ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

O que fazer em Garopaba, Santa Catarina

publicado em: 09/08/2016 atualizado em: 23/10/2018

Garopaba é um dos destinos mais lindos do estado de Santa Catarina. Muito apreciada por turistas e por moradores das proximidades, possui lindas praias, como a da Gamboa, da Ferrugem, do Siriú, e um ar de tranquilidade que não tem preço. Vamos mostrar para você neste post o que fazer em Garopaba SC. Tenho certeza de que você irá se apaixonar ao ler os detalhes, até o final.

O que fazer em Garopaba SC:

PRAIA DE GAROPABA:

A Praia de Garopaba é a primeira praia que se chega a partir da rodovia. É a mais urbanizada com ótima infraestrutura, dispondo de restaurantes, lanchonetes, bares, calçadão, pousadas, lojas e um camping à beira mar, o Camping Lagoamar. É também conhecida como Praia Central.

No sul da Praia de Garopaba, há um centrinho histórico muito simpático, com ruas de pedras e ar sossegado, a Praça 21 de Abril e casas de pescadores. Daqueles lugares que parecem ter parado no tempo e que dão uma paz… Mais ao centro e ao norte da praia, as casas dos veranistas e muitas opções para alugar. Esta praia possui um mar calmo, ótimo para ficar com a família e com crianças.

PRAIA DA VIGIA:

A Praia da Vigia fica ao sul da Praia de Garopaba e é uma pequena enseada paradisíaca em forma de ferradura, porém sem infraestrutura. Uma delícia de mar calmo e a praia mais tranquila da cidade. Um lugar para sentar e contemplar a natureza que foi bem generosa por ali. Logo de início já se vê que há opções de o que fazer em Garopaba para vários gostos: agito, tranquilidade, paz, natureza, esportes. Mas ainda tem muito mais…

MORRO DO VIGIA:

No canto sul da Praia de Garopaba, no centrinho histórico, depois da Praça 21 de abril, há uma estrada em direção à Praia da Vigia que leva ao morro de mesmo nome. O morro tem esse nome, pois até hoje os pescadores vigiam lá a entrada de cardumes de peixes, principalmente na época de pesca da tainha. Este morro possui casas lindíssimas com vistas de dar uma invejinha branca. Suba para se deliciar também com a linda vista de Garopaba, uma das mais belas vistas que há. Então, não deixes de ir, ok?

PRAIA DO SIRIÚ:

A Praia do Siriú fica ao norte da Praia de Garopaba, a aproximadamente 8 km de distância. É uma linda enseada com alguma infraestrutura, como restaurantes, casas para aluguel e um camping, o Siriú Camping. O caminho do centro de Garopaba até a Praia do Siriú já é um passeio à parte, pois é repleto de paisagens naturais lindas. Há lagoa para um banho de água doce nas proximidades, rio e placas indicando cachoeiras, além de dunas enormes, apreciadas pelos praticantes de sandboard.

SANDBOARD NAS AREIAS DO MACACÚ:

As dunas enormes de até 40 metros de altura ficam no caminho para o Siriú e você verá as pranchas de sandboard fincadas nas areias para a prática do esporte e muita diversão. Há mais de um ponto com pranchas de sandboard pelo caminho. Uma hora custa 15 reais e o tempo livre 20 (preços de 2016). É cansativo, apesar de que lá há escadas para a subida, uma ótima ideia. Vale muito a pena, pois você dará muitas gargalhadas, com certeza, além de fazer um ótimo exercício para as pernocas.

PRAIA DA GAMBOA:

Fica ao norte da Praia do Siriú, a 11 km de distância dela. Você pegará uma estrada de chão e no meio das montanhas, no meio do nada, avista-se uma lagoa lá embaixo, a Serra Geral ao fundo, de repente, uma vila, e, finalmente, a Praia da Gamboa. Rodeada de montanhas está ela lá, um pedacinho do paraíso. O caminho até esta praia também faz parte do passeio, pois a natureza por lá é exuberante. Na Praia da Gamboa possui lojas, lanchonetes e bares. O mar é um pouco agitado, mas a praia é muito tranquila, bem apreciada por famílias.

PRAIA DA FERRUGEM:

A Praia da Ferrugem fica a 7 km do centro de Garopaba, ao sul. É uma praia com boa infraestrutura contando com restaurantes, pousadas, casas para aluguel, bares e mercados. E é uma linda praia de águas claras e areia branquinha. Muito apreciada por jovens e surfistas, possui dunas com vegetação preservada e passarelas de madeira para chegar até o mar. Antes de chegar, da estrada, avista-se uma bela lagoa. Não deixe de colocar os pés nas areias da Praia da Ferrugem, uma das mais conhecidas da cidade.

