ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Roteiro pelas mais lindas estações de metrô de Estocolmo

publicado em: 23/10/2018 atualizado em: 28/10/2018

Acredito que tu já tenhas ouvido falar das famosas estações de metrô de Estocolmo. Isso porque boa parte das 100 estações da cidade é lindíssima, adicionando ainda mais graça à cidade. Essas estações são temáticas, tendo pinturas espalhadas por suas paredes e sendo verdadeiras obras de arte. Tanto que o conjunto das obras já foi definido como “a galeria de arte mais longa do mundo”.

Ah, antes de te falar das estações, quero te convidar a assinar nossa newsletter e receber e-mails atualizados com todas as novidades e promoções do blog. Não quer mais receber? Simples, é só sair da lista a qualquer momento. Deixe seu e-mail no campo abaixo. Não compartilhamos seus dados com ninguém, pode ficar tranquilo.

Eu visitei 7 estações do metrô de Estocolmo, e vou focar nelas, mas vou também mencionar uma extra que costuma ser destacada nos posts desse tipo, e que foi uma das que mais fiquei com vontade de conhecer. Ah, para facilitar, já coloquei as estações na ordem de serem visitadas, para facilitar os deslocamentos, e coloquei também um mapa do metrô de Estocolmo.

Um adendo: em Estocolmo, o metrô se chama tunnel-bana (T-bana), então as estações são sinalizadas com um T (e não um M, como em vários lugares).

Gravei stories enquanto estava em Estocolmo, então, se quiser conferir tudo que vi por lá, é só correr para o instagram do Mapa na Mão e conferir os destaques dos stories!

E no final deixei dicas de tours guiados pelo metrô, caso tu não queira fazer por conta própria. Vamos lá?

estações Estocolmo

Onde se hospedar em Estocolmo

Antes de começar, quero dar algumas dicas de hospedagem em Estocolmo. A cidade, assim como todas as outras dos países nórdicos, é bem cara, então ficar de olho em ofertas de hospedagem é crucial.

Coloquei abaixo um quadro com algumas ofertas de hospedagem, mas, se nada te agradar, é só clicar no quadrinho que vais ver todas as opções da cidade. Uma dica é que boa parte das atrações de Estocolmo estão localizadas próximas da cidade antiga, a Gamla Stan. Escolhendo uma hospedagem por lá pode te fazer economizar com transporte, por exemplo.



Booking.com

Seguro viagem obrigatório com desconto

Sabia que para viajar para vários países da Europa o seguro viagem é obrigatório? Além de ser mega recomendado, já que ficar doente em um país caríssimo como a Suécia pode te custar uma conta muito cara. Então não deixa de cotar o teu seguro no link abaixo, que traz várias opções de seguradoras, apontando a mais barata! E leitor do Mapa na Mão tem 5% de desconto usando o código MAPANAMAO5:

Faça aqui uma cotação do seguro viagem

Roteiro por estações de metrô de Estocolmo

Kungstradgarden

A pintura nas paredes da Kungstradgarden a princípio pode não surpreender tanto, mas as cores vivas do chão (verde, vermelho e branco) e a história por trás da estação chamam a atenção! Isso porque, em cima da estação, ficava o Palácio Real de Makalos até 1825, quando foi destruído por um incêndio. Junto do palácio, havia um jardim francês.

E esse é o tema da decoração dessa estação de metrô! As estátuas presentes na estação de Kungstradgarden são réplicas das estátuas do jardim. E as cores homenageiam o clássico jardim em estilo francês!

Kungstradgarden

Outra curiosidade é que essa é a única estação do Norte da Europa que possui uma espécie de aranha capaz de sobreviver em cavernas. Ela provavelmente foi parar ali pegando uma carona com os equipamentos que vieram do Sul da Europa quando a estação estava sendo construída.

Kungstradgarden Estocolmo

Mas não há motivo para pavor, aracnofóbicos (e isso serve para a minha mãe, que faz parte do time)! Eu não vi nenhuma aranha por lá, e só fiquei sabendo desse fato quando fui ler para fazer o post. Elas devem estar super escondidinhas, fiquem tranquilos, hehe.

