ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Visto para China – como tirar, onde, preço e muito mais

publicado em: 08/09/2019 atualizado em: 17/09/2019

Apareceu uma promoção para a China. O marido não resistiu. Uhu! Que massa! Nunca fomos e a ansiedade começou a bater. Bem, mas o marido foi dar uma pesquisada e descobriu que é necessário visto para China. Confesso que acho isso uma chatice, porque é mais um item a se preocupar para a viagem. Mas para facilitar o teu planejamento, vou deixar aqui um guia passo-a-passo de como tirar o visto para a China. Espero te ajudar. Qualquer dica ou dúvida, conta pra mim lá nos comentários, combinado?

Mas antes de mostrar todas as dicas que aprendi para tirar o visto China, quero te convidar a assinar a nossa newsletter e receber todas as novidades e promoções do Mapa na Mão. Até porque ainda quero escrever muitas dicas sobre a China, e, assim, não vais perder nenhuma. Faça parte desta lista de amigos viajantes:

O vista para a China é obrigatório?

Sim, se o teu destino for a China, especificamente. Se for apenas conexão, alguns lugares exigem visto de trânsito, outros não.

E embora Macau, Hong Kong e Hainan estejam em território chinês, não há exigência de visto por até 90 dias. Agora, caso tu entres nestes lugares e voltes à China, aí precisa pedir o visto de duas entradas ou mais.

Sobre o visto de trânsito, caso a conexão seja em Pequim (Beijing) ou Tianjin, não há necessidade de visto, se a permanência for de até 6 dias nestes lugares. Em Shangai, pode-se permanecer até 72 horas sem necessidade de visto também. Mas não se pode sair destas cidades, mesmo que durante o período permitido. Caso contrário, é necessário o visto de turismo.

Agora, se a tua conexão for em outras cidades que não as mencionadas acima, entre em contato com a embaixada para saber da necessidade ou não de visto de trânsito.

Passo a passo para tirar o visto para China

Basicamente, são apenas três passos, dos quais falarei mais detalhadamente abaixo:

  • Entrega do formulário preenchido e dos documentos;
  • Pagamento da taxa;
  • Retirada do passaporte com o visto.

Tipos de vistos para China

Há vários tipos de vistos para entrada ou permanência na China. Há vistos para visitar parentes que vivem lá. Visto de trânsito, como falei acima. Visto para estudos. Para trabalho. Para quem tem intenção de morar lá. Para jornalistas. Enfim, há vários que podes conferir aqui no site da embaixada. Eu vou dar mais detalhes do visto L, que é o emitido para quem vai à China como turista.

Visto China – primeiro passo

Antes de qualquer coisa, é importante saber que para tirar o visto para China, a viagem já deve estar comprada. Parece estranho né? Mas o formulário para o visto exige o preenchimento das datas da viagem, das cidades a serem visitadas e até do endereço dos hotéis reservados. E além do formulário, deves levar os vouchers no consulado. Depois vou te contar mais sobre os documentos necessários. E deste formulário também falarei mais a seguir.

Portanto, a primeira coisa a se fazer antes do visto é comprar as passagens do Brasil para a China e vice e versa, e, assim, já definir as datas da viagem, escolher os lugares a serem visitados e reservar os hotéis.

Formulário visto China

Planejamento da viagem iniciado, deves imprimir e preencher este formulário. Clique na linha azul “Formulário de Pedido de Visto para a República Popular da China (V.2013).doc”  imprima e preencha em letras maiúsculas. Podes também digitar nos campos.

As perguntas vão desde nome, nacionalidade, número do passaporte, endereço, até o itinerário lá no país, com data de chegada em cada cidade e endereço do local onde vais ficar.

Cole uma foto recente com fundo branco e colorida no campo da primeira página. Eu deixei para colar lá no consulado, pois queria ter certeza de que o tamanho da foto estava correto. É que na loja onde a tirei, me disseram que para o visto chinês não seria uma foto 3 x 4, mas um pouco maior, 3,3 x 4,8. Bom, deu certo. Mas na dúvida, lá no consulado de São Paulo há uma máquina de tirar fotos na hora, ao custo de 30 reais.

