ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Ouro Preto, Tiradentes, Chapada Diamantina e Trancoso em uma só

publicado em: 14/09/2017 atualizado em: 14/09/2017

Estava com saudade de escrever sobre nossas histórias de viagem do fundo do baú. Aliás, já conhece esta seção do blog onde contamos nossas aventuras mais antigas pelo mundo? Nestes 20 e poucos anos de viajantes, temos muitas histórias para contar, afinal. E gostamos de compartilhar, até para reviver cada momento vivido com mapas nas mãos por aí. Quem sabe não te inspiramos a fazer umas invenções parecidas?

Agora, deixa-me te contar da nossa viagem de carro para Tiradentes, Ouro Preto, Chapada Diamantina e Trancoso, na Bahia, recebendo de brinde ainda, Búzios. Foi em julho de 2009. A Letícia estava com 5 anos e a Ester com 17. Férias escolares, o desejo insano de botar o pé na estrada, nunca tínhamos visitado as cidades históricas de Minas, nem ido a alguns lugares da Bahia, perfeito! Vamos de carro para lá, porque queremos conhecer a região pelas estradas da vida e não queremos gastar muito com passagens aéreas.

Bom, dormir antes em São Paulo que ninguém é de ferro né? No outro dia, partimos cedinho rumo a Tiradentes, uma cidadezinha cheia de charme que faz parte do circuito de cidades históricas mineiras. Viaje comigo agora por esta viagem…

Tiradentes:

Ai gente, eu sempre tinha ouvido falar das famosas cidades históricas de Minas Gerais e mal posso acreditar que já estou aqui, em Tiradentes! E a cidade é uma graça com seus casarões em estilo colonial brancos com marcos coloridos. Tem marcos em amarelo, azul, verde, vermelho, que coisa mais linda e alegre! E as estradas em pedra? Coisa mais bacana. E para se inserir em toda esta história da cidade, jantar em um restaurante em uma antiga senzala. Dá só uma olhada nas fotos:

Estrada de pedras e casarões em estilo colonial

tiradentes minas gerais

Casarão em Tiradentes

o que fazer em tiradentes

Restaurante em uma antiga senzala

E aproveitamos para fazer um bate-e-volta até Resende Costa, conhecida por seu artesanato têxtil. O centrinho é uma belezura e aproveitei para comprar toalhas de mesa feitas no tear. Já comprei para a mãe e a sogra também. Ah, a mãe é doidinha para aprender a usar um tear, então, acho que ela vai amar o presente. Olha só a Letícia apreciando o trabalho do moço no tear:

tiradentes minas gerais resende costa

Um tear em Resende Costa

De quebra e aproveitando que estamos de carro, trafegamos pela Estrada Real, caminho oficializado pela Coroa Portuguesa para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais para os portos do Rio de Janeiro.

estrada real em minas gerais

Estrada Real de Minas Gerais

Podes reservar hotel em Tiradentes clicando aqui.

Como a viagem é antiga, não tenho como escrever um roteiro dando dicas de passeios em Tiradentes. Mas conheço blogs com dicas especiais e deixo aqui para preparares a tua viagem:

  • O blog Boas dicas de viagens deixou dicas especiais neste post aqui.
  • O D&D mundo afora escreveu um post sobre o que fazer em Tiradentes. Leia aqui.
  • O blog Sonhando em Viajar fez um roteiro em Tiradentes e São João Del Rei. Confira aqui.

Ouro Preto:

Depois de passarmos dois dias em Tiradentes, hora de pegar a estrada e ir para Ouro Preto, afinal de contas, esta para mim é a mais famosa das cidades históricas mineiras e não pode ficar de fora desta road trip, né? E nem é tão custosa assim a viagem, pois são apenas 164 km de distância entre as duas, facinho né, ô, já andamos mais de 1300 km até aqui e isto não é trabalho, é lazer dos bons.

