ASSESSORIA DE VIAGENS
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

10 motivos para explorar Santa Catarina

publicado em: 14/12/2017 atualizado em: 14/12/2017

Eu poderia te dar tranquilamente mais de 1000 motivos para tu arrumares a mala agora e vir correndo para Santa Catarina e te apaixonar por este lugar, mas acho que o post ficaria um pouco longo e tu irias cansar. São tantas opções de turismo, passeios em Santa Catarina, e lugares para desbravar, mas prometo que vou ser boazinha e te apresentar somente 10 motivos para conhecer SC e voltar, voltar, voltar…

Não deixe de ler agora este post com 10 destinos poucos conhecidos no Brasil para curtir os feriadões de 2018!

1 – A capital fica em uma ilha paradisíaca:

A capital de Santa Catarina está em uma ilha. E não é qualquer ilha não, é Florianópolis, baby! E Floripa é uma ilha com tudo o que é preciso e belezas naturais para agradar até aos mais exigentes em matéria de turismo. Uma cidade cosmopolita com ótima infraestrutura e muitas atrações, como qualquer cidade grande e, ao mesmo tempo, mais de 40 praias para todo tipo de gosto.

Tem praia agitada, praia calma, badalada, familiar, para surfistas, recantos escondidos, lagos, dunas, mar com ondas altas, mar sem ondas e algumas, inclusive, vilas de pescadores que parecem ter parado completamente no tempo. Contrastes que fazem deste destino um lugar ainda mais especial. Só conhecendo mesmo para entender o que estou falando. Florianópolis é um pedacinho de terra cheio de encanto e beleza. Venha conhecer!

Aposto que vais amar ler sobre o Palácio Cruz e Souza, no centro de Floripa.

E este post aqui sobre o café mais fofo de Florianópolis, a Fairyland Cupcakes, hein?

Veja este roteiro por Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui! Não estou brincando não, esta região de Florianópolis é um encanto para ir, assim, sem pressa, e querer ficar para sempre.

E este é imperdível: tudo o que você precisa saber para ir a Florianópolis.

Onde se hospedar em Florianópolis:

Aqui neste link podes ver uma seleção de hotéis na capital catarinense. Clique, escolha um e reserve à vontade.

passeios em santa catarina

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

2 – A capital da baleia franca fica bem aqui:

Sabias que a capital da baleia franca é Imbituba, uma simpática cidade do sul catarinense? Isto porque as baleais francas apreciam a região para dar à luz e amamentar seus filhotes. Por isso, não é difícil avistá-las no local de junho a novembro. Além disto, Imbituba é dona de praias lindíssimas como a famosa Praia do Rosa e a bela Praia da Vila e lugares encantadores como a Lagoa do Ibiraquera. Saiba todos os detalhes deste destino sensacional neste post sobre Imbituba, SC.

Onde se hospedar em Imbituba:

Clique aqui e veja a seleção de hotéis que há em Imbituba para que tu possas aproveitar este incrível lugar com muito prazer e conforto.

turismo em santa catarina

3 – A cidade mais alemã do Brasil mora em Santa Catarina:

Ah Pomerode… delícia falar deste lugar que transpira Alemanha. Isto porque é a cidade mais alemã do Brasil. E esta característica pode ser vista na arquitetura, na gastronomia, na cultura e até mesmo no dialeto falado por muitos de seus moradores. Pomerode é uma cidade para se conhecer sozinho, com crianças, em família, enfim, do jeito que quiseres, até porque tem muitas atrações e coisas lindas para se ver. Saiba o que fazer em Pomerode clicando aqui e sei que não vais te arrepender. Muito pelo contrário, já vais programar uma visita o mais rápido possível.

Onde se hospedar em Pomerode:

Clique e confira opções de hospedagem em Pomerode para curtir este cantinho especial do estado que vai te fazer apaixonar.

destinos em santa catarina

Casas em estilo enxaimel

4 – É dona de um patrimônio histórico encantador:

Duas cidades, em especial, se destacam no quesito patrimônio histórico em Santa Catarina: São Francisco do Sul e Laguna. São Francisco do Sul é a cidade mais antiga do estado e a terceira do país e conta com centenas de construções históricas tombadas. Está localizada no litoral norte de SC, nas margens da Baía da Babitonga. Foi colonizada por portugueses e oferece opções interessantes de passeios e atrações, como museus, passeios de barco, caminhada pelo centro histórico, praias, cachoeiras e muito mais. A visão das casas centenárias a partir da baía é inexplicável. Veja a foto:

atrações em santa catarina

A vila vista da Baía da Babitonga

Onde se hospedar em São Francisco do Sul:

Clique aqui, pesquise o hotel da tua preferência, e reserve para momentos especiais em São Chico.

