Logo Mapa Na Mão

O que fazer em Gramado de graça – as 22 melhores atrações

publicado em: 05/08/2021 atualizado em: 05/08/2021

Não vou te mentir. Gramado é um destino imperdível, dos melhores do Brasil, mas é caro. Por isso, saber o que fazer em Gramado de graça pode tornar a tua viagem mais econômica, sem perder o brilho.

Quero te ajudar nesta tarefa. Sou do time de que é possível conhecer até os lugares mais caros, sem falir. Basta fazer as escolhas certas. Então, vou te deixar aqui 22 atrações maravilhosas e gratuitas para colocar na lista e aproveitar o máximo, gastando menos.

Vamos lá?

LEIA TAMBÉM: onde ficar em Gramado – um refúgio aconchegante bem no centro.

Mas antes de te dar dicas de o que fazer em Gramado de graça, que tal assinar a nossa newsletter e fazer parte da lista de amigos viajantes recebendo todas as novidades do Mapa na Mão. É só colocar o teu e-mail a seguir:

Onde ficar em Gramado

De nada adianta eu te dar as dicas de o que fazer em Gramado de graça se tu não reservares a hospedagem com antecedência. Sim, há hotéis muito caros na região, mas há também as opções com valores bem ok. Por isso, é importante, antes de mais nada na hora de planejar a viagem até lá, já olhar a hospedagem e reservar, ainda que seja de maneira cancelável, caso a viagem não dê certo.

Assim, vais ter mais opções de escolha, até porque as com preços bons geralmente acabam primeiro.

Na nossa última ida a Gramado, ficamos neste apartamento (clique aqui para ver valores e reservar). Eu escrevi tudo sobre ele aqui neste post de onde ficar em Gramado. Este apartamento fica bem no centro da cidade, o que te fará economizar com estacionamento e combustível e olha que é terrível de estacionar na cidade em dias de movimento. E o legal é que é para quatro pessoas e tem cozinha equipada para economizar com as refeições. Então, fica ele como primeira dica, pois eu amei!

Agora, caso não queiras ficar em um apartamento, vou te deixar outras opções. Olha só:

Algumas opções interessantes

Bom, mas há opções para todos os gostos e bolsos. Então, clique no quadrinho laranja a seguir caso queiras fazer uma busca maior. Se preferes olhar os preços primeiro, use o filtro “preço mais baixo”. E sempre dá uma olhada nas avaliações dos hóspedes para ver se te agrada:

Hospedagem em Gramado

E também vou te deixar o link no próximo quadrinho laranja de Canela, cidade vizinha e que pode também ter opções interessantes, caso nada te agrade em Gramado:

Hospedagem em Canela

O que fazer em Gramado de graça

Há muita, mas muita coisa a se fazer por lá. Muitas atrações pagas e maravilhosas. É um destino para voltar muitas vezes porque nunca tu vais te cansar. Mas como eu te falei, muitas coisas são caras em Gramado. Se teu orçamento está tranquilo, ótimo! Aproveite! Vais amar! Eu amo…

Mas se queres aproveitar a região sem comprometer tanto o bolso, aproveite a lista de o que fazer de graça em Gramado. A viagem também será maravilhosa, podes crer. Vamos à lista?

LEIA TAMBÉM: mala para viagem: a bagagem feminina perfeita

1 – Rua Coberta

Sim, vou começar bem pelo miolinho, bem no centro da cidade. A Rua Coberta é ponto de encontro, ícone da região e não pode ficar de fora da lista de o que fazer de graça em Gramado. Caminhe por ela de dia de noite, quando fica ainda mais agitada e feliz.

É uma rua literalmente coberta com teto transparente e plantas trepadeiras, para proteger as pessoas da chuva e do frio. É somente aberta para pedestres e com lojas, restaurantes e cafés simpáticos. Caso tenhas disponibilidade, sente em algum para uma refeição, lanche ou chocolate quente, apreciando o vai e vem frenético dos visitantes.

No inverno, as mesas externas com fogareiros para garantir o aquecimento dão um charme especial ao local. E durante a temporada do Natal, ela fica toda enfeitada, como toda a região.

Endereço: entre a avenida Borges de Medeiros e a rua Garibaldi.

LEIA TAMBÉM: onde comer em Gramado – os melhores restaurantes de todos os tipos

rua coberta gramado

2 – Palácio dos Festivais – Cine Embaixador

Ele está localizado bem em frente à Rua Coberta. Então, tinha que ser o número 2 da lista para economizar as tuas pernocas. Aliás, vou colocar a lista meio que em ordem, para otimizar o teu tempo no deslocamento.

