ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Paraty – Rio de Janeiro

publicado em: 19/07/2016 atualizado em: 09/01/2019

Eu amei as cidades históricas de Minas Gerais e neste post podes entender o por quê. Mas adquiri um carinho especial por Paraty, no Rio de Janeiro, que não sei explicar. Para mim, umas das mais graciosas cidades históricas do Brasil. Conheça a nossa história desta viagem e, de brinde, leve dicas de o que fazer em Paraty mais ao final do post. Viaje conosco pelo sul do Rio!

Antes, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Nossa história de amor por Paraty – RJ

Esta viagem fizemos em dezembro de 2008 e por isso o post entra também para a seção Fundo do baú do blog. Foi uma trip Paraty de carro. Sim, porque fomos de carro, em uma viagem de aproximadamente 1.100 km, atravessando Santa Catarina pela BR-101, o Paraná, passando por Curitiba, entramos no estado de São Paulo pela BR-116, saímos da Regis Bitencourt rumo a Itanhaém para depois chegarmos em Santos. De Santos percorremos a rodovia Rio-Santos, atravessando o litoral paulista, passando por Ubatuba, até chegarmos no estado do Rio de Janeiro e em Paraty. Esta estrada é linda demais, por isso, não perca a chance de um dia ir de carro também (falo da rodovia Rio-Santos também neste post de Ilhabela).

Chegando em Paraty, já noite, nos dirigimos à nossa pousada, a Pousada Villas de Paraty. Esta pousada fica a 600 metros do centro histórico e não tinha, ao menos na época, os preços salgados dos hotéis do centro. Logo, foi perfeito para nós pela localização, pelo hotel em si que era gostoso, com chalés, um bom café da manhã e piscina e pelo preço, que foi aceitável.

Como não estávamos longe do centro, diariamente íamos à pé até o centro histórico de Paraty que é uma delícia, literalmente, pois além da beleza e graça, há vendedores ambulantes vendendo cada quitute que é uma loucura! Foi lá que comi pela primeira vez um bolo-pudim de tapioca (viciei). E acho que me apaixonei por esta cidade porque, além de ser uma cidade histórica com lindas construções coloniais, tem vários outros atrativos como praias, passeios de barco, mergulho, piscinas naturais, fazendo deste destino, uma viagem nada entediante e com muitos atrativos imperdíveis.

Bem, além de caminharmos sem pressa e sem rumo pelas ruas de pedra “pés-de-moleque” do centro histórico todos os dias, às vezes de dia e sempre à noite, também passeamos pela região. Por isso, vou te deixar dicas de passeios em Paraty RJ e depois, outras dicas gerais para que a tua viagem seja sensacional. Depois me conta nos comentários se também te apaixonaste pela cidade, ai, ai. Já vejo coraçõezinhos voando…

O que fazer em Paraty

Vou te mostrar agora o que fizemos em Paraty nestes dias que estivemos neste paraíso do Rio de Janeiro e espero que te inspire ao ir para lá.

PASSEIO DE ESCUNA

Tiramos um dia para um passeio de escuna. Este barco nos levou para locais paradisíacos, com paisagens de tirar o fôlego e praias com água de uma cor incrível verde esmeralda. Paramos e descemos na Praia da Lula, na praia particular onde tem a casa do Amir Klink, além de pararmos no meio do mar para nadarmos com os peixes e mergulharmos com snorkel. Aconselho e muito este passeio que é uma verdadeira delícia. Informe-se no centro histórico onde há agências que oferecem o passeio.

Agora, se já queres garantir os passeios on-line, comprando em casa, dá uma olhada nestas duas opções abaixo. Os dois têm duração de cinco horas. O primeiro para em quatro lugares diferentes para nado e para desfrutar e, no final do passeio, oferece frutas e um café tropical. O segundo é o passeio de escuna com mergulho de snorkel. Este barco também para nos quatro melhores locais para mergulho em Paraty RJ. E também oferece um lanche tropical.