Laguna fica no litoral sul de Santa Catarina e é a segunda cidade mais antiga do estado. Terra de Anita Garibaldi, Laguna já foi a capital da República Juliana e por lá passa a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, aquela mesma que pretendia separar o mundo em dois, cujos proprietários, hehehe, seriam Portugal e Espanha. As construções em estilo colonial emolduram o pequeno município que também conta com praias e outras atrações. Para saber tudo o que Laguna oferece, não deixes de clicar aqui e ler nosso roteiro.

Onde se hospedar em Laguna:

Confira aqui opções de hospedagem e sejas feliz em Laguna.

turismo em santa catarina

Este aqui é o Museu Casa de Anita, em Laguna

Estes dois municípios são ícones históricos do estado, porém o centro histórico de Florianópolis, de Blumenau, de Itajaí e de outros lugares também respira história e conta muito da colonização de nosso estado, eminentemente européia.

5 – A Itália é logo ali:

Já conheces Nova Veneza? Como assim? Então te convido a conhecer correndo, porque não sabes o que estás perdendo. Esta é uma cidadezinha que mora em meu coração. Com pouco mais de 14 mil habitantes, Nova Veneza encanta a todos por seu jeitinho todo especial de ser e de receber os visitantes. Tem se tornado um importante pólo turístico da região Encantos do Sul. Não é para menos! Já ouviste falar do Carnevale di Venezia? Este evento, que é uma réplica autêntica do Carnevale lá de Veneza, na Itália, aquele, dos mascarados, tem atraído multidão de espectadores devido ao seu capricho e beleza. E da gôndola trazida da Itália, presente do governo Vêneto? Sabias que só existem 4 gôndolas deste tipo fora da Itália e uma fica ali, em Nova Veneza?

Além destas atrações, a cidade conta com casarios antigos, museus, belezas naturais, enfim, diversas atrações além, claro, da gastronomia rica italiana, ponto fortíssimo do lugar. Conto tudo sobre Nova Veneza e suas atrações neste artigo aqui. Não deixes de ler para colocar na lista de lugares maravilhosos a conhecer em breve.

Onde se hospedar em Nova Veneza:

Clique aqui e pesquise opções de hospedagem em Nova Veneza e região. Avalie a melhor para ti e reserve.

o que fazer em santa catarina

Portal Turístico de Nova Veneza

6 – O maior parque temático da América do Sul onde fica?

Aqui mesmo, em Santa Catarina. Estou falando do Beto Carrero World, um parque instalado em uma área de 14 milhões de metros quadrados, com uma variedade incrível de brinquedos, organizada em sessões. Tem atrações para crianças pequenas, crianças maiores, adolescentes e até para os marmanjos que adoram uma diversão com qualidade. Não perde muito para parques de Orlando não e fica aqui, pertinho de nós, brasileiros, e os ingressos custam 1/4 dos valores cobrados nos parques norte americanos e tu nem precisas de visto para ir lá!

O parque é separado por temas: Velho Oeste, Vila Germânica, Ilha dos Piratas, Avenida das Nações, Mundo Animal, Terra da Fantasia e Aventura Radical, além de setores inspirados em filmes e desenhos como Madagascar, Lilica & Tigor e Velozes e Furiosos.

Além dos brinquedos, há shows diversos durante o dia, um zoo, praça de alimentação e personagens de filmes como o Shrek, a Fiona e o Gato de Botas, os pinguins de Madagascar, a Glória, o Marty e o Rei Julien, e também o Kung Fu Panda, porque o parque tem uma parceria com a DreamWorks. E não é só isso! O Beto Carrero World fica em uma região de praias lindíssimas do estado.

Deu vontade? Então corre para lá com toda a família e tenho certeza de que serão as férias inesquecíveis para todos.