MORRO DAS ANTENAS:

Mais um morro para avistar o oceano e a cidade, o Morro da Antenas. Lá no topo há antenas, deve ser por isso o nome, hehehehe. E também há um mirante chamado Mirante Morro das Antenas. Na Praia de Garopaba, a central, peque a Estrada Paulo Lopes, entre na Rua Maria Albertina Pacheco, onde verás placa indicando para o morro, e suba apreciando a paisagem. Vá até o topo. Há algumas clareiras no caminho para descer e tirar belas fotos, ou somente vislumbrar todo aquele marzão, como eu fiz, porque esqueci das fotos, hahahahah.

PRÁTICA DO SURF:

Na época da pesca da tainha, o surf é permitido nas praias da Ferrugem (canto norte com limite de bandeira), da Silveira (com sistema de bandeira) e Ouvidor (também com sistema de bandeira). Os dados extraí da placa abaixo e serve de informação para os amantes do esporte, que também devem saber o que é sistema de bandeira, pois eu não sei, hahahaha. Bom, me contem nos comentários o que isso significa se tu sabes, tá? No restante do ano, é liberado em todas as praias do município. Inclusive, a Praia da Silveira está entre as melhores praias do Brasil para a prática do surf, por ter uma das maiores ondas do país.

Este roteiro não é exaustivo, pois Garopaba possui outras praias e atrações para conhecer. Mas foi onde consegui ir no último dia em que estive por lá.

COMO CHEGAR EM GAROPABA SC:

DE CARRO: Garopaba fica ao sul de Florianópolis, a 92 km de distância. No km 273 da BR 101, sentido sul-norte, entre no viaduto à direita e pegue a SC 434, que desemboca na Rua Prefeito João Orestes de Araújo (logo após a loja da Mormaii), chegando ao centro e à Praia de Garopaba (15 km da BR 101 ao centro).

DE AVIÃO: a 105 km de Garopaba há o Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi, que fica no município de Jaguaruna-SC. Este aeroporto recebe voos do Aeroporto de Congonhas e Campinas, em São Paulo. E em Florianópolis, você pode pousar no Aeroporto Hercílio Luz, que fica a 98 km de Garopaba, com voos de Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Chapecó, Brasília, Buenos Aires.

QUANDO IR:

Garopaba é uma delícia de cidade e você pode visitá-la o ano todo. Porém, se você deseja tomar banho de mar, lagoa ou rio, as águas, como em todo o sul do Brasil, são frias no inverno, bem como o clima. As fotos deste post tiramos no mês passado, ou seja, no inverno, pois adoramos aproveitar as paisagens lindas desta cidade em qualquer estação. Claro que nesta época a cidade está mais vazia, com alguns restaurantes e lojas fechadas, o que não impede o passeio.

ONDE SE HOSPEDAR EM GAROPABA:

Fizemos uma seleção de hotéis (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo.

Opções de hospedagem na Praia da Ferrugem.

Opções na Praia da Silveira.

Boa estada!

Se você quiser saber mais sobre as praias de Garopaba, a Ângela do blog Viajando em 3, 2, 1 também escreveu sobre 5 praias para conhecer em Garopaba e você pode conferir aqui.

Gostou deste post sobre Garopaba? Então não deixe de ler também sobre estes outros destinos imperdíveis e próximos, em SC:

O que fazer em Imbituba

O que fazer em Laguna

Roteiro por Florianópolis – Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

Monte a tua viagem aqui:

Agora que você já sabe o que fazer em Garopaba, não deixe de conhecer Santa Catarina, incluindo no roteiro este pedaço de paraíso. Nós podemos ajudar na economia da viagem, através destes links:

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui.

Todos os sites acima, Booking, Rentalcar e Real Seguro Viagem, fazem cotações em diversas empresas, garantindo assim, melhores preços e opções para todos os gostos e gastos.

Não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão, seu blog de viagens:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Você pode salvar este texto no seu Pinterest com dicas de o que fazer em Garopaba SC, pinando a foto abaixo:

o-que-fazer-em-garopaba

 

 

 

 

 

 

Assista as lindas paisagens de Garopaba em 1 minuto:

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Posts Relacionados

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.