Documentos para o Visto China

Formulário preenchido, separe os documentos para levar. São eles:

  • Cópia dos vouchers dos voos – caso o visto seja para mais de uma pessoa, como família ou casal, cada um deve levar o seu voucher, com o seu nome;
  • Cópia dos vouchers dos hotéis – no nosso caso, vamos em casal, mas o esposo fez as reservas no nome dele. No entanto, como na reserva aparece que é para dois hóspedes, tudo certo;
  • Comprovante de rendimento;
  • Cópia do passaporte onde há os dados e a foto;
  • Passaporte original com validade mínima de seis meses e duas páginas em branco para vistos.

Lá no consulado em São Paulo há uma impressora que tira xerox. Não sei se em todos os consulados é assim, mas, na dúvida, já leve tudo certinho de casa.

Aqui podes verificar a relação completa da documentação exigida, inclusive para os outros tipos de vistos.

Locais para a entrega do formulário e dos documentos

Em Brasília fica a Embaixada da China. Já em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Recife, os consulados chineses. Cada unidade destas atende um conjunto de estados. Então, de acordo com o estado onde tu moras, um consulado ou a embaixada te atenderá. Segue aí a lista:

Embaixada em Brasília

  • Atende os residentes de Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

Consulado em São Paulo

  • São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Consulado no Rio de Janeiro

  • Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

Consulado em Recife

  • Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Quem pode entregar os documentos para o visto China

Nós fomos pessoalmente ao Consulado de São Paulo. Embora eu tenha lido que pode-se solicitar o visto pelo correio, no site do consulado li a seguinte informação:

“Não aceitamos solicitação de visto por correio/e-mail/fax. Para fazer a solicitação, é necessário que o solicitante ou representante (amigo, parente, agência, despachante, etc. – não é necessária procuração) venha ao consulado no horário normal de atendimento.”

Portanto, na dúvida, ligue para o consulado responsável pelo teu estado e confirme.

Então, de acordo com a informação do próprio consulado, caso tu não consigas ir pessoalmente, podes pedir a um parente ou amigo que leve os documentos e o formulário. Também há a opção de contratar um despachante ou uma agência especializada em vistos.

Como proceder no consulado

Chegamos no horário de funcionamento que te falarei mais abaixo, e entramos no consulado com os documentos e mochila, sem problema. É necessário tocar o interfone, falar o motivo da ida até o consulado, e entrar um por vez.

Retiramos a senha para o atendimento e aguardamos. Aproveitei para conferir o formulário e tirar umas dúvidas com a atendente responsável por informações. Foi demorado. Levamos aproximadamente duas horas para sermos atendidos. No local há banheiros, água e internet.

Visto China Preço e pagamento

Quando nossa senha foi chamada, nos dirigimos até o balcão respectivo. A atendente nos perguntou o motivo da viagem e analisou os documentos trazidos. Ela ficou com as cópias, com o formulário e os passaportes originais. Feita a verificação, ela emitiu uma guia para o pagamento da taxa. Este pagamento deve ser efetuado em uma agência do Banco Bradesco, somente em dinheiro, e diretamente no caixa.

O valor do visto para China em 2019 é de 460 reais. Podes acessar este site para verificar o valor atualizado, quando fores entrar com o teu pedido.

Quanto tempo para o recebimento do visto

Após o pagamento da taxa, o prazo normal para retirada do passaporte com o visto é de 4 dias úteis. Caso tenhas urgência, podes requerer o prazo especial, que é de 3 dias úteis (não vi muita vantagem nisso, hehe), com o pagamento de uma taxa extra.

Retirada do passaporte com o visto chinês

Mais uma vez, podes ir pessoalmente retirar o passaporte com o visto ou pedir para uma terceira pessoa fazê-lo. Não há necessidade de procuração ou autorização, mas esta pessoa deve levar o protocolo entregue pelo consulado e o comprovante do pagamento. Aliás, estes dois documentos devem ser levados por qualquer pessoa que for retirar o visto, mesmo que sejas tu. A senha é outra, menos demorada – senha de retirada.

visto para china

É necessário levar estes dois documentos para retirar o passaporte com o visto

Horário de atendimento no consulado em São Paulo

De segunda a sexta, das 9h as 11h30.

