ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Ilhabela – um paraíso paulista

publicado em: 26/02/2016 atualizado em: 14/01/2019

Ilhabela é um destino paradisíaco no litoral norte de São Paulo. É um lindo município, cuja ilha principal e maior, a Ilha de São Sebastião, nos presenteia com variadas opções de lazer em meio a uma natureza deslumbrante e protegida. Eu indico este destino para as tuas próximas férias ou viagem, porque amei demais e desejo o que gosto aos amigos, claro. Por isso, eu vou te contar como começou nossa história de amor por esta ilha e mais abaixo, deixar dicas e roteiro de o que fazer em Ilhabela. Não perca as dicas até o final e prepare já a tua viagem até lá. Depois me conta se também não te apaixonaste, ok?

Antes, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Onde fica Ilhabela

Antes de eu te contar a nossa história com este lindo lugar, te passar umas dicas bem legais e um roteiro com o que fazer em Ilhabela, preciso te falar onde fica Ilhabela para te situar. Ilhabela é um dos únicos municípios arquipélagos marinhos brasileiros, e está situada no litoral norte de São Paulo, na microrregião paulista de São Sebastião. Ilhabela fica a 78 km de Ubatuba, a 30 km de Caraguatatuba e a 166 km de Santos. O acesso à ilha principal e maior do arquipélago, a Ilha de São Sebastião, é exclusivo pela balsa que sai de São Sebastião (saiba mais).

onde fica Ilhabela

Ilhabela – São Paulo: nossa primeira viagem longa de carro

Janeiro de 1997. Nossa filha mais velha, até então, única filha, com 4 anos de idade. Estávamos pagando o financiamento do nosso primeiro apartamento. Não tínhamos carro. Meu esposo custeava com esforço o seu curso superior e eu faria o vestibular em alguns dias.

Eis que nesse momento economicamente desfavorável para nós, recebemos um convite tentador de um casal de amigos. Que tal irmos passar alguns dias em Ilhabela, litoral norte de São Paulo?

Nossos olhos brilharam e os “pés começaram a coçar”. Nunca havíamos ido tão longe! Era início de janeiro e fazia muito calor. O sonho e os planos iniciaram:

“Não temos carro, como podemos ir?  Vamos pedir o carro emprestado para o sogro! Não podemos nem pensar em ficar em hotel. Resolvido! Vamos acampar. Mas, espera aí, não temos nem a barraca! Uma ideia: pedir emprestada a um casal que mora no nosso edifício.” (putz, haja vontade assim de pôr os pés na estrada, hehehheehe).

o que fazer em ilhabela passeios em ilhabela

Nossa câmera analógica, daquelas com filme caro e que eu chorava quando queimava uma foto, hahahahaah

E a aventura começou…

Nossos problemas resolvidos, passamos no supermercado para comprar lanchinhos para a viagem (parar o tempo todo em restaurante, como assim? hahahahaah, sem verba), arrumamos nossas coisas e partimos de madrugada, pois percorreríamos mais de 1000 km naquele dia.

Naquela época não tínhamos internet, nem computador. Nenhuma experiência em viagens. Fomos na cara e na coragem, seguindo o Guia Rodoviário Quatro Rodas do meu marido, nosso companheiro inseparável de estrada.

Atravessamos Santa Catarina pela BR-101, o Paraná, passando por Curitiba (naquela época não havia o anel viário), entramos no estado de São Paulo pela BR-116, saímos da Regis Bitencourt rumo a Itanhaém para depois chegarmos em Santos. De Santos percorremos a rodovia Rio-Santos até São Sebastião. Pensa numa estrada bonita. Pensou? A Rio-Santos ganha dos teus pensamentos, com certeza. Não deixe de viajar de carro por ela, pelo menos uma vez na vida, e encantar-se com uma paisagem deslumbrante que se descortina depois de cada curva. Mas prepare a paciência, pois é uma estrada bem sinuosa.

o que fazer em ilhabela sao paulo

Vista da Rodovia Rio-Santos: foto tirada em 1997 de câmera analógica – perdoe a qualidade, eheheh

Em São Sebastião, pegamos a balsa que leva pedestres, carros e ônibus para o sonhado destino – Ilhabela (mais informações sobre a balsa).

Agora já em Ilhabela – litoral paulista

Procuramos o camping, montamos nossa barraca, ou melhor, a barraca emprestada, e saímos para nos encontrarmos com nossos amigos.

Nossa filhinha era só alegria. Sim, claro, ela não ficou de fora da nossa primeira aventura. A felicidade dela era tanta, que se comportou perfeitamente nesta viagem longa de carro. E  olha que não era um carro espaçoso e confortável. Era um gol, sem ar-condicionado em pleno verão brasileiro (rsssss).