Onde se hospedar em Penha:

Penha é o município catarinense onde fica o Beto Carrero World. Então, clique aqui e escolha o hotel da tua preferência para este destino.

Foto do site do Beto Carrero World – fonte: http://www.betocarrero.com.br/home.php

7 – A pesínsula mais linda que já conheci:

Deste lugar sou até suspeita de falar, pois é um dos destinos de praia que mais amo no mundo. Isso mesmo, leste certo, do mundo! Bombinhas, um braço de terra que abriga umas das praias mais lindas do estado. Há praias mais populosas, outras mais calmas, algumas ideais para o surf, outras para mergulho e umas enseadas onde o acesso se dá somente através de trilhas que parecem o paraíso escondido na Terra. Leia sobre as praias e suas atrações aqui e me diga se estou exagerando…

Além das praias, lá há umas trilhas, olha, cada uma mais linda que a outra. Ideal para quem curte caminhar em meio à natureza e no final, de brinde, levar a imagem de praias de águas cristalinas e paisagens deslumbrantes, umas, inclusive, desertas. Sobre as trilhas falo mais neste post aqui.

E não é que este destino praiano tem outras cositas mais a se fazer? Mergulho, cicloturismo, museus, passeios de barco e esportes náuticos, mirantes, enfim, são muitas atrações que te esperam em Bombinhas. Leia aqui todas para que possas escolher o que fazer por lá.

Onde se hospedar em Bombinhas:

Clique aqui e veja as diversas opções de hospedagem. Escolha a tua e desfrute deste paraíso.

o que fazer em santa catarina praias

8 – Uma das estradas mais espetaculares do mundo e ainda por cima neva:

Já ouviste falar da Serra do Rio do Rastro e sua estrada eleita pelo jornal britânico The Guardian como uma das dez mais espetaculares do mundo para uma road trip? Ela também já foi eleita como a mais assombrosa e linda do mundo por um jornal espanhol e como o quarto melhor destino para inspirar uma viagem de carro indicada pela agência Rentcars. Não são poucos títulos não é mesmo? Mas não é para menos. Eu vou te contar agora a minha percepção como catarinense loucamente apaixonada por esta estrada e lugar.

É tudo isto e muito mais! Pense em uma rodovia que serpenteia a montanha e de um lado da estrada, um precipício de tirar o fôlego e do outro, paredões, quedas d’água e uma natureza quase intocável. Venha dirigir, parar nos mirantes e te maravilhar com a paisagem rica e deslumbrante da serra catarinense. E não bastasse tudo isso, lá em cima ficam os municípios mais frios do Brasil, onde, inclusive, neva em alguns invernos. É mole ou quer mais?

Ah, quer mais? Então não deixe de ler:

Passeios guiados na serra catarinense;

Planalto catarinense – meu encanto;

Um dia na Serra do Rio do Rastro.

Onde se hospedar em São Joaquim e Bom Jardim da Serra:

Bom Jardim é o município mais próximo da Serra do Rio do Rastro (clique aqui para ver as opções). Já São Joaquim é próxima cidade e conta com uma infraestrutura um pouco melhor (clique aqui e escolha onde se hospedar em São Joaquim).

pontos turísticos de santa catarina

Olha ela aí: majestosa serpenteando a serra catarinense

9 – Um litoral de encher os olhos:

Agora puxa uma cadeira e vamos conversar, assim, sem pressa, de pertinho e com entusiamo, com um brilho no olhar. Santa Catarina possui um litoral com pouco mais de 530 km de pura beleza.

Mais ao norte, São Francisco do Sul  é uma pérola rica em história e belezas naturais localizada na Baía da Babitonga, da qual já falei um pouquinho acima. Balneário Camboriú, uma das mais badaladas, a cidade famosa por seus arranha céus possui 8 praias desejadas por turistas de vários lugares do Brasil e do exterior. Piçarras, Itajaí, Itapema e Meia Praia, aliás, clique aqui e não perca este guia de Meia Praia, PortobeloBombinhas, pela qual já declarei meu amor no item 7 acima, Governador Celso Ramos, Florianópolis, Guarda do Embaú, Praia da Pinheira, Garopaba (veja aqui o que fazer nesta delícia que é Garopaba), Imbituba, Laguna, Itapirubá, enfim, e não citei todas minha gente!

