Logo Mapa Na Mão

O que fazer em Lisboa: 25 atrações imperdíveis e bônus

publicado em: 10/06/2021 atualizado em: 10/06/2021

A capital portuguesa é incrível! Um dos lugares que mais amei conhecer na Europa. Antes de visitá-la, é importante saber o que fazer em Lisboa. Assim, a viagem se torna ainda mais especial.

E para te ajudar vou deixar aqui opções de atrações imperdíveis e mais bônus no final. Além disso, outras dicas gerais para te ajudar no planejamento. Não deixe de conferir até o final, pois há atrações queridinhas minhas também lá no fim.

🌎 SEGURO VIAGEM: querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão 🌎

Mas antes de te dar muitas dicas de Lisboa, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão. É só colocar o teu e-mail a seguir:

O que fazer em Lisboa

Para te ajudar na escolha dos locais mais interessantes da lista de o que fazer em Lisboa, vou te deixar aqui 25 atrações imperdíveis e mais bônus para conhecer no final. Eu sei que tu vais amar. Conheces outras que não estão aqui na lista? Manda nos comentários. Vai ajudar também a outros viajantes.

LEIA TAMBÉM: furto de malas em aeroportos – como evitar

Onde se hospedar em Lisboa

Antes de entrar na lista de o que fazer em Lisboa, é interessante te contar que é aconselhável reservar a hospedagem com antecedência.

Isto porque vais pagar em euro, não tem jeito. Então, quanto mais perto da viagem, menos opções e mais caras. Reserve o quanto antes. Coloque com a opção de cancelamento grátis. Assim, caso desistas da viagem, é possível cancelar sem custo algum.

Vou deixar uma pequena lista com valores crescentes. Mas no quadrinho laranja abaixo, há todas as opções de hospedagem por lá. Use os filtros após definir as datas e número de hóspedes, como preço mais baixo primeiro e outros para ajudar na escolha.

Onde ficar em Lisboa

Alugue um carro

Nós alugamos carro porque visitamos destinos próximos muito lindos, como Óbidos e Sintra. Acho bem interessante ter um veículo para aproveitar melhor a viagem e poder conhecer a região linda próxima a Lisboa. Caso queiras alugar um carro, como fizemos, vou te deixar uma opção de site no quadrinho laranja a seguir:

Alugue carro no aeroporto

Agora, vamos às atrações da lista de o que fazer em Lisboa? Bora lá!

1 – Torre de Belém

Eu era doidinha para conhecer esta torre, símbolo e cartão postal de Portugal. E não só ela, mas todas as atrações próximas, no Bairro de Belém, que já vou te contar. Ela é linda! Fica nas águas do Rio Tejo e possui importância histórica. A torre já foi fortaleza, farol, posto aduaneiro, masmorra.

É possível entrar e subir ao topo da torre. Nós entramos e vale a pena. No primeiro domingo do mês a entrada é gratuita. Para os demais dias, é possível adquirir o ingresso no local ou pela internet.

LEIA TAMBÉM: 5 doces portugueses que você precisa provar

o que fazer em Lisboa

2 – Cruzeiro ou passeio de barco pelo Tejo

Há alguns passeios de barco bem interessantes pelo Rio Tejo. Eu só imagino os cenários lindos, porque esta região de Lisboa é especial demais. Vou te passar alguns:

Passeio de Veleiro ao Pôr do Sol

Este passeio de veleiro dura 2 horas e é feito no horário do pôr do sol, para avistar a cidade naquele tom dourado incrível! Para ver valores e reservar com antecedência, clique aqui.

Passeio de Barco pelo Rio Tejo

Este passeio de barco tem duração de 1 a 2 horas, é mais barato que o de cima e também é possível reservar como pôr do sol, caso seja do teu interesse. Os monumentos famosos que estão na margem são avistados pelos passeios. Clique aqui e veja se te interessa. Reserve com antecedência.

No rio em Veículo Anfíbio e Ônibus Hop-On Hop-Off

O veículo anfíbio é um ônibus que transita na terra e na água. Este é um passeio divertido de 90 minutos por importantes pontos de interesse da cidade. E o ingresso também dá direito a um dia de ônibus hop-on hop-off, daqueles que percorrem a cidade e permitem que se desça e suba para continuar o passeio. Clique aqui, confira e reserve com antecedência.