TRINDADE

Trindade fica localizada a 30 km de Paraty e está situada dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu. Fomos com nosso carro e passamos o dia na Praia do Meio. Ela possui boa infraestrutura com cadeiras e restaurantes.

Trindade com suas belíssimas praias, trilhas e cachoeiras recebe turistas do Brasil e do mundo. Vale a pena passar o dia em Trindade, aproveitando cada canto com seus cenários magníficos.

PISCINA NATURAL DO CACHADAÇO

Da praia do Meio, em Trindade, pegamos uma lanchinha e fomos até a piscina natural do Cachadaço, que também pertence à Trindade. É um local muito bonito, com muitas pedras, árvores, vegetação e piscinas naturais que rendem deliciosos banhos. Igualmente imperdível.

ANGRA DOS REIS

Angra dos Reis fica a 96 km de Paraty e dá tranquilamente de fazer um bate-e-volta e foi o que fizemos. Acordamos cedo e passamos o dia em Angra dos Reis conhecendo a cidade. A curiosidade mata, baby, e estávamos tão perto! E veja, nunca tínhamos ido a Angra. Bora pegar a estrada então e conhecer este destino famoso do rio. Se tens tempo de sobra, é uma opção legal para incrementar a lista de o que fazer em Paraty, pois é perto e é um passeio diferente.

MERGULHO COM CILINDRO

Mais um motivo pelo qual esta viagem se tornou inesquecível para mim: realizei o sonho de mergulhar com cilindro. Contratei o mergulho ali mesmo no centro histórico com a Adrenalina Mergulho. O passeio durou pouco mais de uma manhã e logo no início da tarde eu já estava de volta. Após as instruções cabíveis, saímos de lancha até o local indicado para o mergulho e lá mergulhei com o instrutor. De volta ao barco, um lanche e o retorno ao Centro Histórico de Paraty.

Tens também a opção de adquirir on-line a aula de mergulho para iniciantes com duração de 5 horas ou o mergulho com instrutor nos arrecifes de Paraty RJ. Clique nos quadrinhos abaixo e veja mais informações:

Outros passeios em Paraty RJ

Este ali de cima foram os passeios que fizemos em Paraty. Mas se tu tiveres mais tempo ou quiseres fazer algo diferente, vou colocar aqui mais umas opões de passeios por lá para a tua escolha. Olha só:

FREE WALKING TOUR

O free walking tour é uma maneira muito interessante de conhecer lugares gastando muito pouco. A minha filha Ester contou neste post o que é o free walking tour. Em Paraty existe uma empresa especializada e aqui está o site deles. Dá uma olhada nas informações. O passeio em português ocorre todos os dias, às 10h30 e às 17h e o ponto de encontro é na Praça da Matriz (principal praça do centro histórico).

PARATY PRAIAS

Em muitas das praias lindas só é possível chegar de barco ou escuna. No passeio que te contei mais acima já dá para aproveitar praias paradisíacas de Paraty. De carro, dá para ir até Trindade, como também te contei acima. Mas também ouvi falar muito bem da Praia do Sono, onde é possível chegar de barco ou por trilha. É uma praia isolada, rodeada pela mata atlântica, preservada e mais simples, com alguns poucos lugares para dormir, campings e restaurantes.

Para fazer a trilha ou pegar o barco, é necessário ir até a Vila do Oratório. No quadrinho abaixo também há uma opção de passeio de um dia na Praia do Sono com caminhada. Dá uma olhada se te agrada também.

Caminhada até a Praia do Sono

Agora, se queres desbravar as centenas de praias e ilhas da região, neste post é possível conhecer tudo o que Paraty praias tem a oferecer.