É um litoral vasto, sortido, com vales, montanhas, dunas, praias de todo tipo, cachoeiras, lagoas e lagos, assim, um prato cheio para quem gosta de água, sombra e praia fresca, não necessariamente nesta ordem.

litoral de santa catarina

10 – Uma das gastronomias mais diversas em um mesmo território:

Vai um peixinho frito aí? E que tal uma polenta? Cuca, sabe o que é? Pinhão sapecado, ai, ai. Com esta diversidade cultural não é de se espantar que em um mesmo estado se encontre comida italiana, açoriana, alemã, espanhola, tropeira e outras mais. As melhores polentas que já comi estão aqui. Cucas alemãs em cafés coloniais de alegrar qualquer coração, há de toda variedade. Peixes, frutos do mar, entreveiro, massas, enfim, tudo que é tipo de comida para agradar aos paladares que amam por os pés na estrada e a boca para funcionar e provar a gastronomia do destino. A propósito, não deixes de clicar aqui e descobrir 10 comidas que deves provar quando vieres para cá.

Não deixes de fazer um roteiro gastronômico em Santa Catarina. Eu sei que vais correr o risco de voltar para casa com alguns ou muitos quilinhos a mais, mas com certeza, será algo inesquecível aos teus 5 sentidos.

comidas de santa catarina

 

Monte a tua viagem aqui:

Agora que já sabes o que fazer em Santa Catarina, podemos ajudar a preparar a tua próxima viagem? É só usar os nossos links para planejá-la! NÃO PAGARÁS NADA A MAIS POR ISSO e nós ganhamos uma pequena taxa, ajudando a manter nosso trabalho de pé! 

Hotel ou apartamento: reserve o seu por este aqui no Booking.

Aluguel de carro: reserve no aqui.

Seguro Viagem: faça o seu aqui e saiba tudo sobre seguro neste aquiPreço ótimo de acordo com nossas pesquisas.

Câmbio (compra de moeda): esta é uma novidade do blog. Através aqui, você pode encontrar a melhor cotação para a compra de moeda estrangeira. Confira!

E não fique por fora das novidades e promoções do Mapa na Mão:

  • Entra lá no Facebook, curta nossa página e convide amigos para curtir também: Mapa na Mão
  • Inscreva-se em nosso canal do YouTube: Mapa na Mão
  • Siga nosso Instagram: @mapanamao
  • E inscreva-se no nosso blog ali ao lado onde está escrito: ASSINE NOSSO BLOG

 

 

 

 

 

 

Você pode salvar este texto no seu Pinterest para futuras consultas, pinando a foto abaixo:

santa catarina brasil

Buscando Curtidas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Monte sua viagem

Ou nós montamos para você

Michela
Michela
Voltar

Eu sou o Dilamar, Bacharel em Direito, viajante nas horas vagas e não vagas. Sou admirador de viagens rodoviárias, principalmente aquelas bem longas e focadas em regiões montanhosas. E também sou ciclista amador e apaixonado por motos.

Eu sou a Letícia, tenho 14 anos e sou estudante. Gosto muito de pintar quadros, escrever poemas, ler e, principalmente, viajar. Para mim, o mundo é o meu quintal.

Eu sou a Ester. Tenho 26 anos e sou estudante de medicina. Moro em Floripa, sou apaixonada por Paris e frequentadora assídua de São Paulo, mas com os pés sempre em Criciúma, minha cidade natal. Amo sair do lugar, seja por poucos metros ou por muitos quilômetros, e de todas as formas possíveis. Das mais confortáveis viagens de trem às mais insanas viagens de carro. Conhecer o desconhecido me fascina! Viajar é minha maior paixão, mas devo arriscar dizer que sou quase tão apaixonada por montar os roteiros antes de viajar quanto pela viagem em si!

Olá, eu sou a Michela, Bacharela em Direito, pós graduada em Direito Constitucional, colecionadora de ímãs e de viagens. Conheci mais de 20 países, aliás, muito mais do que um dia imaginei conseguir, e vários recantos escondidos bem aqui pertinho de mim. Se canso? Jamais. Isso só aguça ainda mais meu desejo de percorrer este mundão. O que mais amo? Deus, minha família e viajar, claro.