Logo Mapa Na Mão

O que fazer em São João del Rei: mais de 10 atrações incríveis

publicado em: 03/11/2021 atualizado em: 03/11/2021

Saber o que fazer em São João del Rei, esta cidade histórica rica e bonita de Minas Gerais, vai te ajudar muito a planejar cada detalhe da tua viagem.

E aqui eu listei mais de 10 atrações imperdíveis, além de te dar outras dicas importantes como onde ficar, quando ir, como se locomover por exemplo. Espero que te ajude!

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Tiradentes – mais de 20 atrações imperdíveis

Antes de te contar o que fazer em São João del Rei, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão. É só colocar o teu e-mail a seguir:

🌎 SEGURO VIAGEM: querido leitor – DESCONTO de 10% só aqui no blog:
O seguro viagem não pode faltar na tua viagem, mesmo para as nacionais. Uma doença, um acidente, a perda da mala, o cancelamento do voo, podem estragar as férias. E o seguro não é caro. Por isso, vale a pena.
* Brasil: aproximadamente 5 reais por dia.
* Europa: aproximadamente 20 reais por dia.
** Clique aqui e faça a cotação do seguro, sem custo. Este link já garante 10% de desconto aos leitores do Mapa na Mão 🌎

Onde ficar em São João del Rei

Antes de te passar a lista de o que fazer em São João del Rei, acho importante te ajudar a procurar lugar para ficar. É que as cidades históricas mineiras são turísticas e deixar para muito perto da viagem para reservar hospedagem, pode não ser uma boa ideia.

Isso porque quanto mais perto da viagem, a tendência é de ir sobrando as opções mais caras ou não tão boas. Então, se tens planos para ir até lá, já reserva com cancelamento grátis, minha dica. Assim, caso a viagem não saia, é só cancelar.

Nós nos hospedamos em Tiradentes, que fica a uns 15 km de distância, e fizemos um bate-e-volta. Vou deixar as duas sugestões abaixo para ti: Tiradentes e São João del Rei.

Onde se hospedar em Tiradentes

Primeiro quero te mostrar duas pousadas onde ficamos. Mas depois vou te dar outras dicas.

Nós ficamos na Pousada Trem do Imperador e foi incrível! Eu contei todos os detalhes neste post Hotel em Tiradentes: fique em um vagão de trem de verdade! Sim, nós dormimos em um vagão de trem para lá de charmoso. Clique ali e confira tudo.

Também ficamos no Hotel Serra Vista, um casarão antigo. E também contei tudo neste post Onde ficar em Tiradentes. Dá uma espiada.

Agora, se queres outras opções, vou deixar aqui por ordem de valor, do mais barato para o mais caro. Aí, podes também dar uma olhada e escolher o que mais te agrada:

Queres procurar mais opções? Clica no quadrinho laranja a seguir e dá uma olhada. Caso queiras valores melhores, use o filtro “valor mais baixo primeiro” para te ajudar. Lembre de olhar as notas e avaliações dos hóspedes:

Hospedagem em Tiradentes

Onde se hospedar em São João del Rei

Agora, caso queiras ficar lá mesmo, na cidade do teu passeio, vou te deixar umas opções abaixo e no quadrinho laranja lá no final, todas as hospedagens disponíveis. Aproveite os filtros do site e também dá uma olhada nas avaliações dos hóspedes. Costuma ajudar bastante.

Agora, para ver todas as opções, clique no quadrinho laranja abaixo e reserve o quanto antes:

Hospedagem em São João del Rei

O que fazer em São João del Rei

Nós fizemos um bate-e-volta de Tiradentes e passamos parte de um dia por lá. Assim, vou te contar o que fizemos nestas horas para te ajudar a preparar um roteiro de o que fazer em São João del Rei. Se tiveres mais tempo por lá, faça tudo com mais calma ou incremente a lista com outras dicas que vou deixar mais abaixo.

Ah, e não deixe também de anotar as dicas gerais que também deixarei aqui no post. Espero que te ajude a planejar uma ótima viagem.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Estacionamos o carro bem ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Rua do Carmo, e iniciamos o nosso roteiro de o que fazer em São João del Rei por esta igreja linda. Sua construção iniciou em 1734 e concluída por volta de 1759. Porém, os trabalhos de ornamentação se estenderam até o início do Séc. XIX.

Esta igreja é uma das mais marcantes da cidade e chama atenção pela beleza e pelo lugar. Ela fica em um espaço igualmente bonito e bucólico, com um calçadão bem em frente, onde se encontram algumas ruas.