É neste local que acontece o Festival de Cinema de Gramado, o maior da América Latina, e que confere aos vencedores o Kikito, estatueta prêmio. O festival ocorre no mês de agosto, quando a cidade fica cheia e com muitos artistas.

Quando não há festival, ele funciona como cinema e exibe filmes latinos e brasileiros.

Na calçada, mãos e assinaturas de artistas que passaram pelo local. O edifício é lindo. Preste atenção aos detalhes arquitetônicos e tire muitas fotos.

O palácio fica na Av. Borges de Medeiros, 2697.

LEIA TAMBÉM: 14 dicas de economia em viagens

palacio festival de cinema

3 – Igreja Matriz de São Pedro – o que fazer em Gramado de graça

Bem ao lado do Palácio dos Festivais fica a Igreja Matriz de São Pedro,  com 78 mil pedras de basalto. A construção iniciou em 1943 e foi concluída em 1951. É uma igreja de pedra em estilo romano. No Natal, ela fica lindamente decorada.

Entre, é de graça, e aprecie os vitrais.

Em frente, um calçadão bonito onde todos param para a foto e onde há estátuas dos discípulos de Jesus e um relógio com termômetro para conferir a temperatura.

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2659.

LEIA TAMBÉM: como evitar furto de mala em aeroportos

igreja de pedra gramado
igreja pedra noite

4 – Fonte do Amor Eterno – o que fazer em Gramado de graça

Já que estás na igreja matriz, que tal caminhar para o seu lado direito e ir jurar amor eterno na fonte de mesmo nome? Ali, os apaixonados colocam cadeados com seus nomes e jogam a chave fora. Sabe, tipo a ponte em Paris ou a de Nova Veneza.

A fonte tem um colorido bonito e é uma graça. E as lojas na lateral também são um charme. Ah, nestas lojas tu encontras o cadeado para o momento romântico da viagem. Coloca a fonte na lista de o que fazer em Gramado de graça, mesmo sem companhia, heheheh. É um lugar bem bonitinho.

LEIA TAMBÉM: minha história de amor por Gramado

fonte do amor eterno
fonte amor eterno

5 – Largo da Borges – o que fazer em Gramado de graça

O Largo da Borges possui este nome por estar localizado na Av. Borges de Medeiros. É um centro comercial gracioso demais. A arquitetura por fora é um encanto e dentro, lojas, café, bancos para sentar. Caminhe, mesmo que seja só para olhar, sem comprar. Foi o que fiz, heheheh.

Ele fica quase em frente à Rua Coberta.

largo da borges

6 – Avenida Borges de Medeiros

Não, não coloquei aqui na lista de o que fazer em Gramado de graça a avenida, por ter esse lindo nome, Borges, hahahaha. Tá, pode ser também. Mas é porque é a principal avenida da cidade. Fica no centro e possui lojas, restaurantes, hotéis, atrações. O bom é caminhar sem pressa, curtindo a arquitetura dos edifícios, as vitrines, as flores e o vai e vem de pedestres.

avenida Borges de Medeiros

7 – Avenida das Hortênsias

Mais uma avenida importante e das principais de Gramado. Ela possui arcos bonitos e construções também muito belas. Estás caminhando por uma das cidades mais lindas que já visitei, baby. Então, aproveite sem se apressar.

avenida hortensias

8 – Praça Major Nicoletti

Esta praça é pequenina e combina bem com Gramado. Ela fica quase em frente à matriz, ali, bem no centro. Na esquina, uma casa graciosa onde funciona o Centro de Informações Turísticas. Embaixo, sanitários gratuitos. Bancos para sentar, lojas no entorno e um pequeno laguinho com fonte. Sente, pegue um sol, aprecie o movimento e os canteiros floridos.

Av. Borges de Medeiros, centro.

Na foto acima, o Centro de Informações Turísticas.

9 – Prefeitura Municipal

O prédio que abriga a prefeitura desde 1973 é deslumbrante. Com arquitetura típica da região, se tornou cartão postal e vale a pena incluir na lista de o que fazer em Gramado de graça. Dá uma passada em frente e admire os detalhes da construção que é uma graça.

Avenida das Hortênsias, 2029, centro.

prefeitura de gramado

10 – Igreja do Relógio

Conhecida como Igreja do Relógio por ter um relógio em sua torre alta, tem como nome Igreja Apóstolo Paulo e é uma igreja de confissão Luterana. Foi inaugurada em 1953, e fica em uma colina, facilmente de avistá-la com sua torre lá no alto.

