ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

O que não fazer em um avião

publicado em: 09/06/2016 atualizado em: 17/01/2019

Na nossa última viagem que foi simplesmente demais e que você pode conferir aqui a Chicago, percebi algumas cenas nos voos e também me lembrei de outras presenciadas em outras viagens, que não poderia deixar de te contar, para que a gente evite reproduzi-las por aí, quando estivermos dentro de algum avião, por não ser agradável para os outros passageiros.

Afinal, em voos longos, passamos muitas horas com muitas pessoas trancados em um ambiente pequeno e muitas vezes desconfortável. Portanto, nunca é demais contribuirmos para o conforto de todos os nossos coleginhas de viagem, concorda?

Então, o que não fazer em um avião?

Antes das dicas, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

1 – Troca de poltrona

A menos que tu esteja passando mal, não peça para trocar a poltrona com outra pessoa. Provavelmente ela escolheu sentar onde sentou e tu não vais ser mau assim com teu vizinho. Eu, por exemplo, em voos longos, prefiro o corredor para não incomodar ninguém se eu precisar levantar. Em nossa última viagem, presenciei um casal pedir ao rapaz do lado, que estava no corredor, para trocar com ele, pois provavelmente se levantariam muito durante à noite para caminhar, ir ao banheiro, etc. Mas o rapaz também deve ter escolhido o corredor pelo mesmo motivo. Que situação!

2 – Levante o encosto da poltrona nas horas das refeições

Se tu inclinou o encosto da sua poltrona antes das refeições para relaxar um pouquinho, não esqueça de levantá-lo quando estão servindo a comida, pois já é um aperto aquilo ali, então, ninguém merece comer com o nariz quase no encosto da pessoa da frente.

3 – Não te apoies no encosto do vizinho ao se levantar

Eu sei, é um parto se levantar naquele aperto dos aviões, mas, por favor, se apoie no seu próprio encosto e não na poltrona da frente, pois tu poderás dar um susto no coitado se ele estiver dormindo, por exemplo. E olha que já levei cada safanão de assustar, hahahaha.

4 – Não abra a cortina com frequência 

Principalmente em voos diurnos, evite abrir a cortina da janela do avião, pois em voos demorados, mesmo sendo de dia, muitos dormem ou descansam e aquela claridade ou sol na cara repentino não é lá muito agradável. Não te preocupes: daquela altura, tu não perderás muita coisa mesmo do lado de fora.

5 – Banheiros limpos

Esta recomendação é básica né, e vale para qualquer lugar. Mas nunca é demais lembrar. São mais de 200 passageiros a usarem pouquíssimos banheiros e não é nada agradável ter de usar um bem sujinho. Neste voo entrei depois de uma mulher que deixou a pia cheia de água com espuma de pasta de dente. Não esqueça de esvaziar a pia também, apertando o botão acima da torneira.

6 – Cuidado se estiver enjoado 

Geralmente nos bolsões das poltronas há sacos para vômitos. Portanto, se estiver enjoado, segure o teu nas mãos para evitar imprevistos, ou peça algum para o comissário. Na falta, fique perto do banheiro se estiver passando mal. Nós já viajamos perto de uma pessoa que vomitou no chão e posso falar com segurança, não foi nada agradável.

7 – Não tire os calçados 

Só se tu estiveres convicto de que não há cheiro nenhum, tire teus calçados para descansar os pés. Imagine voar com mais de 200 tipos de chulés por horas a fio! Na dúvida, sempre viaje com um calçado bem confortável.

8 – Respeite a sequência das fileiras ao sair 

Mal o piloto estaciona o avião e todos enlouquecidos se levantam e querem sair correndo. Mas não tem jeito, é demoradinho e tem de esperar. Quando as filas começam a se mexer, respeite a sequência das fileiras das poltronas e não fure a fila saindo antes do vizinho da frente.

9 – Respeite o espaço do compartimento de bagagem

Agora que as cias aéreas andam cobrando por bagagem despachada, grande parte dos passageiros, principalmente em voos domésticos, levam bagagem de mão. Neste caso, caso tu leves uma mala, utilize o compartimento de bagagem para guardá-la. Agora, caso tu estejas levando uma mochila ou bolsa menor, leve contigo acomodando-a nos pés. Isto para não ocupar muitos lugares no compartimento de bagagem que já é restrito e geralmente fica abarrotado. Sempre devemos pensar também nos outros.

E por falar em bagagem de mão, bagagem despachada, eu escrevi sobre as novas regras de franquia de bagagem ali. Dá uma olhada para não ser pego desprevenido.

E caso tenhas dúvidas do que pode ser levado a bordo ou de que é obrigado a despachar, leia aqui em bagagens, o que pode e o que não pode.

viagem de avião

Agora uma diquinha de conforto

Bom, e já que estamos conversando sobre voo, vou aproveitar para dar uma dica que percebo que muitos viajantes de primeira não sabem e que é valiosa para melhorar o conforto ao dormir. Em voos longos, no encosto da poltrona, há abas laterais que tu consegues dobrar e assim, encostar a cabeça evitando que ela caia. Agora, queres outras dicas para uma viagem de avião mais confortável? Nós deixamos ali neste link. Clique e viaje mais feliz.

Queres encontrar passagens com bons preços? Clique no quadrinho, escolha o destino e verifique:

[ppromo_passagens limit=”3″ header_text=”Menores preços de passagens aéreas – clique e cote” /]

Monte as tuas viagens aqui

Agora que já sabes o que não fazer em um avião, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar a tua viagem! NÃO PAGAS NADA A MAIS POR ISSO e ajudas a manter nosso trabalho de pé! E reservando com nossos parceiros, consegues ótimos preços e qualidade:

É só clicar nos quadros logo mais abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Está sem tempo ou com preguiça? Nós procuramos para ti sem custo. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas dos quadros abaixo (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

Passagem aérea: cote aqui com a Passagens Promo.

SalvarSalvar

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.