CENTRO HISTÓRICO

Como te contei, amei demais o centro histórico de Paraty RJ. Caminhe, mas assim, sem pressa, ok? É uma graça com lojas lindinhas, restaurantes, bares, casas e construções em estilo colonial adoráveis. Até as ruas têm seu charme com aquelas pedras. Só cuide para não tropeçar. Ah, em alguns momentos ou dias, a maré enche e a água invade algumas ruas do centro histórico, o que também é algo bem interessante de se ver. E dá uma passadinha na igreja matriz, no Museu de Arte Sacra e na Casa da Cultura.

O CAMINHO DO OURO

Durante o Ciclo do Ouro no Brasil, a cidade de Paraty, no Rio, foi um ponto muito importante por encontrar-se em uma localização estratégica ligando Minas Gerais ao Rio de Janeiro e São Paulo. Paraty era uma das cidades portuárias mais importantes do século XVIII. Este é um trecho da Estrada Real que também passa pelas cidades históricas de Minas. E neste trecho próximo de Paraty RJ, existem cachoeiras, ateliers e restaurantes.

PASSEIO A CAVALO PELAS FLORESTAS DE PARATY

Gostas de andar a cavalo? E que tal passear pelas florestas de Paraty em um passeio de 3 horas? Se é o tipo de passeio que tu adoras fazer, confira no quadrinho abaixo:

Passeio a cavalo em Paraty

SACO DO MAMANGUÁ

O Saco do Mamanguá é o único fiorde tropical da costa brasileira, ou seja, é uma entrada de mar verde esmeralda que se estende por 8 Km até chegar ao mais bem preservado manguezal da Baía da Ilha Grande. Não conheci, mas parece ser um lugar lindo demais! E no passeio de barco do quadrinho abaixo, ainda é possível encontrar tartarugas e golfinhos no trajeto até o Saco do Mamanguá.

De barco ao Saco do Mamanguá

FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty

Anualmente ocorre em Paraty RJ, a FLIP, festa literária internacional de Paraty. Tenho muita vontade de conhecer. Acontece no inverno e em 2019 será de 10 a 14 de julho.

Cada edição homenageia um autor brasileiro. A festa visa preservar e valorizar a língua portuguesa e a literatura do Brasil. É uma época bem concorrida em Paraty. Portanto, caso queiras ir, comece a te programar com antecedência, principalmente reservando hotel.

Enfim…

Quero muito voltar, e de carro novamente. Eu não sei bem explicar, mas eu me apaixonei profundamente por Paraty RJ. Talvez seja por ser uma mescla de cidade histórica com praias. Ou o ar de tranquilidade que a região proporciona. Agora que já sabes o que fazer em Paraty, planeje tu também uma viagem até lá e tenho certeza de que vais amar, assim como eu amo esta cidade. Mas me conta como foi a tua experiência, combinado? Agora, deixa eu te passar dicas importantes para a tua viagem.

Dicas gerais de Paraty RJ

COMO CHEGAR

De carro

Leia aqui como chegar a partir de São Paulo e do Rio de Janeiro a Paraty. Lá no começo do post contei quais rodovias utilizamos vindo de Santa Catarina.

  • Distância do Rio de Janeiro a Paraty: 278 km.
  • Distância de São Paulo a Paraty: 275 km.
  • Distância de Belo Horizonte a Paraty: 595 km.
  • Distância de Florianópolis a Paraty: 977 km.

De avião

  • Guarulhos: o Aeroporto Internacional de Guarulhos fica a 253 km de distância de Paraty.
  • Congonhas: o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, fica a 277 km de distância.
  • Galeão: o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, fica a 267 km de distância de Paraty.
  • Santos Dumont: fica a 278 km de Paraty.
  • Paraty: em Paraty há também um aeroporto, o SDTK.

Aluguel de carro

Caso não vás com o teu próprio carro, sugiro alugar um para conseguir aproveitar bem toda a região. Mesmo para passear em Paraty RJ, é legal estar de carro. E  então para poder ir até Angra dos Reis ou Trindade, mais interessante ainda estar de carro.