Passeio de barco tradicional por Lisboa

Neste passeio, há opção de escolher por 45 minutos ou 1 hora e 45 minutos. Percorre por lugares interessantes de Lisboa. Clique e reserve.

Cruzeiro Particular ao Pôr do Sol 2 Horas

Este também é um cruzeiro de pôr do sol, porém, particular. Clique e reserve.

cruzeiro pelo rio tejo

3 – Padrão dos Descobrimentos

Da Torre de Belém tu vais avistar o imponente monumento Padrão dos Descobrimentos. Ele foi construído para homenagear as grandes navegações portuguesas.

Aproveite para tirar fotos lindas deste monumento também localizado à beira do rio e, se possível, suba até o topo para uma vista inesquecível. E ainda se possível, vá no horário do pôr do sol. Para entrar e subir é necessário adquirir o ingresso no local ou no site próprio.

LEIA TAMBÉM: tudo o que tu precisas saber para ir a Lisboa

atrações em Lisboa

4 – Mosteiro dos Jerônimos

A visita a este mosteiro é inesquecível e imperdível. Ele fica muito próximo ao Padrão dos Descobrimentos. Ele é um perfeito exemplo da arquitetura manuelina. Não deixe de entrar. É possível comprar os ingressos com antecedência aqui.

Lá estão enterrados Camões e Vasco da Gama. É uma das atrações mais incríveis da lista de o que fazer em Lisboa. Não perca.

LEIA TAMBÉM: minhas 14 percepções sobre Portugal

passeios em Lisboa

5 – Pastéis de Belém

Ir a Lisboa e não provar os famosos Pastéis de Belém é um crime, hehehe. E tu sabias que o único local do mundo autorizado a chamar os pastéis de nata de Pastéis de Belém é este, na confeitaria Pastéis de Belém, no bairro de mesmo nome? Ela fica bem próxima das atrações acima. Entre, desfrute dos pastéis e leve alguns como lembrança.

O endereço da loja é Rua de Belém 84.

Caso queiras fazer um tour pelo Belém com guia que fala português, clique aqui e confira preços, disponibilidade e reserve com antecedência. Ou clique aqui para reservar um free tour grátis pelo Belém.

pastel de nata

6 – Praça do Comércio

As próximas quatro atrações estão nas regiões da Baixa Pombalina, Chiado e Carmo. Esta é a parte comercial e bem interessante para se iniciar o roteiro de o que fazer em Lisboa, embora eu tenha começado a lista pelos monumentos que mais me surpreenderam. Fica do teu gosto.

A Praça do Comércio, ou Terreiro do Paço, é o ponto forte dessa região. Ela fica na beira do Rio Tejo e é uma das maiores praças da Europa. Seu Arco Triunfal, que fica na Rua Augusta, é lindo e um dos cartões postais famosos. A estátua de D. José I em um cavalo também chama a atenção de quem a visita. E não deixe de apreciar os edifícios charmosos ao redor.

Tu vais ver portugueses aproveitando o pôr do sol ali após saírem do trabalho. Então, fica também como dica de horário para visitação.

Ah, e os passeios de barco lá do item 2 podem ser incluídos neste dia aqui também, porque esta praça fica igualmente nas margens do Rio Tejo.

LEIA TAMBÉM: 14 dicas para uma viagem de avião confortável

praça do comércio

7 – Rua Augusta – o que fazer em Lisboa

Amo conhecer estas ruas badaladas, famosas e cheias de lojas conhecidas de marcas internacionais. A Rua Augusta é assim, uma das mais famosas do país.

Ela vai do Arco Triunfal até a Praça do Rossio e possui, além das lojas interessantes, restaurantes, bares, locais para comer. Uma boa pedida é sentar em uma das mesas na rua e testemunhar o vai e vem de pedestres.

LEIA TAMBÉM: o que pode levar ou não na bagagem de mão e o que despachar

8 – Elevador de Santa Justa

Acreditas que quando fomos ele estava em manutenção? Ahhhhh. Bom, se não estiver quando tu fores, tente incluir este passeio na tua lista de o que fazer em Lisboa.

Olha só, este elevador funciona deste 1902! Ele é belo e está numa torre também linda, em estilo neo-gótico. O elevador está no encontro das Rua Áurea e Santa Justa.

