ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Roteiro de 1 dia em Óbidos, Portugal

publicado em: 02/07/2019 atualizado em: 02/07/2019

Quer saber o que fazer em Óbidos, Portugal? A gente te ajuda a conhecer um pouco mais desta cidade medieval, toda murada, que fica aproximadamente a 80 km de Lisboa! Esta gostosura de lugar é imperdível. E de quebra, ainda quero te deixar umas dicas especiais para que tudo corra perfeitamente na tua viagem.

Mas antes de mostrar todas as dicas que tenho de Óbidos Portugal, quero te convidar a assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades e promoções do Mapa na Mão. Faça parte desta lista de amigos viajantes:

Em 2015, Óbidos foi considerada pela UNESCO como cidade literária e em 2007, o castelo de Óbidos recebeu o diploma de uma das sete maravilhas de Portugal. Além destes títulos merecidos, a história do lugar também é bem legal. Ela chamava atenção na monarquia. Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, como Urraca de Castela, Santa Isabel, Filipa de Lencastre, Leonor de Aragão, Leonor de Portugal, entre outras.

E não é difícil de entender o porquê de várias famílias reais terem escolhido esse pedacinho gracioso de Portugal para darem como bem ao futuro esposo das filhas. É, de fato, uma das cidades medievais mais bonitas e bem cuidadas que já vi. Eu amei demais e quero te contar o que fazer em Óbidos em 1 dia, porque eu sei que vais também amar.

O que fazer em Obidos Portugal: roteiro de 1 dia pela cidade

O que fazer em Óbidos

Uma tarde toda já seria suficiente para visitar Óbidos, que pode ser conjugada com outra região próxima de Lisboa. No dia em que fomos lá, passamos a manhã em Fátima e o restante do dia em Óbidos. Mas se queres aproveitá-la com mais calma, reserve um dia para este passeio ou durma lá. Também é uma boa ideia, se tu prefere aproveitar tudo devagar, degustando cada detalhe.

Porta da Vila

A entrada principal da cidadela ja é uma atração, pois para se chegar à vila cercada, tem-se que atravessar a Porta da Vila, toda revestida de azulejos e onde há geralmente um músico tocando canções portuguesas e te colocando no clima nostálgico, logo na chegada. Aproveite e já entre no clima. O que verás a seguir, dentro daqueles muros, te fará apaixonar.

Óbidos-portugal

Não é um charme? E tudo a ver com Portugal estes azulejos azuis…

Muralha

É difícil falar sobre o que fazer em Óbidos, sem citar sua muralha. A cidade é toda cercada por uma muralha de pedra. Logo após a entrada, no lado esquerdo, há uma escada que leva até o topo desta muralha. Nós começamos o passeio assim, tendo uma visão panorâmica da cidade por cima para depois começarmos a caminhada por baixo.

Dá para caminhar por quase toda a muralha, que permite aos visitantes uma vista da cidade toda de outro ângulo. Vá com calçados bem confortáveis, pois o caminho é de pedra e por vezes, irregular. Não há proteção, como guarda-corpo, em um lado das muralhas, nem corrimão nas escadas. Então, cuide das crianças e se cuide andando mais próximo da parte murada. Mas não se assuste, nem deixe de fazer esse passeio, pois garanto, vale a pena.

o que fazer em óbidos

Castelo

Um castelo medieval, daqueles que inspiram desenhos, histórias, contos. Não é gigante, nem tão imponente, mas bem do jeito que a gente imagina ao pensar em um castelo antigo. De pedra, com muralhas altas, torres, fortificado. Para quem entra e percorre a cidade a partir da Porta da Vila, ele fica no final da Rua Direita, a próxima atração.

Serviu de abrigo para Legiões Romanas no século I. Com a queda dos romanos, foi utilizado pelos Visigodos. Depois, os muçulmanos transformaram Óbidos em cidade medieval no século VIII. Eles construíram a muralha e fortificaram este abrigo, transformando-o em castelo. Em 1148, D. Afonso Henriques incorporou o castelo ao reino de Portugal.

castelo de óbidos

Rua Direita

Caminhamos pela muralha até a próxima escada, bem próxima do castelo de Óbidos. Descemos, tiramos fotos do castelo e continuamos nosso passeio pela Rua Direita. Esta rua tem muitas casas lindas com detalhes azuis, amarelos, vermelhos, lojinhas, cafés, igrejas e banheiro público disponível. Perca-se no tempo por esta rua e desfrute-a com muito carinho. Aproveite para fazer um lanche em um dos cafés encantadores, que combinam com o ar da cidadezinha.