Sites, endereços e telefones da embaixada e dos consulados

Embaixada da China em Brasília

  • Site
  • Email: chinaemb_br@mfa.gov.cn
  • Endereço: SES Avenida das Nações, Quadra 813, Lote 51, CEP 70443-900 – Brasília – DF
  • Telefone: +55 (61) 2195-8200 / Fax: +55 (61) 3346-3299

Consulado-Geral da China em Recife

Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro

Consulado-Geral da China em São Paulo

Vacina contra a febre amarela

É necessário, tanto para viagens à China, quanto para conexões por lá, o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela. Então, não esqueça de levar o teu junto com o passaporte.

Seguro viagem – item indispensável

Não dá para se arriscar a viajar para um lugar tão longe, com língua tão diferente, sem fazer um seguro viagem.

Neste post escrevi tudo sobre seguro viagem – como fazer, porquê fazer, etc. E o valor não é tão alto. A empresa do quadrinho abaixo faz cotações em várias seguradoras e podes escolher a cobertura que mais te agrada, além, claro, do preço que cabe no teu bolso. E por experiência própria, há opções com preços bem interessantes. E neste link há desconto de 10% para nossos amigos.

Pesquise aqui com a Real Seguros

Reserva de hospedagem

Tanto para a viagem em si, quanto para ir até o consulado para conseguir o visto para China, nós fizemos as reservas pelo quadrinho laranja abaixo. Há muitas opções e para todos os bolsos e gostos. Portanto, vale a pena pesquisar e usar os filtros para encontrar a melhor opção. Clica ali e dá uma olhada, principalmente nas avaliações dos hóspedes para a escolha.

Reserve a tua hospedagem

Passeios para vários lugares na China

Compre com antecedência para garantir o lugar e para evitar filas. Clica no quadrinho laranja abaixo e dá uma olhada nas opções. Ah, para facilitar, coloque no campo superior esquerdo a cidade. Aí, aparecerão as atrações só de lá.

Passeios na China

♥ ♥ ♥ ♥

Monte as tuas viagens aqui

Agora que tu já sabes como tirar o visto para China, quer nos ajudar a manter o Mapa na Mão funcionando? É só usar os nossos links para planejar sua viagem! Você NÃO PAGA NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

É só clicar nos quadros logo mais lá abaixo e pesquisar. Vou te deixar umas dicas:

Hotel ou apartamento: o Booking buscará opções para o lugar pesquisado e podes comparar preços e qualidade. Uma dica: dê uma olhada nas avaliações dos hóspedes antes de escolher. Ah, podes ainda fazer uma reserva com opção de cancelamento gratuito e deixar para pagar só na hora do check-in. Então, garanta a tua reserva agora mesmo!

Aluguel de carro: site irá buscar os melhores preços em diversas locadoras. Podes pagar em real, sem a cobrança do IOF. Vais garantir carros mais baratos alugando com antecedência. Ainda, podes parcelar em 12 vezes no cartão ou pagar no boleto com 5% de desconto.

Seguro Viagem: olha só, com a Seguros Promo, utilize o nosso cupom MAPANAMAO5 e ganhe 5% de desconto. É legal cotar nas duas empresas (Real e Seguros Promo) para escolher o melhor. Ah, e por experiência própria, os valores destes dois sites geralmente são melhores que de agências, isso porque eles cotam em várias seguradoras. O pagamento pode ser em até 12 parcelas no cartão ou com mais desconto no boleto.

E mais…

Chip para celular: chegue tranquilo com o celular funcionando no teu destino. Comprando pelo link do Mapa na Mão, é só incluir o código de cupom RBBVGRATIS e não vais pagar frete!

Passeios e atrações pelo mundo afora: compre antes da viagem para evitar filas, o término dos tickets e surpresas no orçamento. Temos 3 parceiros ali abaixo: Get Your Guide, Tiqets e Touron. Clique e confira!

Câmbio (compra de moeda): faça uma proposta para a agência de câmbio da tua cidade. Caso ela aceite a proposta, vais receber um e-mail confirmando. Corra para finalizar a transação e garantir o valor. Então, confirme que queres finalizar a compra através da proposta feita no site Melhor Câmbio.

Aéreo: no link do Passagens Promo costuma aparecer umas promoções bem interessantes. Bora voar?

Curtidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.