E não é que Ouro Preto é de fato imperdível? As ladeiras de matar quaisquer pernas, as construções que contam mais histórias que muitos livros, as igrejinhas nos altos dos montes, o Museu da Inconfidência e a Praça Tiradentes, o artesanato, as namoradeiras nas janelas, gente, apaixonei! Tem uma feirinha com artesanatos de pedra sabão, ui, não me contive e comprei lembranças da viagem ali.

o que fazer em ouro preto minas gerais

Museu da Inconfidência

O que fazer em Ouro Preto Minas Gerais

Praça Tiradentes

o que fazer em ouro preto minas gerais

Namoradeiras na janela

Uma ladeira, casas antigas, montanhas ao fundo

Agora, olha só a foto a seguir. Amo estas ruas estreitas e antigas. Parece uma daquelas da Europa, só que com a alegria e a cor bem brasileira. Mas analise cada detalhe com cuidado: as floreiras nas varandas, as varandas, as plaquinhas do comércio local, as luminárias, as cores, as torres da igreja ao fundo. Linda não é mesmo?

o que fazer em ouro preto minas gerais

Clique aqui e confira hotéis em Ouro Preto e claro, reserve o que mais te agrada.

E para saber mais sobre Ouro Preto e o que fazer por lá, dá uma olhada nestes posts de outros blogs:

  • O blog Viagens que sonhamos escreveu sobre um roteiro de 2 dias por lá. Clique aqui para ler.
  • Aqui tu podes conferir dicas do blog Boas dicas de viagens.
  • O blog D&D Mundo afora escreveu sobre 23 atrações de Ouro Preto. Confira aqui.
  • E o Vamos por aí escreveu aqui o que fazer por lá.

Chapada Diamantina e Lençóis:

Matado um pouquinho o desejo pelas cidades mineiras de muita história para contar, hora de partir rumo à Bahia. Que viagem incrível. Estradas quase intransitáveis, paisagens diferentes de tudo que já vimos pessoalmente, casebres no meio do sertão, gente humilde, povoados no meio do nada e eis que chegamos a Lençóis, na Bahia.

O hotel já me ganhou de cara. Tapioca fresquinha na hora no café da manhã farto dos melhores que já havia provado e bem no centro da cidade. O centrinho, ah, que tranquilidade, parece que parou no tempo. Lojinhas charmosas, restaurantes charmosos, opa, já falei esta palavra né, mas também, sem problema, era tudo charmoso mesmo naquele centrinho. Lá vimos lavadeiras lavando roupas no rio – surreal isto que ouvi falar da minha avó – e comemos tapiocas sentados em mesinhas na praça.

Os rios, as piscinas naturais, as cachoeiras, a trilha dentro da gruta que a certa altura ficou totalmente escura e silenciosa, o mergulho no final desta trilha e dentro da gruta, a gruta azul, me arrepio só de lembrar. E para fechar com chave de ouro, subida ao Morro do Pai Inácio. Não, não tenho palavras para descrever isto. É forte demais para mim. Tá, tá, vou tentar.

o que fazer em lençóis bahia

Piscina do hotel

o que fazer em lençóis bahia

Cachoeira e piscina natural

o que fazer em lençóis bahia

o que fazer na bahia

Marido apreciando as piscinas naturais

o que fazer em lençóis bahia

A Gruta Azul

O Morro do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, tem uma das vistas mais deslumbrantes, magníficas, lindas mesmo, que já vi. Tente alcançar o que estou sentindo vendo as fotos. Elas, como sempre, só mostram um pequeno vislumbre daquilo que o lugar é realmente. E depois de uma exaustiva subida, inclusive com a Letícia nas costas do marido, hehehehe, um dos pores do sol mais marcantes da minha vida. Valeu a pena cada gota de suor. Inesquecível o Morro do Pai Inácio e a vista da Chapada Diamantina. Inesquecível Lençóis e toda esta natureza exuberante.

o que fazer na chapada diamantina bahia

Vista do Morro do Pai Inácio da Chapada Diamantina

o que fazer na chapada diamantina

o que fazer na chapada diamantina morro do pai inacio

Nós contemplando o pôr do sol no Morro do Pai Inácio

Podes escolher e reservar o teu hotel em Lençóis clicando aqui.