Endereço: Rua Martin Lútero, s/n, centro.

11 – Rua Torta – o que fazer em Gramado de graça

Acho uma graça a Rua Torta. A Rua Emílio Sorgetz, o nome verdadeiro da rua, no ponto onde é turística e recebe este nome, é sinuosa e possui construções lindas ao redor. Aí foi só pintar as faixas de maneira torta, colocar floreiras lindas, que virou atração.

Há uma um pouco similar em San Francisco. Então, caso vás para a serra gaúcha, inclua a Rua Torta brasileira na tua relação de o que fazer em Gramado de graça.

rua torta

12 – Praça das Etnias – o que fazer em Gramado de graça

A Praça das Etnias fica bem em frente à Rua Torta. É uma graça este local. Há bancos para sentar, descansar um pouco, jogar conversa fora, apreciar as casas da praça.

Ali há uma casa de madeira italiana, uma portuguesa pequenina que parece de boneca, uma alemã, que é a Casa do Colono, onde são vendidos produtos coloniais (a que fica lá no final, na esquina entre a praça e a rua) e a casa onde são vendidos artesanatos. Ah, e ao lado da Casa do Colono fica um galpão onde os descendentes dos colonizadores fazem cucas e pães caseiros em fornos à lenha. Aproveite para comprar uma delícia e levar um pouquinho de Gramado para casa. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.

praça das etnias o que fazer em Gramado de graça
casa portuguesa praça etnias

13 – Rótula das Bandeiras

Bem próximo à Praça das Etnias fica a Rótula das Bandeiras. Confesso que não gostei do estado delas, mas já fui em outras ocasiões com bandeiras mais bem cuidadas. Nesta praça estão hasteadas bandeiras dos estados do nosso país. E em frente, uma réplica do Kikito, o troféu que premia os melhores do Festival de Cinema.

Rua Leopoldo Rosenfeld, centro.

14 – Lago Joaquina Rita Bier

E ali, bem pertinho da Rótula das Bandeiras fica o Lago Joaquina Rita Bier. Ele é conhecido por sediar o evento do Natal Luz com luzes, fogos e apresentações musicais. É uma lago artificial com 17 mil metros quadrados e muita beleza em seu entorno.

Rua Leopoldo Rosenfeld de um lado e Av. Borges de Medeiros do outro, centro.

15 – Lago Negro – o que fazer em Gramado de graça

O Lago Negro definitivamente não pode ficar de fora da tua lista de o que fazer em Gramado de graça. Eu amo este lugar e também o bairro onde ele fica. É muito charmoso. Eu sempre brincava como marido que queria uma casa lá. Vai que um dia ele ouve, né? hahahah.

Chama-se Lago Negro porque o idealizador, Leopoldo Rosenfeldt, decorou as suas margens com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha. E ele reflorestou o lugar após um incêndio que arrasou a floresta da região.

Em frente ao lago há lojas de artesanatos. E no lago, lanchonetes e restaurante.

Caminhe ao redor do lago. Tire lindas fotos. Tome um sorvete, um chocolate quente, faça um lanche ou pic nic no gramado. Sente em um banco. Perca-se no tempo.

Há pedalinhos para alugar. O menor, para até 2 pessoas, R$ 40. O maior ou a caravela, para 2 pessoas e 1 ou 2 crianças, R$ 50. O passeio tem duração de 20 minutos.

Rua Vinte e Cinco de Julho.

lago negro

16 – Belvedere Vale do Quilombo

Na Av. das Hortênsias, em direção a Canela, vais encontrar o mirante Vale do Quilombo. É possível ir à pé do centro, ou estacionar ali no início do mirante. Na calçada, de um lado verás um vale com muitas árvores e as montanhas lá ao fundo e do outro, o mirante da Aldeia do Papai Noel.

Percorra toda esta calçada para caminhar por cima das copas das árvores e vá até o Hotel Laghetto Toscana, onde na lateral também há um espaço com vista bonita das montanhas.

o que fazer em Gramado de graça

17 – RS 235 – Gramado Canela

O interessante é estar de carro em Gramado, embora muitas das atrações se concentrem no centro e embora o trânsito seja um problema em dias de muito movimento. Então, pense em alugar um carro para aproveitar também a região do entorno.

Como sempre vamos de carro, peço ao marido para transitarmos várias vezes nesta rodovia, que é a continuação da Av. das Hortênsias, e liga Gamado a Canela. Ela é linda. Há muitas lojas imponentes, hotéis, museus, restaurantes e atrações no caminho. Caminhe um pedaço dela e se estiver de carro, faça como nós e dirija para lá e para cá apreciando todos aqueles edifícios.