Agora vou te dar uma dica de economia. Clique aqui para conferir. É o Lisboa Card, um passe para usar no transporte público e entrar gratuitamente em algumas atrações da lista de o que fazer em Lisboa, inclusive no Elevador de Santa Justa. Podes escolher um passe de 24, 48 ou 72 horas. O preço compensa.

LEIA TAMBÉM: viajando em época de vacas magras – 11 dicas irresistíveis!

Elevador de Santa Justa

9 – Praça Luis de Camões

No centro desta praça vais encontrar a estátua de Camões e no entorno, a embaixada brasileira. Sabes aquela estátua de Fernando Pessoa em frente ao café À Brasileira? Muitos fotografam e sentam ao lado dela. Este café fica perto da praça.

Da praça podes embarcar no elétrico 28 que leva até a Alfama, a região da qual falarei a seguir.

A Praça Luis de Camões é ponto de encontro para uma visita guiada em português de 3 horas bem legal com muita história e curiosidades, passeio de bonde e degustação de pastéis de nata. Para verificar valor e reservar, clique aqui e agende antecipadamente.

10 – Andar no bonde 28 para a região da Alfama

A região da Alfama é a mais antiga da cidade, com ruas encantadoras. Não pode ficar de fora da lista de o que fazer em Lisboa. Na primeira vez que fomos lá, não conseguimos aproveitá-la, mas na segunda, caminhamos sem pressa pelas suas ruelas lindas! Ah, antes de continuar com as dicas, quero te dar uma especial. Clique aqui para reservar um free tour pela Alfama, tour com guia e de graça!

O bonde elétrico 28 cruza o bairro. Então, podes aproveitar este momento para andar de bonde que é outra atração bem lisboeta.

Vais economizar comprando o Lisboa Card com acesso ao transporte público e a algumas atrações clicando aqui, ou este ticket com acesso ilimitado por 24 horas ao Bonde turístico de Lisboa + Elevador de Santa Justa e funiculares.

11 – Igreja São Vicente de Fora

 Esta igreja possui uma arquitetura bonita e está entre os dois mirantes de Alfama. No mosteiro ao lado estão enterrados monarcas antecessores da corte que veio ao Brasil.

igreja em portugal

12 – Feira da Ladra – o que fazer em Lisboa

A Feira da Ladra acontece ao lado da Igreja de São Vicente de Fora, terças e sábados. É um mercado de pulgas com várias coisinhas, como lembrancinhas ou azulejos. Não sou muito chegada a relíquias, mas vale a visita para ver o movimento ou para comprar, caso te agrade.

LEIA TAMBÉM: mala para viagem, a bagagem feminina perfeita

13 – Miradouros Senhora do Monte e Santa Luzia

As mais belas vistas da cidade estão nestes dois mirantes. Então, nem pensar em deixar de fora da lista de o que fazer em Lisboa, combinado? Os telhados vermelhos, o rio lá ao fundo, as ladeiras, são mesmo visões que não podes perder.

o que fazer em Lisboa

14 – Castelo de São Jorge

Aqui está outra atração que não podes perder. Portanto, já inclua na tua lista de o que fazer em Lisboa. Caso queiras comprar o ingresso antecipadamente e evitar filas, clique aqui. Ele também oferece uma introdução de 15 minutos como recepção para ter um panorama da atração.

É um passeio que mistura história e paisagens linda demais. E é do castelo que se tem a melhor vista de Lisboa. Aproveite! Se possível, tente ir perto do pôr do sol para ver a cidade no tom dourado incrível.

15 – Miradouro São Pedro de Alcantara

Uma cidade com tantas colinas e ladeiras nos presenteia com vistas espetaculares. Agora vamos passear pelas regiões de Príncipe Real, Bairro Alto e Estrela. Tente incluir também na relação de o que fazer em Lisboa.

O Miradouro São Pedro de Alcântara fica na descida do Bairro Alto. Basta ir em direção à Praça de Camões que vais encontrá-lo. Sente em um banco e aprecie o visual, além do Castelo de São Jorge lá na outra colina, lindo, imponente.

portugal

16 – Príncipe Real

O Príncipe Real é um bairro nobre, um dos mais caros da cidade. Possui edificações graciosas e é bem legal de visitar à noite, quando ele fica movimentado. Há restaurantes pequenos bem interessantes.

17 – Jardim da Estrela

O Jardim da Estrela fica ao lado da basílica de mesmo nome. É um jardim muito bonito no bairro da Estrela.