As ruas de Óbidos são estreitas e revestidas de pedras. O acesso de carros é restrito, o que faz acentuar a vontade de andar e andar por essas ruas onde o tempo parou. Aliás, é uma delícia caminhar por Óbidos e se perder diante de tantas cenas lindas. É uma cidade extremamente fotogênica e cada pedacinho merece ser fotografado.

As casas brancas com detalhes coloridos são um encanto. Elas lembram as casas antigas açorianas que encontramos em Florianópolis e em Paraty, aqui no Brasil.

O que fazer em Obidos Portugal: roteiro de 1 dia pela cidade - igreja de santiago

Livraria de Santiago

A igreja acima é a de Santiago. Fica bem próxima do castelo, dentro da vila cercada, e hoje é uma livraria, a livraria de Santiago. Há livros com preços bem interessantes. Não deixe de entrar e passear por suas prateleiras, desfrutando também de sua arquitetura. Adorei o interior e vale sim a pena entrar e incluir no roteiro de o que fazer em Óbidos.

Igreja da Misericórdia

Esta é uma igreja simples, próxima da rua direita, mas é uma graça por ter azulejos azuis e amarelos em suas paredes. Eu nem gosto tanto assim de azulejos, mas vou confessar que em Portugal eu me encanto por eles, hahahah. As pinturas no altar são de 1628 e ela foi originalmente fundada em 1498.

Se perca pelas ruas de Óbidos

Enfim, visitar Óbidos não tem segredo. Basta perder-se por suas ruas, o que é quase impossível, porque a cidade é bem pequena. Tire muitas fotos, desfrute de um doce ou lanchinho em uma das charmosas cafeterias, entre nas lojinhas de souvenirs e paparique os objetos portugueses. Mas assim, prometa para mim que fará tudo sem pressa, afinal, não é todo dia que vamos a Óbidos, em Portugal. E claro, fique até o entardecer, até mesmo para vê-la iluminada. Caso durmas por lá, jante em um dos restaurantes apreciando este lugar e imaginando toda a história que aquelas ruas e paredes já vivenciaram.

Aqueduto de Óbidos

Esta obra chama atenção antes mesmo de chegar à cidade murada. Ele possui 3 km e fica fora das muralhas. Foi construído seguindo as ordens de D. Catarina da Áustria, que era rainha do país na época. Ah, ele foi construído no século XVI.

Um lugar legal para tirar fotos panorâmicas do aqueduto é na torre mais alta da muralha, perto da Porta da Vila. No último vídeo nosso de Óbidos em 1 minuto, logo mais abaixo, há imagens do aqueduto.

Não perca também nosso post sobre Lisboa e como alugar apartamentos por lá, o que pode ser muito econômico.

O que fazer em Óbidos – festivais

  • Mercado Medieval de Óbidos: ocorre de meados de julho a início de agosto. Há comidas, músicas típicas medievais, lutas entre cavaleiros com suas armaduras e outras atrações. Quando li a respeito, fiquei morrendo de vontade de ir. Acesse o site oficial para maiores informações. Atração paga.
  • Vila de Natal: um evento de Natal que ocorre próximo a esta data, do final de dezembro a início de janeiro. Saiba mais no site oficial. Atração paga.
  • Festival do Chocolate: aí estão querendo acabar comigo né? Quero! Ocorre entre os meses de março e abril e a atração é paga.
  • Semana Internacional de Piano de Óbidos: deve ser lindo, né? Acontece entre o final de julho e início de agosto.

E podes ainda conferir a agenda de Óbidos neste site.

óbidos cidade murada

Dicas especiais de Óbidos – tu precisas saber

QUANDO IR

Em Óbidos, Portugal, é inverno de dezembro a março e verão de julho a setembro. O verão é bem quente e o inverno não é dos mais rigorosos. Nesta viagem, no inverno, o clima estava bom, com temperatura na marca dos 15 graus. Porém, neste dia em Óbidos, ventava bastante, o que fez com que fosse um dos dias mais frios de toda a viagem. Apesar do frio e de ser uma época chuvosa, prefiro viajar no inverno por ser baixa temporada, com preços mais acessíveis, não estarem as cidades abarrotadas de gente e por combinar com o romantismo da linda vila.