É nela também que verás o Mundo a Vapor, um museu com uma réplica em frente da famosa cena de um acidente ferroviário ocorrido em Paris em 1895, onde uma locomotiva ficou pendurada em um edifício. Aproveite para tirar fotos desta locomotiva ali, caso não queiras pagar para entrar no parque temático.

18 – Fragram Museu do Perfume

Eu amo perfume, e tu? Sabia que este é o primeiro museu de perfume do Brasil? No local há fábrica, museu e loja. Há mais de 400 frascos de perfume do mundo inteiro e o museu conta um pouco da história e traz curiosidades sobre este líquido cheiroso que atrai muita gente.

Endereço: Avenida das Hortênsias, 3662.

19 – Lojas e fábrica de Chocolate

Há muitas, mas muitas lojas de chocolate em Gramado. Há as todas decoradas da Florybal, loja que também possui preços mais ok, as charmosas como as da Prawer, as deliciosas, como as da Caracol, e muito mais. Destaco a Play House Florybal, que fica na Rua Don Luiz Guanella, 264, principalmente se vais com criança. Ela é toda decorada e possui ainda pista de patinação no chocolate e território dos horrores, só que estas atrações são pagas.

E caso queiras conhecer uma fábrica gratuitamente, há a Fábrica de Chocolates Prawer, na Av. das Hortênsias, 4100. É possível ver as etapas da produção nesta, que é a primeira fábrica artesanal do gênero no Brasil.

Bom, como as lojas de chocolates se tornaram símbolo da região, não podem ficar de fora da lista de o que fazer em Gramado de graça. Só vais correr o risco de gastar muito lá dentro, heheheh, mas não tem como ir à cidade e não provar ao menos uma barrinha e levar de lembrança para alguém ou alguéns, heheh.

20 – Pórtico Via Nova Petrópolis

Este pórtico de entrada na cidade é cartão postal. Então, nem pensar em deixar de fora da relação de o que fazer em Gramado de graça, beleza?

Ele dá as boas-vindas a quem chega pela Rodovia RS 235, Via Nova Petrópolis. É uma graça de construção em estilo bávaro. Foi inaugurado em 1973 e tem bem a cara de Gramado. Tire belas fotos.

o que fazer em gramado de graça

21 – Pórtico Via Taquara

Outro pórtico que é uma graça, construído em estilo normando, é o de entrada para quem vem pela Rodovia RS 115 via Taquara. Ele possui torres muito belas e detalhes graciosos. Foi inaugurado em 1991.

22 – Cristais de Gramado – o que fazer em Gramado de graça

Sabes os famosos cristais de Murano, uma ilha próxima a Veneza? Então, a técnica italiana di murano consiste em moldar o cristal a partir de movimentos manuais aliados ao sopro. E esta fábrica em Gramado produz peças como copos, taças, vasos, decoração, jarros e muito mais, utilizando esta técnica.

É legal ver ao vivo os funcionários produzindo os objetos desta forma artesanal. E ali fica a loja, caso queiras levar algo para casa.

Endereço: Rodovia RS 115, km 36, Várzea Grande.

E então, gostaste da minha lista de o que fazer em Gramado de graça? Tens mais opções? Deixa nos comentários. Eu vou amar conferir e também vais ajudar outros viajantes.

Abraço!

Viaje por conta própria e economize muito

Planejar a própria viagem é uma forma de ter liberdade e economizar. Além disso, usando os links abaixo, sem custo adicional algum, vais ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando. Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e ajuda a manter nosso trabalho de pé!

Hotel ou apartamento: Booking – compare preços e qualidade. Podes ainda fazer reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in.

Aluguel de carro: Rentcars – os melhores preços em diversas locadoras. Pague em real, sem o IOF. Carros mais baratos alugando com antecedência. Podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: Real – nosso link exclusivo já dá 10% de desconto. Seguros Promoutilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. Cote nas duas e escolha o melhor. Por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências.

Aéreo: Passagens Promo 

Outras informações para reservar tudo sozinho: monte a tua viagem sozinho 

Michela
Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 16 anos e estou no terceiro ano do ensino médio. Gosto muito de ler, desenhar, pesquisar e, é claro, viajar. Quando viajo, procuro sempre conhecer a história do local. Ser fascinada por esse aspecto explica o meu grande sonho: visitar o Egito e conhecer um pouco mais dessa civilização antiga.

Eu sou a Ester. Tenho 28 anos e sou médica. Moro em Florianópolis, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.