A arquitetura possui características do rococó. As torres são em formato octogonal e esculpidas em pedra. Em cima da porta, uma imagem de Nossa Senhora do Carmo.

Nós não entramos porque estava ocorrendo uma missa. Ela é muito bonita por dentro, com belos lustres e um altar onde predomina o branco.

igreja nossa senhora do Carmo
o que fazer em São João del Rei

Aí acima, a igreja por dentro.

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Seguimos pela Rua Getúlio Vargas, que fica bem em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo, apreciando as construções até chegarmos na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

A igreja original foi construída em 1704. Já a construção atual teve início em 1721. O interior é lindamente adornado com talhas douradas de ouro de características barrocas. O teto traz quatro evangelistas e é a maior superfície pintada do barroco mineiro.

Nas torres, os sinos anunciam missas, comunicam falecimentos e festejam nascimentos.

Não deixe de entrar e prestar atenção nos detalhes do altar e do teto. E me conta nos comentários o que achou, beleza?

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Ouro Preto

catedral nossa senhora do pilar
nossa senhora do pilar em são Joao del rei

Olha só como ela é rica por dentro aí na foto acima.

Hospital e Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Voltamos um pouquinho pela Rua Getúlio Vargas, caminhamos pela Rua Padre Lourival Salvo Rios e fomos até o Hospital de Nossa Senhora das Mercês e a igreja de mesmo nome.

Esta rua é bem bonita, com canteiros arborizados e casas antigas. A igreja fica em cima do morro com uma escadaria em frente e a vista lá de cima é bem agradável. Na verdade, este é um dos pontos mais elevados da cidade, então, aproveita.

Não conseguimos entrar porque ela estava fechada. A igreja foi remodelada em 1808. A capela inicial foi construída em 1751. Ela possui apenas uma torre, o que a diferencia da maioria das igrejas locais.

LEIA TAMBÉM: como evitar furto de mala em aeroportos

igreja de nossa senhora das mercês
São João del Rei

Olha como é bonita a vista lá de cima!

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Descemos novamente pela Rua Getúlio Vargas e chegamos até a Igreja Nossa Senhora do Rosário. A construção iniciou em 1708 o que faz desta obra uma das mais antigas da cidade. Vale inclui-la, portanto, na lista de o que fazer em São João del Rei.

Segundo Germain Bazin, historiador francês, a fachada da igreja representa duas épocas distintas. Na parte mas baixa, vê-se a influência da Igreja de São Francisco de Assis e a parte mais alta e as torres seriam de época mais recente.

Nós não entramos, mas li que o forro da nave é em forma de abóbada, que há dois altares brancos talhados em madeira e pinturas no teto.

Ah, a praça em frente à igreja é também muito bonita com muitas casas antigas no entorno.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Bichinho MG

igreja nossa senhora do rosário

Solar dos Neves

Este bonito casarão ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário pertence à família Neves. Foi residência do presidente Tancredo Neves de 1957 a 1985. Sua esposa continuou residindo ali até o seu falecimento em 2003.

Ao lado funciona o Memorial Tancredo Neves, um museu que conta a história de Tancredo. O casarão é muito bonito, o jardim também e há um banco com a estátua do presidente.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Mariana: as 14 melhores atrações

solar dos neves

Rua Santo Antônio ou Rua das Casas Tortas

Continuando pelo lado direito da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Rua Santo Antônio, há uma curva com casas tortas, porque na construção houve um erro. Hehehehe, os construtores foram seguindo a curvatura da rua e aquilo virou atração turística para a lista de o que fazer em São João del Rei.

Bom, além das casas tortas, a rua ganha destaque porque é uma das mais antigas da cidade e um dos núcleos inicias de desenvolvimento de São João del Rei.

LEIA TAMBÉM: mala para viagem: a bagagem feminina perfeita

rua das casas tortas

Igreja São Francisco de Assis

A Igreja São Francisco fica em frente à Rua Dr. Balbino da Cunha, em uma região bem graciosa e arborizada. A igreja fica entre palmeiras reais, o que torna todo o local ainda mais bonito. Não deixe de ir e de colocar na tua lista de o que fazer em São João del Rei.

No interior há um belo trabalho esculpido em talhas, ou seja, obras de arte feitas em madeira. Os altares e os púlpitos apresentam influência da escola de Aleijadinho. A propósito, alguns dizem que foi dele o projeto da igreja, mas não há unanimidade. Nas paredes há telas que representam a Santa Ceia e a traição de Judas.

LEIA TAMBÉM: o que fazer em Capitólio

igreja de sao francisco de Assis

Passo da Rua Direita

Os passos são pequenas capelas que marcam os passos da paixão de Cristo e são abertos na época da Páscoa. Este passo da Rua Direita foi o único que se conservou sem alteração, com todas as pinturas do séc. XVIII.