Mas caso queiras participar de alguma evento ou festival, dê antes uma olhada na agenda para poder programar as datas.

COMO CHEGAR

Diante da proximidade e da facilidade de locomoção, é possível se fazer um bate-e-volta a partir de Lisboa. Nós alugamos um carro por um dia. Lembre-se que a diária é de 24 horas. Logo, pegamos o carro à noite, próximo das 22h, para que pudéssemos ficar com ele até às 22h do dia seguinte.

O tempo de viagem é de aproximadamente 1 hora.

A Rodovia A8 é muito boa, toda duplicada. Pegue-a no sentido Leiria. Há praças de pedágio na autoestrada com cabines, porém nosso carro tinha a versão local do Sem Parar, chamado lá de Via Verde (um aparelho no pára brisas). Com esse aparelho, passávamos direto na passagem reservada para a Via Verde, tudo bem sinalizado.

O que fazer em Obidos Portugal: roteiro de 1 dia pela cidade - Via Verde

ESTACIONAMENTO

Bem próximo da entrada principal da vila murada de Óbidos, há estacionamentos pagos. Não é muito caro e tu deves inserir moedas em máquinas que ficam no local. Leia as instruções, pois a máquina que usamos, por exemplo, não dava troco. É fácil de se avistar de longe a cidade murada. Siga até chegar lá e tu verás os estacionamentos muito perto da Porta da Vila e do centro de informações.

EXCURSÃO COMBINANDO COM OUTRAS CIDADES

  • Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos em 1 dia: compre aqui para garantir a vaga.
  • Fátima, Nazaré, Óbidos e São Martinho do Porto: confira aqui.
  • Fátima, Óbidos e Costa Atlânticas: dá uma olhada aqui.
  • Tour particular Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos: clique aqui.

OUTRAS FORMAS DE CHEGAR

ônibus de Lisboa para Óbidos, com passagem em torno de € 8,00. Eles saem da estação Campo Grande em Lisboa (linha verde do metrô) e param bem próximo da entrada principal da cidade murada de Óbidos (Porta da Vila). Maiores detalhes no site da empresa que faz o trajeto, a Rodotejo.

É possível chegar a Óbidos de trem (comboio, como é chamado por lá). No entanto, como a estação fica bem afastada do centro da cidade, não é a melhor opção. Maiores informações neste site.

ONDE SE HOSPEDAR EM ÓBIDOS, PORTUGAL

Fizemos uma seleção de hotéis em Óbidos, Portugal (é só clicar aqui) ordenada pelas principais escolhas do site. Porém, logo no início, antes dos hotéis, podes escolher outros filtros como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Só depois escolha o filtro que mais te agrada. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Olha só que legal este guia com roteiros por Lisboa e arredores por menos de 10 euros!

ONDE SE HOSPEDAR EM LISBOA

Agora, caso queiras fazer como nós, um bate-e-volta a partir de Lisboa, clique no quadrinho abaixo e pesquise a melhor hospedagem para a tua viagem. Caso queiras algo de melhor valor, escolha o filtro de preço mais baixo primeiro. Dá uma olhada nas avaliações dos hóspedes que ajuda bastante.

Hospedagem em Lisboa

SEGURO VIAGEM – ITEM OBRIGATÓRIO

Para viagens à Europa, é obrigatório fazer um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros, de acordo com o Tratado de Schengen. Isto é para garantir que terás cobertura em caso de doença ou acidente. E já ouvi relato de pessoas que tiveram que fazer uma cirurgia de emergência, por exemplo, que custaria milhares de euros. Portanto, não dá para ir para fora do país sem seguro. Não esqueças de fazer o teu antes da viagem.

Neste post escrevi tudo sobre seguro viagem – como fazer, porquê fazer, etc. E o valor não é tão alto. Vou deixar dois links abaixo para dares uma olhada. Ambas as empresas fazem cotações em várias seguradoras e podes escolher a cobertura que mais te agrada, além, claro, do preço que cabe no teu bolso. E por experiência própria, há opções com preços bem interessantes.

Ah, olha só, no Seguros Promo, caso seja mais interessante o seguro escolhido, utilize o cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. E caso pagues com boleto, mais 5%. Já com a Real, só clicando no primeiro quadrinho, já aparecerão valores com 10% de desconto.