 

T-Centralen

A T-Centralen tem uma pintura “simples” nas suas paredes e teto, mas que traz um resultado super legal e harmônico. Essa foi a primeira estação do metrô de Estocolmo a receber um olhar artístico.

 

T-Centralen Estocolmo

T-Centralen

 

Dizem que o artista que criou as pinturas, Per Olof Ultvedt, escolheu a cor azul para transmitir um pouco de paz para os usuários do metrô. Isso porque, já que é uma estação com várias baldeações entre linhas, os usuários costumam passar por lá com pressa.

Estações de Estocolmo

Há pinturas de folhas, de flores e de operários, ambos lindos. Para ver todas as pinturas, desça até o nível mais baixo da estação.

 

Estocolmo metrô

Tekniska-Hogskolan

Homenageando a proximidade da estação com o Instituto Real de Tecnologia, a Tekniska-Hogskolan celebra os avanços científicos e descobertas. O poliedro representando os cinco elementos é um dos principais chamarizes da estação, mas há ainda outras obras que representam os elementos.

tekniska-hogskolan-liggande

Foto retirada do site Visit Stockholm

Radhuset

Gostei bastante dessa estação. A sua decoração remete a achados arqueológicos imaginários. A cor da parede, algo próximo de um salmão, sobre as pedras “cruas” da caverna, traz um resultado bem legal. E vá até as extremidades da plataforma para ter algumas surpresas: em uma delas, o buraco por onde o trem passa está decorado e, em outra delas, há um belíssimo pilar em forma de chaminé.

Estação Radhuset Estocolmo

estações Estocolmo

Radhuset

 

metrô de Estocolmo

Esse efeito da cor na pedra “crua” é muito impactante!

 

radhuset metrô

Fridhemsplan

A decoração da Fridhemsplan tem temática naval. É uma decoração mais discreta, mas a réplica do navio bem de frente às escadas rolantes dá uma super graça à estação!

Fridhemsplan

Fridhemsplan

 

Estocolmo

Stockholm subway

Thorildsplan

A famosa estação do Pacman, hahaha! A decoração dessa estação não é tão extensa, mas é bem gracinha. Os azulejos do caminho da plataforma até a entrada da estação formam desenhos em pixel.

estações de metrô de Estocolmo

Estocolmo metrô

O artista responsável pela estação, Lars Arrhenius, se inspirou nos arredores da estação para compor a arte. Segundo ele, os desníveis, elevadores, escadas e elevados que rodeiam a estação de Thorildsplan o lembram dos níveis de um jogo de videogame. Por isso os desenhos em pixel!



Vastra Skogen

Essa acaba não sendo tão famosa perto das irmãs cujas belezas impressionam mais, mas, ainda assim, quando olhei pela janela de trem e vi que havia algo de arte por ali, resolvi descer. A Vastra Skogen traz bastante cor para o metrô de Estocolmo com alguns azulejos coloridos e pinturas nas paredes.



Vastra Skogen

Vastra Skogen

 

Solna Centrum

A Solna Centrum, com suas paredes em vermelho sangue e verde, talvez seja a mais chocante (no ótimo sentido) de todas as estações de metrô de Estocolmo. As cores mega vivas me deixaram de boca aberta por um bom tempo e, se tu puderes visitar apenas uma estação, acredito que eu recomendaria a visita à Solna Centrum.

metro estocolmo

Há bastante história por trás da arte dessa estação de metrô de Estocolmo. O verde representa as florestas como uma forma de remeter ao meio ambiente, à extração exagerada de madeira e ao êxodo rural. Esses assuntos estavam extremamente em alta na década de 70 em Estocolmo, época da construção da estação. Já o vermelho representa o por-do-sol avermelhado atrás das árvores.

Estações mais bonitas metrô de Estocolmo

Na ideia original, a estação teria apenas as pinturas das florestas e do céu avermelhado, mas, após terminarem de pintar, os artistas sentiram falta de algo a mais e começaram a pintar cenas improvisadas no meio da floresta representada pelo verde, dando ainda mais graça à estação.

Estocolmo metrô

metrô de Estocolmo estações

Há, ainda, espalhadas pela plataforma, algumas maquetes em madeira.