  • E neste post do blog Viaje com pouco podes ver mais dicas sobre a Chapada, com custos. Neste aqui está a parte 2 do artigo.

Trancoso:

Eu amo praia. Ah marido, depois de toda esta aula de história, natureza e ciência, um litoralzinho para relaxar né? E olha só que incrível! Estamos na Bahia! Bora aproveitar uma praia baiana então? Porto Seguro? Hum, não sei, meio agitada né. E que tal Trancoso? Mais tranquila e muito famosa por suas belezas naturais. Decidido, vamos para Trancoso.

Olha, fizemos muito bem. Eu sou apaixonada por lá desde então e a saudade dói. Falésias, água quentinha em pleno inverno, mar azul, coqueiros, o centrinho delicioso – o famoso Quadrado. Este faz tanto sucesso quanto as praias. E o Quadrado é imperdível de dia e de noite. Aproveite e caminhe até ao fundo, onde há uma igrejinha branca, e terás uma linda visão do oceano. Rendeu até uma cavalgada na beira do mar. Só ficamos com uma dívida – conhecer a Praia do Espelho, eleita uma das mais lindas do Brasil. Como pudemos deixar de ir? Inconformada agora…

o que fazer em trancoso bahia

Da piscina do hotel dava para avistar o oceano

o que fazer em trancoso

O Quadrado à noite com suas lojinhas e restaurantes

Escolha e reserve o teu hotel em Trancoso clicando aqui.

Búzios:

Olha, quase tudo o que vai tem que voltar, pelo menos nesta viagem tínhamos que regressar. Impossível viajar direto da Bahia para casa. Então temos de dormir no caminho. Mas olha só o que encontrei no mapa assim, por acaso, hehehe? Nada mais, nada menos que Búzios, no Rio de Janeiro! Opa, vamos então fechar com chave de ouro nossa road trip de 15 dias por Tiradentes e Ouro Preto em Minas Gerais, e Chapada Diamantina com Lençóis e Trancoso, na Bahia.

o que fazer em buzios

Dormimos duas noites em Búzios e passeamos pelo centro e pela orla. Linda cidade, gostinho de quero mais. No outro dia, partimos para casa felizes e com muita bagagem, não no porta malas, mas nos nossos corações e memórias fazendo com esta viagem fosse para a lista das inesquecíveis que futuramente mereceria ir para a seção fundo do baú do blog. Espero que tenhas sonhado e viajado comigo por esta aventura em quatro rodas por lugares imperdíveis do nosso Brasil.

o que fazer em buzios rio de janeiro

Nós em Búzios – RJ

Não deixes de reservar o teu hotel em Búzios clicando aqui.

  • Neste post do blog Viagens que sonhamos podes conferir 5 lugares para visitar em Búzios.

Já que estamos falando de viagem de carro, achei interessante este artigo sobre como calcular o custo de viagem de carro. Aproveite.

Gostou deste post da nossa viagem de carro do fundo do baú? Então não deixe de ler também:

Ilhabela – um paraíso paulista

Paraty – Rio de Janeiro

O dia em que chorei e o dia em que gritei

Monte as tuas viagens aqui:

Agora que você já conhece um pouco mais sobre regiões imperdíveis do Brasil, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar sua viagem! Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este link no Booking.

Aluguel de carro: reserve no Rentalcars.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste postPreços ótimos – experiência própria.

Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através deste link, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

Abraço,

 

 

 

 

 

 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

tiradentes ouro preto chapada diamantina lençóis trancoso

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Posts Relacionados

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.