Tudo foi novidade para ela e para nós também. Percorrer um longo trecho de carro, dormir em barraca, usar um camping, fazer lanchinhos por aí, conhecer um lugar novo e paradisíaco, tomar banho de mar com água quente até tarde, nadar em piscina natural, escorregar em toboágua natural de pedra na cachoeira…

Eu me lembro que a experiência foi tão boa, que ela falou ainda desta viagem por meses. As lembranças maravilhosas desses momentos em família ficaram gravadas em sua memória e nas nossas também, claro.

Viajar em família é uma delícia. Eu sei, é mais cansativo para todos levar os pequenos, mas não me arrependo de nenhuma viagem que fiz com elas (a propósito, descubra se  vale a pena ou não levar os fihos nas viagens clicando aqui). E nessa primeira viagem longa que fizemos, ficou claro para nós que o gosto pela estrada também corria pelas veias da pequena. E caso pretendas viajar com os filhos, leia neste post dicas de como transformar a viagem em um prazer mais confortável e divertido.

praias de ilhabela

A natureza é exuberante em Ilhabela

O que fazer em Ilhabela

Em Ilhabela nos divertimos muito. Conhecemos praias lindíssimas e de águas quentes, fizemos trilhas e nos esbaldamos em piscinas naturais, passeamos pelo charmoso centro histórico. Enfim, foram dias intensos de muita alegria e paisagens maravilhosas, que fizeram aumentar nosso gosto por viagens. O desafio seria economizar e gastar pouco para continuarmos a realizar esse gosto.

Porém, como faz tempo que fomos a Ilhabela, não lembro de muitos detalhes para te ajudar a montar um roteiro de o que fazer em Ilhabela. No entanto, pedi ajuda a outros blogueiros que foram e escreveram dicas especiais. Olha só:

  • A Laura do blog 7 Cantos do Mundo escreveu neste post sobre a Praia de Castelhanos e a Cachoeira do Gato, que são lugares mais afastados e de difícil acesso, mas merecem uma visita de um dia.
  • Neste post do Ilhabela.com.br há sugestões de passeios em Ilhabela com chuva, como visitas a museus e caminhada pelo centro histórico, que é uma graça e possui lojinhas atraentes.
  • No site da Caravela Pousada, cujas pousadas linkamos no próximo tópico como opções de hospedagem, há variadas opções de passeios em Ilhabela, como praias, esportes, passeios de barco e muito mais.
  • Aqui há um post bem completo com informaões de várias praias de Ilhabela.
  • A Liliane do blog Trilhas e Cantos apresenta neste post, praias, cachoeiras e a gastronomia de Ilhabela. Aproveite para conhecer.

Sem dúvida nenhuma, Ilhabela é um destino que vale muito a pena. Coloque na tua lista de desejos. Use e abuse deste post com dicas de o que fazer em Ilhabela para montar o teu roteiro. Visite e conheça Ilhabela. E depois me conte nos comentários o que achaste desta ilha lindíssima do litoral paulista, combinado? Mas agora quero te passar umas dicas de Ilhabela para também te ajudar no planejamento.

Onde se hospedar em Ilhabela

Pousadas com boa relação custo x benefício:

Hospedagem com localização diferenciada:

Outras opções de hospedagem em Ilhabela

Caso tu queiras escolher outro hotel ou pousada em Ilhabela, no quadro laranja abaixo fizemos uma seleção de hospedagem. Ela está ordenada pelas principais escolhas do site. Na coluna laranja à esquerda, preencha os campos com a data da entrada e da saída, o número de quartos, de adultos e crianças e clique em pesquisar. Escolha o filtro que mais te agrada como preço mais baixo primeiro, distância do centro da cidade, estrelas, e outros. Escolha teu hotel clicando nele e finalize a reserva. Qualquer dúvida, é só mandar nos comentários lá embaixo. Boa estada!

Hotéis em Ilhabela

Informações gerais sobre Ilhabela

ATRAÇÕES

Esta ilha é bem servida de praias (40) e possui mais de 40 cachoeiras, umas com tobogã natural esculpido nas pedras, como a da Laje.  Além de água, tem um centro histórico belíssimo, com lojas, bares e restaurantes.

COMO CHEGAR

De carro

Leia aqui como chegar a Ilhabela de carro e também com outros meios de transporte como helicóptero, ônibus e outros. Vindos de Santa Catarina, optamos por este trajeto. Atravessamos Santa Catarina pela BR-101, o Paraná, passando por Curitiba (naquela época não havia o anel viário), entramos no estado de São Paulo pela BR-116, saímos da Regis Bitencourt rumo a Itanhaém para depois chegarmos em Santos. De Santos percorremos a rodovia Rio-Santos até São Sebastião.

  • Distância de São Paulo a Ilhabela: 202 km.
  • Distância do Rio de Janeiro a Ilhabela: 450 km.
  • Distância de Campinas a Ilhabela: 263 km.
  • Distância de Curitiba a Ilhabela: 541 km.
  • Distância de Florianópolis a Ilhabela: 832 km.