18 – Basílica da Estrela

Em agradecimento pelo nascimento do seu primeiro filho homem, a monarca D. Maria I, também conhecida aqui como “A Louca”, mandou construir esta igreja. Inclusive, ela está enterrada no seu interior. Tente entrar nela. O interior é muito bonito.

19 – Teleférico – o que fazer em Lisboa

Agora vamos para a área mais moderna da cidade, o Parque das Nações. Lá tu vais ver construções modernas e algumas imponentes. Esta região foi revitalizada para a Expo 1998.

E já vamos logo começando o passeio pelos ares, de teleférico.

Atrás do Oceanário fica a entrada para o Teleférico. Ele atravessa até o outro lado do bairro e por cima de uma parte do Rio Tejo. Compre aqui o ingresso com antecedência.

teleférico Portugal

20 – Gare do Oriente

Esta estação de metrô foi projetada pelo arquiteto que também projetou o Museu do Amanhã, no Rio, Santiago Calatrava. É linda e moderna, por isso, muitos a incluem na lista de o que fazer em Lisboa. E aproveite o Shopping Vasco da Gama que fica conectado a esta estação.

gare do oriente

21 – Oceanário – o que fazer em Lisboa

O oceanário é um centro importante de estudo e um local com muitos animais marinhos. As crianças amam. É também o edifício mais famoso do Parque das Nações.

Reserve o ingresso com antecedência aqui e evite filas.

oceaanrio

22 – Fado – o que fazer em Lisboa

O fado é um dos estilos musicais mais tradicionais de Portugal. Ele retrata a alma portuguesa e é cheio de emoções. Tu podes fazer um tour de fado com jantar reservando antes aqui, ou um free tour gratuito pela história do fado.

23 – Gastronomia – o que fazer em Lisboa

Os quitutes portugueses são famosos e deliciosos. Há um tour de degustação com guia que dura aproximadamente 3 horas. São 4 paradas e 10 degustações gastronômicas de Lisboa. Eu não fiz, mas deve ser uma delícia, literalmente. Clique para ver valor e reservar com antecedência. Ah, e neste tour ainda se visita o restaurante mais antigo de Portugal, aberto depois do terremoto que quase destruiu Lisboa em 1755.

24 – Ônibus turístico

Uma forma legal de ter um panorama do destino é passear de ônibus turístico, aqueles panorâmicos e com guia. Este passeio dura 1 hora e 40 minutos e passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Clique e veja valor e reserve.

o que fazer em Lisboa

25 – Caminhe pelas ruas e ladeiras

Agora eu vou te contar uma das coisas que mais gostei da minha lista de o que fazer em Lisboa – caminhar sem lenço nem documento. Subir e descer ladeiras, procurar edificações com fachadas de azulejos azuis, observar o caminhar dos portugueses e dos turistas, tirar fotos, fotos e fotos, provar quitutes, ouvir músicas típicas portuguesas.

E uma maneira bem legal de caminhar ouvindo explicações e histórias é fazendo um free walking tour, um tour à pé com guia e gratuito. Mas é preciso reservar antes aqui.

o que fazer em Lisboa

Sintra, Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais

Tens mais tempo por Lisboa? Visitar Sintra é uma linda opção. Nós fomos de ônibus, mas há excursões interessantes. Esta aqui é de um dia e vai até Sintra, conhecendo o seu Palácio da Pena, Cabo da Roca e Cascais. Clique na opção de ingresso ao palácio incluso. Vale a pena entrar.

Óbidos – o que fazer em Lisboa

Tens mais tempo? Fazer um bate-e-volta até Óbidos é também sensacional! Esta cidade medieval toda murada é uma graça. Eu amei conhecer e fomos a partir de Lisboa. Leia tudo o que escrevi aqui neste post de o que fazer em Óbidos e te apaixone.

Quantos dias ficar em Lisboa

Para aproveitar o melhor de Lisboa, três dias ao menos é necessário. O ideal, de quatro a cinco, mas vai da tua disponibilidade. Caso não tenhas muito tempo, tente mesclar um pouco de cada região e aproveite ao máximo este destino maravilhoso de Portugal.

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório na Europa. Então, ao definir a tua viagem, não deixe de adquirir o seguro. Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Posts Relacionados

Michela
Curtidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.