Tours guiados pelas estações do metrô de Estocolmo

Há um free walking tour que faz um passeio guiado em inglês por 6 ou 7 estações. Ele acontece às 15h de sexta, sábados e domingos. Eu recomendo bastante os free walking tours com essa empresa, porque fiz outros dois e adorei! Eu pretendia fazê-lo, mas, no dia em que separei para isso, ele foi cancelado.

Se tu não sabe do que se trata esse tipo de tour, nesse post expliquei tudo sobre free walking tours.

E, de junho a agosto, um tour gratuito e em inglês é oferecido pela própria administradora do metrô. O tour dura cerca de uma hora e tem início às 15h das terças, quintas e sábados na central do usuário da estação T-Centralen. Mais informações aqui.

Linhas de metrô de Estocolmo

Mapa das linhas de metrô de Estocolmo

Outras estações interessantes do metrô de Estocolmo (em inglês)

Nesse site do Visit Stockholm há a descrição de mais algumas estações interessantes. E nesse post lindíssimo do The Guardian  podes conferir fotos de dezenas de estações do metrô de Estocolmo.

Curtiu esse post sobre as estações de metrô de Estocolmo? Ainda vão sair muitos posts sobre Estocolmo, Gotemburgo e Oslo, então não deixa de nos acompanhar nas redes sociais (lá no rodapé consegues segui-las) e assina a nossa newsletter para não perder nenhum post!

Roteiro personalizado e assessoria de viagem:

Queres facilidade e um roteiro personalizado para qualquer lugar do mundo? Sabia que o Mapa na Mão faz roteiro completamente personalizado? 100% de acordo com o teu gosto, com sugestão de lugares para comer, de como se locomover e com dicas especiais? Também podemos te ajudar a encontrar hospedagem que caiba no teu gosto e bolso e sem custo algum, além de passagens aéreas. Deixa um comentário abaixo ou nos envie um e-mail: contato@mapanamao.com ou mapanamaoviagens@gmail.com. Também podes entrar em contato através de nosso Whatsapp: 48 99816-8535. Saiba mais detalhes clicando no quadro abaixo, e viaje sem passar trabalho:

Assessoria de viagem

Monte as tuas viagens aqui:

Agora que já conheces as lindas estações de Estocolmo, quer ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para a tua viagem! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 🙂

Hotel ou apartamento:
Reserve aqui pelo Booking

Aluguel de carro:
Busque aqui com a Rentcars
O site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras, o que é muito legal.

Seguro Viagem:
Pesquise aqui com a Real Seguros Aqui com a Seguros Promo
Olha só, com a Seguros Promo, utilize o cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. Ficou com alguma dúvida? Clique e leia aqui tudo sobre seguro viagem.

Chip para celular:
Adquira o teu chip aqui
Chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando por este link ali do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete! Queres saber se vale a pena ou não sair do Brasil com chip? Leia aqui tudo sobre o chip internacional da Easysim4U.

Passeios e atrações pelo mundo afora:
GYG - várias atrações no mundo Tiqets - várias atrações no mundo Touron pelo Brasil
Compre antes da viagem para evitar filas e surpresas no orçamento.

Câmbio (compra de moeda):
Verifique a cotação aqui
Faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Além de comprar moeda com valores melhores, no final da negociação vais receber um email com cupons de desconto para alguns produtos.

Passagens aéreas:
Várias cias aéreas no Passagens Promo

Ah, olha só, siga nossas redes sociais lá no rodapé do post e acompanhe tudo o que fazemos por aí.

Podes salvar este texto sobre as estações de metrô de Estocolmo no teu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

Estocolmo Suécia

Buscando Curtidas...

2 respostas para “Roteiro pelas mais lindas estações de metrô de Estocolmo”

  1. […] Confira também outros posts sobre a Escandinávia:  O que fazer em Copenhague em dois dias Como visitar as ilhas do fiorde de Oslo Roteiro pelas mais lindas estações de metrô de Estocolmo […]

  2. […] Confira também outros posts sobre a Escandinávia:  O que fazer em Copenhague em dois dias Como visitar as ilhas do fiorde de Oslo Roteiro pelas mais lindas estações de metrô de Estocolmo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Ester
Ester
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.