Pesquise aqui com a Real Seguros       Aqui com a Seguros Promo

SEGURANÇA EM ÓBIDOS

Em momento algum passamos por situação de medo. Óbidos é um local muito seguro e tranquilo. Claro que em todo lugar do mundo sugiro que cuides dos teus pertences pessoais como bolsas, mochilas, celulares, mas andamos por toda a cidade antiga à pé sem receio.

INTERNET ILIMITADA EM ÓBIDOS

Nós utilizamos este chip da Easysim4U em muitas de nossas viagens pela Europa e funcionou muito bem. O legal deste chip é que funciona em toda a Europa e tu não vais precisar comprar um em cada país, caso vás para outro lugar na mesma viagem. Queres saber todos os detalhes? Leia aqui o que escrevi sobre chip de internet ilimitada para usar fora do Brasil, e decida se vale ou não a pena.

TOMADA

Pino duplo redondo:

IMG_5056

CLIMA EM ÓBIDOS NO INVERNO

Fomos no inverno. Óbidos é um local frio no inverno. Não é dos lugares mais gelados da Europa e o clima não impediu os passeios, mas vá bem agasalhado. Na dúvida do que vestir ou levar, leia aqui e fique tranquilo. Como buscamos sempre economizar, viajamos geralmente no inverno. Claro que há momentos em que alguns passeios ficam prejudicados e o dia é mais curto. Porém, há a vantagem de se caminhar sem o calor dos verões quentes. Também tem a vantagem de ser baixa temporada. Logo, não se pega pontos turísticos abarrotados, nem preços assustadores. Mas procure usar calçados que protejam os pés do frio e da umidade, pois é comum chover no inverno por lá.

O QUE LEVAR NA MALA

Caso tu sejas menina, escrevi aqui sobre malas para viagem – a bagagem feminina perfeita. O legal é que deixei um check list tanto para o inverno, quanto para o verão. Leia ali, imprima a lista, que vai ajudar na hora de arrumar as malas.

Como neste tipo de viagem a gente caminha bastante, leve roupas e sapatos confortáveis.

No verão:

  • Calças leves e confortáveis;
  • Calçados muito confortáveis como tênis;
  • Blusas ou camisetas leves e de manga curta;
  • Casaquinho, pois podem ter dias mais frescos ou mesmo para usar à noite;
  • Bermudas;
  • Vestidos, caso te agrade;
  • Protetor solar.

No inverno:

  • Calças confortáveis;
  • Blusas de manga longa finas e de lã para colocar por cima;
  • Casacos quentes;
  • Luvas, meias calças de lã ou ceroulas longas para pôr embaixo da caça, gorro, toca ou chapéu e cachecol;
  • Tênis ou botas, de preferência impermeáveis e quentes;
  • Hidratante labial e corporal;
  • Capa de chuva ou sombrinha, principalmente se estás viajando com crianças.

MOEDA

Euro. Leve euro em espécie, sempre lembrando que cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos no local, mas vais pagar IOF na fatura.

LÍNGUA

Português de Portugal. Dá para entender, mas é preciso que eles falem um pouco devagar.

QUANTOS DIA FICAR EM ÓBIDOS

Um dia é o suficiente para conhecer a parte murada da cidade. Caso tenhas mais dias disponíveis, e queiras aproveitar tudo com calma, jantar, dormir por lá, então fique dois dias.

♥ ♥ ♥ ♥

Monte as tuas viagens aqui

Agora que tu já sabes o que fazer em Óbidos Portugal, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar sua viagem! Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

É só clicar nos quadros logo mais lá abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto.

E mais…

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete!

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

Aéreo: no link do Passagens Promo costuma aparecer umas promoções bem interessantes. Bora voar?

Podes salvar este texto sobre o que fazer em Óbidos, Portugal no teu Pinterest, pinando a foto abaixo:

Descubra o que fazer em Óbidos, Portugal, neste nosso roteiro de um dia por uma das cidades medievais mais lindas e bem cuidadas que já visitamos.

Boa viagem!

Assista também nossos vídeos de Óbidos, Portugal em um minuto:

Curtidas

4 respostas para “Roteiro de 1 dia em Óbidos, Portugal”

  1. Avatar Gabriel Portugal disse:

    Gostei muito, obrigado pelas dicas continue o bom trabalho.

  2. Avatar Thais disse:

    Lembro de quando eu morava em Portugal era muito bom tenho muitas saudades de voltar a morar ai

    Obrigada!

  3. […] Roteiro de 1 dia em Óbidos, Portugal Por Michela do blog Mapa na mão. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.