De avião

O aeroporto mais próximo de Ilhabela é o de São José dos Campos. A segunda melhor opção é o Aeroporto de Guarulhos.

  • São José dos Campos: o Aeroporto fica a 113 km de Ilhabela.
  • Guarulhos: o Aeroporto Internacional de Guarulhos fica a 190 km de distância de Ilhabela.
  • Congonhas: o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, fica a 212 km de distância.
  • Campinas: o Aeroporto de Campinas, fica a 285 km de distância de Ilhabela.

Aluguel de carro

Caso não vás com o teu próprio carro, sugiro alugar um para conseguir aproveitar bem toda a região. Mesmo para passear em Ilhabela, é legal estar de carro. Tanto para conhecer as praias, as cachoeiras, como o próprio centrinho, dependendo de onde estás hospedado. E já podes sair do aeroporto de carro para aproveitar a estrada até a ilha.

Clicando no quadrinho abaixo, o site fará cotação em várias locadoras. Assim, costuma haver preços bem interessantes. Selecione o carro, o preço, a empresa que mais te agrada e analise. Além do mais, este site é brasileiro, com atendimento para qualquer dúvida ou problema:

Verifique o teu carro aqui

QUANDO IR

A alta temporada vai de setembro a fevereiro, meses mais quentes e com água de temperatura muito agrádavel no mar. Mas se não estás pensando em banho de mar, então qualquer época do ano serve para programar aquela viagem para Ilhabela.

QUANTOS DIAS FICAR

Nós ficamos 3 dias em Ilhabela. Penso que esta seja a quantidade mínima para aproveitar o básico de Ilhabela que seria o seu centro histórico, um passeio de barco e conhecer algumas praias e cachoeiras. Agora, caso queiras curtir mais as praias, dá para ficar bem mais tempo. Então, consegues ficar mais tempo? Vai em frente que já estou com inveja de ti, hahahaha.

O QUE LEVAR NA MALA

Caso tu sejas menina, escrevi aqui sobre malas para viagem – a bagagem feminina perfeita. O legal é que deixei um check list tanto para o inverno, quanto para o verão. Leia ali, imprima a lista, que vai ajudar na hora de arrumar as malas. Só descarte as roupas muito pesadas de inverno, porque em Ilhabela não faz tanto frio assim.

Como neste tipo de viagem a gente caminha bastante, leve roupas e sapatos confortáveis.

No verão:

  • Calças leves e confortáveis, mais para usar à noite, caso fique mais fresco;
  • Calçados muito confortáveis como tênis, sapatilhas e sandálias boas para caminhada e para usar nas praias;
  • Blusas ou camisetas leves e de manga curta;
  • Casaquinho leve, pois podem ter dias mais frescos ou mesmo para usar à noite;
  • Bermudas;
  • Vestidos, caso te agrade;
  • Roupa de banho e saída de banho;
  • Protetor solar, boné ou chapéu;
  • Repelente – por favor, não esqueça, hehe. Há mosquitos muito potentes por lá. De preferência compre um à base de óleo de citronela, que podes encontrar lá mesmo em pousadas, e são bem eficientes.

No inverno:

  • Calças confortáveis;
  • Blusas de manga longa finas;
  • Blusas de manga curta, pois podem ter dias quentes;
  • Casacos;
  • Tênis ou sapatos muito confortáveis;
  • Hidratante labial e corporal.

SITE OFICIAL

www.ilhabela.sp.gov.br

O site www.ilhabela.com.br, também oferece boas informações, com fotos muito bonitas.

mapa de ilhabela passeios em ilhabela

Fonte: http://casa.ilhabela.net/historia-geografia-fauna-e-flora-da-ilhabela/mapa-ilhabela-trilhas/

Bom, como sei que gostas de viajar como nós, vais amar ler também:

Curtindo o melhor de São Paulo em 1 dia

Tour autoguiado de arquitetura pelo centro de São Paulo

O que fazer em Paraty

101 atrações e passeios gratuitos em São Paulo

  • As fotos são antigas, outras tiradas de sites gratuitos de fotos porque na época tínhamos apenas uma câmera analógica e poucos registros deste lugar. Mas nossa intenção é contar nossa história de amor pela ilha e mostrar opções de passeios e roteiros de o que fazer em Ilhabela para que tenhas dias inesquecíveis por lá. É o que desejamos.

Monte as tuas viagens aqui

Agora que tu já sabes o que fazer Ilhabela, SP, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar a tua viagem! NÃO PAGAS NADA A MAIS POR ISSO e ajudas a manter nosso trabalho de pé! E reservando com nossos parceiros, consegues ótimos preços e qualidade:

É só clicar nos quadros logo mais abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Está sem tempo ou com preguiça? Nós procuramos para ti sem custo. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas dos quadros abaixo (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.