A pintura central representa Simão Cirineu ajudando Jesus a carregar a cruz. As pinturas laterais representam dois anjos, um segurando a coroa de espinhos e o outro, os cravos.

Esta capela fica na Rua Getúlio Vargas, n. 195, chegando novamente perto da primeira atração, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde voltamos para pegar o nosso carro e voltar a Tiradentes.

passo da rua direita

Outras opções de o que fazer em São João del Rei

Agora vou te deixar outras opções de atrações que não conseguimos aproveitar, mas caso tu tenhas mais tempo pela cidade, podes incrementar o teu roteiro.

Teatro Municipal 

É um ponto forte do centro histórico, então tente incluir na tua lista de o que fazer em São João del Rei. Ele foi inaugurado em 1893 e tem uma fachada belíssima.

  • Endereço: é acessado pela Rua José Gômide.
teatro municipal

Fonte: www.minasgerais.com.br

Passeio de Maria Fumaça

Uma pena não ter dado tempo de fazer esse passeio, porque parece muito legal. A Maria Fumaça sai de Tiradentes e percorre a Estrada de Ferro Oeste de Minas que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1881.

O trem passa por locais muito bonitos da serra mineira. A maria fumaça é a mais antiga em operação no Brasil. Os vagões e seus assentos são preservados e em estilo imperial. Viu como deve ser legal?

É interessante comprar as passagens com antecedência para garantir a vaga. Dá para comprar nas estações de trem ou pela internet no Guichê Virtual.

Museu Ferroviário

Já que tu vais chegar na estação caso faça o passeio de maria fumaça, aproveite para conhecer o Museu Ferroviário.

No acervo, objetos que mostram o desenvolvimento da região com a chegada do trem. Há vagões, máquinas, telefones e outros objetos.

  • Funcionamento: de quarta a domingo, das 8h às 18h.
  • Endereço: Rua Hermílio Alves.

Cachoeiras – o que fazer em São João del Rei

Se tu curtes cachoeiras, natureza ou queres te refrescar em dias mais quentes, uma boa ideia é conhecer as cachoeiras da região. Veja algumas:

  • Cachoeira do Mangue: ela não possui acesso fácil, mas é considerada a melhor da região com suas águas cristalinas;
  • Cachoeira Reserva do Cala Boca: esta fica mais próxima do centro e há restaurante, trilhas e locais para piqueniques; 
  • Cachoeira do Urubu: esta cachoeira fica a 15 km do centro e possui piscinas naturais; 
  • Cachoeira do 14: fica a 17 km do centro e é um local muito bonito com várias cachoeiras; 
  • Cachoeira do Bom Despacho: é uma das mais visitadas porque está a apenas 50 m do marco da Estrada Real e por ter acesso fácil. Mas é pequena.

Como se locomover em São João del Rei

Nós andamos à pé pelo Centro Histórico e é bem tranquilo. Não há necessidade ali de utilizar carro ou transporte público.

Agora, se tu queres conhecer cidades próximas, como Tiradentes que é imperdível, eu aconselho que tu estejas de carro. Então, vou deixar logo abaixo neste quadro azul uma empresa que cota locadoras de carro te dando opções interessantes para alugar um.

Ah, São João del Rei possui aplicativos próprios de transporte como o ME LEVA SJ e o MOVE SJ. Caso te interesse, é só baixar e usar. Nós não chegamos a usar, mas fica aí como dica.

Quantos dias ficar em São João del Rei

Nós ficamos parte de um dia e deu para aproveitar o centro histórico. Caso tu queiras entrar nos museus, conhecer as cachoeiras, andar de maria fumaça, conhecer lugares próximos, dois dias seria interessante.

Quando ir

Nós fomos no inverno. O clima é bem agradável e não pegamos chuva em nenhum momento, o que é bem interessante para caminhar por aquelas ruas e ruelas.

De dia é bem gostoso e não calor insuportável e à noite costuma ser friozinho no inverno. Mas vou te deixar um resumo a seguir para tu pensares qual o melhor momento para ti: 

  • Meses mais quentes: de setembro a abril.
  • Meses mais frios: de junho a agosto.
  • Meses mais chuvosos: de novembro a março.
  • Meses mais secos: de maio a agosto;
  • Melhor época para visitar Ouro Preto: de maio a agosto.

Então, me conta, gostou desta lista de o que fazer em São João del Rei e das minhas dicas? Conta aí nos comentários. Tens outras dicas para me deixar? Vou amar saber.

Abraço!

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Curtidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.