Clicando no quadrinho abaixo, o site fará cotação em várias locadoras. Assim, costuma haver preços bem interessantes. Selecione o carro, o preço, a empresa que mais te agrada e analise. Além do mais, este site é brasileiro, com atendimento para qualquer dúvida ou problema:

Verifique o teu carro aqui

CLIMA

Tropical litorâneo úmido. No verão é quente e chove mais, com pancadas de chuva rápidas no meio da tarde. Temperatura entre 23º e 38º. No inverno chove menos, e a temperatura fica entre 12º e 27º. Nós fomos no início de dezembro e estava calor e não pegamos chuva.

PARATY POUSADAS OU HOTÉIS

Já faz um tempo em que fomos, mas indico o hotel onde ficamos, porque era agradável, perto do centro histórico e com preço bom. É o Pousada Villas de Paraty e você pode reservar aqui.

Mas se quiser escolher outro hotel ou pousada em Paraty, no quadro laranja abaixo fizemos uma seleção de hospedagem. Ela está ordenada pelas principais escolhas do site. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Escolha o filtro que mais te agrada como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Hotéis em Paraty

SITES DE INTERESSE

Prefeitura municipal, site da cidade e site de turismo.

QUANTOS DIAS FICAR

Nós ficamos 3 dias em Paraty RJ. Penso que esta seja a quantidade mínima para aproveitar o básico de Paraty que seria o seu centro histórico, Trindade e passeio de barco. Eu te mostrei mais opções de o que fazer em Paraty e mesmo que seja somente para curtir as praias, dá para ficar bem mais tempo. Então, consegues ficar mais tempo? Vai em frente que já estou com inveja de ti, hahahaha.

O QUE LEVAR NA MALA

Caso tu sejas menina, escrevi aqui sobre malas para viagem – a bagagem feminina perfeita. O legal é que deixei um check list tanto para o inverno, quanto para o verão. Leia ali, imprima a lista, que vai ajudar na hora de arrumar as malas. Só descarte as roupas muito pesadas de inverno, porque Paraty não faz tanto frio assim.

Como neste tipo de viagem a gente caminha bastante, leve roupas e sapatos confortáveis.

No verão:

  • Calças leves e confortáveis, mais para usar à noite, caso fique mais fresco;
  • Calçados muito confortáveis como tênis, sapatilhas e sandálias boas para caminhada e para usar nas praias;
  • Blusas ou camisetas leves e de manga curta;
  • Casaquinho leve, pois podem ter dias mais frescos ou mesmo para usar à noite;
  • Bermudas;
  • Vestidos, caso te agrade;
  • Roupa de banho e saída de banho;
  • Protetor solar, boné ou chapéu.

No inverno:

  • Calças confortáveis;
  • Blusas de manga longa finas;
  • Blusas de manga curta, pois podem ter dias quentes;
  • Casacos;
  • Tênis ou sapatos muito confortáveis;
  • Hidratante labial e corporal.

Roteiro personalizado e assessoria de viagem

Queres facilidade e um roteiro personalizado para qualquer lugar do mundo? Sabia que o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado? 100% de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas especiais? Também podemos te ajudar a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso e sem custo algum, além de passagens aéreas. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: contato@mapanamao.com ou mapanamaoviagens@gmail.com. Também podes entrar em contato através de nosso Whatsapp: 48 99816-8535. Saiba mais detalhes clicando no quadro abaixo, e viaje sem passar trabalho:

Assessoria de viagem

Monte as tuas viagens aqui

Agora que tu já sabes o que fazer em Paraty RJ, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar a tua viagem! NÃO PAGAS NADA A MAIS POR ISSO e ajudas a manter nosso trabalho de pé! E reservando com nossos parceiros, consegues ótimos preços e qualidade:

É só clicar nos quadros logo mais abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Está sem tempo ou com preguiça? Nós procuramos para ti sem custo. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas dos quadros abaixo (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Curtidas

Uma resposta para “Paraty – Rio de Janeiro”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.