rio do Rastro, ou quem saber ir mais para o norte, até Governador Celso Ramos, Bombinhas, Itapema, Balneário Camboriú? Será um passeio fantástico! Clique no quadrinho laranja abaixo e confira os melhores preços de aluguel de carro.

Carros com os melhores preços
  • As fotos deste post foram gentilmente cedidas pelo guia Júlio Vicente. São fotos de sua autoria.

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Chip para celular: Easysim4u – chegue tranquilo com o celular funcionando no destino. Compre aqui e não pague frete com o nosso código de cupom RBBVGRATIS.

Câmbio: Melhor Câmbio – faça uma proposta para a agência da tua cidade. Caso ela aceite, vais receber e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o melhor valor. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site.

Passeios e atrações pelo mundo afora: Get your guide, Tiqets e Touron – nossos parceiros de passeios. Compre e evite filas, o fim dos tickets e surpresas no orçamento.

Aéreo: Passagens Promo 

Posts Relacionados

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.